Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bethânia vai de Dalva a Roque em disco em que canta Raphael Rabello

Maria Bethânia recorreu mais uma vez ao cancioneiro passional de Dalva de Oliveira (1917 - 1972) para montar o repertório de um disco. Samba-canção de Marino Pinto e Paulo Soledade, gravado por Dalva em março de 1951 no auge da disputa musical travada com seu então ex-marido Herivelto Martins (1912 - 1992), Calúnia ganha a voz de Bethânia no CD que a cantora vai lançar neste primeiro semestre de 2012 pela gravadora Biscoito Fino. Compositor baiano que tem predominado nos repertórios dos discos mais recentes de Bethânia, Roque Ferreira é o autor de músicas como Barulho, Casablanca e Fado (a primeira já tinha sido gravada pela cantora Márcia Castro em seu primeiro disco, Pecadinho, de 2007).  Sem sair de seu universo particular, Bethânia - vista em foto de Mauro Ferreira - grava músicas de seu sobrinho Jota Velloso (Calmaria) e de Paulo César Pinheiro (Carta de Amor). Pinheiro é parceiro de Raphael Rabello (1962 - 1995) em Salmo, tema de versos como "Eu quero ser tempestade / Eu quero ser ventania / Eu quero andar pela cidade / Me embriagando de poesia". De Chico Buarque, compositor cuja obra pretende abordar em volumoso songbook, Bethânia escolheu o samba O Velho Francisco, lançado por Chico em 1987. O disco foi pensado para ter somente 10 faixas.

17 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Maria Bethânia recorreu mais uma vez ao cancioneiro passional de Dalva de Oliveira (1917 - 1982) para montar o repertório de um disco. Samba-canção de Marino Pinto e Paulo Soledade, gravado por Dalva em março de 1951 no auge da disputa musical travada com seu então ex-marido Herivelto Martins (1912 - 1992), Calúnia ganha a voz de Bethânia no CD que a cantora vai lançar neste primeiro semestre de 2012 pela gravadora Biscoito Fino. Compositor baiano que tem predominado nos repertórios dos discos mais recentes de Bethânia, Roque Ferreira é o autor de músicas como Barulho, Casablanca e Fado (a primeira já tinha sido gravada pela cantora Márcia Castro em seu primeiro disco, Pecadinho, de 2007). Sem sair de seu universo particular, Bethânia - vista em foto de Mauro Ferreira - grava músicas de seu sobrinho Jota Velloso (Calmaria) e de Paulo César Pinheiro (Carta de Amor). Pinheiro é parceiro de Raphael Rabello (1962 - 1995) em Salmo, tema de versos como "Eu quero ser tempestade / Eu quero ser ventania / Eu quero andar pela cidade / Me embriagando de poesia". De Chico Buarque, compositor cuja obra pretende abordar em volumoso songbook, Bethânia escolheu o samba O Velho Francisco, lançado por Chico em 1987. O disco foi pensado para ter somente 10 faixas.

Cássia disse...

Só um comentário: A Dalva morreu em 1972. Abs.

O Neto do Herculano disse...

Se são apenas 10 faixas, ainda falta abordar duas: seriam composições de Roberto Mendes, Capinan, Jorge Portugal ou Caetano?

Mauro Ferreira disse...

Tem razão, Cássia. Foi erro de digitação, já corrigido. Abs, obrigado, MauroF

Por Que Você Faz Poema?, o Djavan deu uma música a Bethânia, "Vive", mas não tenho a confirmação da entrada efetiva da música no disco.

abs, MauroF

portalplanetaguilhermearantesfc disse...

A outra canção não seria "Você em mim" - encomendada a Guilherme Arantes?! ....

lurian disse...

Sono...

Maria disse...

Outro lançamento aguardado por mim em 2012, mesmo gravando com os mesmos compositores Bethânia é sempre Bethânia Viva a Abelha Rainha!

leitordomauro disse...

por enquanto preguiça, vamos esperar

invernopassado disse...

Me parece claro que nem mesmo a própria Bethânia sabe ainda quais são as 10 músicas...

lurian disse...

10 faixas com o preço cobrado pela Biscoito Fino? Tá certo... Comprem vocês...

Unknown disse...

compro mesmo,que venham dois cd´s de uma vez rss

Johnny Cesar disse...

Brasileirinho 10, eu acho...

Ed disse...

Também compro mesmo !!!!!!!
Pode ter até 1 única faixa... compro mesmo !!!!!!
E que venha o volumoso songbook com a obra do Chico, aí é que eu compro mesmo !!!!!!!
CD baixado ou pirateado não contém as informações técnicas extremamente necessárias a quem quer conhecer a obra de um artista.
Compro mesmo !!!!!!!

ana disse...

Mauro, você conhece a letra de Calmaria, de Jota?

Jorge Reis disse...

Parafraseando Renato Russo:
"Sempre mais do mesmo, não era isso que vocês queriam ouvir..."
Talvez seja mais seguro do que se oferecer de cobaia para o irmão...

Jaiartes disse...

Os artistas sofrem em nossas mãos e em nossas línguas, coitados! Por que sempre projetamos nossas insatisdfações nos artistas. Se fazem bem reclamam, se fazem diferente reclamam, se mantem a sua identidade artistica reclamam, que loucura, o que vcs querem deles? Bethania é uma verdadeira artista que busca se realizar como tal e não é uma artista que busca satisfazer-se egoicamente e vaidosamente. O que ela mantém é sua identidade e isso é importante para o artista, nunca é o mais do mesmo, nem repetição de formulas. É preciso compreender que na vida tudo é arte, é poesia, claro quando se é de qualidade e isso ela nos oferece e isso deveria nos bastar também, mas, insistimos em ser desumanos com os outros e conosco mesmo e ficar o tempo todo reclamando e falando...como bem dizia Renato em uma de suas canções, falamos porque muitas vezes não temos nada a dizer e daí saímos por aí se sentindo no direito de falar abobrinhas, de julgar maliciosamente e de criticar sem fundamentos...menos, meu povo!

Marcelo disse...

Brasileirinho volume 12...acho...