Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Trilha do 'remake' de 'Gabriela' vai aproveitar gravações do disco de 1975

A trilha sonora da nova adaptação do livro Gabriela, Cravo e Canela (Jorge Amado, 1958) - a ser exibida pela TV Globo neste ano de 2012 - vai rebobinar fonogramas da antológica trilha original da adaptação de 1975, editada em LP pela gravadora Som Livre. A ideia é reaproveitar algumas gravações originais - casos de Alegre Menina (Dori Caymmi e Jorge Amado, na voz de Djavan) e de Filho da Bahia (Walter Queiroz, na voz então estreante de Fafá de Belém) - e misturá-las com registros inéditos. Caetano Veloso pode vir a musicar textos de Jorge Amado.

19 comentários:

Mauro Ferreira disse...

A trilha sonora da nova adaptação do livro Gabriela, Cravo e Canela (Jorge Amado, 1958) - a ser exibida pela TV Globo neste ano de 2012 - vai rebobinar fonogramas da antológica trilha original da adaptação de 1975, editada em LP pela gravadora Som Livre. A ideia é reaproveitar algumas gravações originais - casos de Alegre Menina (Dori Caymmi e Jorge Amado, na voz de Djavan) e de Filho da Bahia (Walter Queiroz, na voz então estreante de Fafá de Belém) - e misturá-las com registros inéditos. Caetano Veloso pode vir a musicar textos de Jorge Amado.

Maria disse...

Que coisa linda! Jorge Amado, Caetano... amo muito tudo isso.

Alexandre Siqueira disse...

Boa notícia! Espero que "rebobinem" também Maria Bethânia e seu "Coração Ateu"... A trilha original de 75 é realmente antológica!!! Moraes Moreira - Guitarra Baiana, Alceu Valença - São Jorge dos Ilhéus, Quarteto em Cy - Horas, e MPB-4 - Porto, só pra ficar nessas, pre-ci-sam entrar também! São clássicos absolutos da boa MPB!!!

Marcelo disse...

O tema de Gabriela sempre será na voz de GAL. Ansioso pra ver qual a bola da vez que será escalada...

Pedro Progresso disse...

Maria Gadu regravou no seu segundo disco "Coração Ateu".
Alguma ligação?

Pedro Progresso disse...

desculpa o engano... foi "Amor de índio" que Gadu regravou.

Anônimo disse...

Putz, Sônia Braga tá derrubada nessa foto. :<(

Carlos Lopes disse...

Sim, Zé Henrique, a foto não é muito feliz... Mas o disco é, como era a novela. Quem irá fazer de Gabriela? Já se conhece o elenco?

Jardel Barros disse...

Ah, pelo amor de Deus, né?

Ano passado, achei que fossem regravar "Bijuterias" pra "O astro" e colocaram A MESMA gravação de João Bosco.

Mesmíssima coisa acontecendo agora! Ao invés da Globo pedir pra alguém regravar essas músicas, não!

PQP, gente! A Globo está com preguiça de fazer boas trilhas! Tanto disco bom sendo lançado e "Ela", simplesmente, ignorando.

INOVAR É PRECISO!!!

Sandro CS disse...

Na minha opinião, esta capa é perfeita, em todos os sentidos. A concepção gráfica e a logomarca são impactantes e acho esta foto da Sônia absolutamente adequada, sem retoques, passando a atmosfera da personagem Gabriela.

Anônimo disse...

Fala, Carlos, a nova Gabriela será a toda boa Juliana Paes.
Muitíssimo bem escolhida.

Anônimo disse...

É óbvio que a personagem Gabriela é despojada, brejeira...
Ou seja, a foto teria que ser bem natural, sem retoques.
Agora, isso nada tem a ver com a foto ter saído feia.
Sônia era, e ainda é, bem mais bonita que isso aí.
A pele tá dura, ressecada...
Eu vetava.

Carlos Lopes disse...

Obrigado, Zé! Um abraço.

Márcio disse...

Para mim a trilha sonora da "Gabriela" original foi a melhor que a Somlivre já lançou até hoje. Contribuiu muito para isso o fato dos temas serem, em sua maioria, inéditos, feitos especialmente para a novela, prática comum na Globo até metade dos anos 70. Aguardo no mínimo com curiosidade a nova adaptação.
Zé Henrique, cada época com seu visual. Vamos só aguardar, na comparação, como será a capa da "nova" trilha sonora. Prescindirá a beleza de Juliana Paes de photoshop? Façam suas apostas.

KL disse...

as trilhas sonoras de novelas da Globo (de 1969 a 1981, óbvio) estão entre as melhores produções discográficas e musicais do país em todos os tempos. São os meus discos preferidos entre os que eu tenho e os que já ouvi - e olha que eu tenho muitos! - seja porque alguns eram fantásticos projetos conceituais, encomendados a gênios do porte de Toquinho e Vinícius, PC Pinheiro, Marcos Valle, Zé Rodrix, Guto Graça Mello, Nelson Motta, Dori Caymmi e Raul Seixas, entre outros, seja pela concepção revolucionária do design gráfico das capas, que também estão entre as minhas preferidas. De certo modo, elas sucedem a guinada de César Vilella, que também foi um marco.
Quanto a essa foto de Sonia, talvez a intenção tenha sido realmente essa: provocar impacto e estranheza no público posto que Gabriela emerge, literalmente, da lama para tornar-se a princesa de Ilhéus. Há até aquela famosa cena da personagem coberta de lama, na feira, chagada do sertão, sua exclamação "moço bonito", e daí a narrativa se desenvolve às mil maravilhas. É tão sensacional essa foto que os designeres conseguiram a façanha de 'caiar' a atriz de marrom-terra e, mesmo assim, ainda deixá-la bonita.
E, ao contrário, o que será que deve vir por aí, como 'símbolo' e representação exata da 'cultura' contemporânea? A menos que Boni opine, com certeza, colocarão uma foto digital de Juliana Paes, com expressão 'sexy', (in)devidamente rebocada no Photoshop. Coisa dos 'novos tempos'.

crikka disse...

OLÁ AMIGOS
MAIS UMA EDIÇÃO COM MÚSICA DA TRILHA SONORA DE GABRIELA - REMAKE 2012.

TRILHA SONORA de GABRIELA - Coração Ateu - Maria Bethânia - 2012 - Legendado

http://www.youtube.com/watch?v=2k_aOWmc9uA

crikka disse...

OLÁ AMIGOS...

OUTRA MÚSICA LINDA CONFIRMADA NA TRILHA DE GABRIELA...

Você Não Me Ensinou a Te Esquecer - Caetano Veloso - TRILHA SONORA de GABRIELA - 2012

http://www.youtube.com/watch?v=l4YMvKaMNHQ

EMOCIONEM-SE...

crikka disse...

OLÁ AMIGOS...

OUTRA MÚSICA LINDA CONFIRMADA NA TRILHA DE GABRIELA...

Você Não Me Ensinou a Te Esquecer - Caetano Veloso - TRILHA SONORA de GABRIELA - 2012

http://www.youtube.com/watch?v=l4YMvKaMNHQ

EMOCIONEM-SE...

crikka disse...

OLÁ AMIGOS...

UM POEMA DE JORGE AMADO, MUSICADO POR DORIVAL CAYMMI, É O TEMA DE MALVINA EM GABRIELA...

Me leva embora - Ivete Sangalo - Trilha Sonora de Gabriela - Tema de Malvina

http://www.youtube.com/watch?v=5gPbJw5tyg8