Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Legado de Nara é perpetuado em site oficial no 70º aniversário da cantora

Nara Leão (1942 - 1989) tinha um fio de voz, mas, por esse fio, passou parte expressiva da história da música brasileira. Digitalizado, o legado dessa cantora que transcendeu o rótulo redutor de Musa da Bossa Nova está perpetuado em site oficial que celebra o 70º aniversário da intérprete capixaba. Com fotos e documentos da artista, o site é merecida homenagem dos familiares de Nara por conta dos 70 anos que ela estaria completando nesta quinta-feira, 19 de janeiro de 1982, em que o Brasil lembra os 30 anos da morte de Elis Regina (1945 - 1982), tornada rival de Nara mais por questões pessoais do que musicais. No site, é possível ouvir todas as faixas dos 23 álbuns da cantora. Discos hoje novamente raros, reeditados em CD em duas caixas - Nara (2002) e Leão (2003) - que saíram de catálogo há anos. Nara foi uma leoa!

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Nara Leão (1942 - 1989) tinha um fio de voz, mas, por esse fio, passou parte expressiva da história da música brasileira. Digitalizado, o legado dessa cantora que transcendeu o rótulo redutor de Musa da Bossa Nova está perpetuado em site oficial que celebra o 70º aniversário da intérprete capixaba. Com fotos e documentos da artista, o site é merecida homenagem dos familiares de Nara por conta dos 70 anos que ela estaria completando nesta quinta-feira, 19 de janeiro de 1982, em que o Brasil lembra os 30 anos da morte de Elis Regina (1945 - 1982), tornada rival de Nara mais por questões pessoais do que musicais. No site, é possível ouvir todas as faixas dos 23 álbuns da cantora. Discos hoje novamente raros, reeditados em CD em duas caixas - Nara (2002) e Leão (2003) - que saíram de catálogo há anos. Nara foi uma leoa!

Anônimo disse...

Que massa esse site!
Nara é das preferidas da casa.
Pra vcs verem que é muito mais importante o que se canta que uma bela voz.
Mano Caetano diz que Sandy é afinada. E daí, cara pálida?

Jardel Barros disse...

Vi o site dia 18. Ficou um escândalo!

Tombom disse...

Enquanto Elis estava sendo incensada (merecidamente), Nara continuava esquecida (imerecidamente)...
----------
Vamos ver, agora com o belo e providencial site, se as novas gerações irão se debruçar no rico legado dessa cantora de voz pequena, mas de repertório irretocável, fundamental para a história da música brasileira — tanto quanto Elis.

Márcio disse...

Zé Henrique, não deixe que sua pinimba com o santamarense te desoriente, pois ele foi dos que, em atos e palavras, elogiaram, em vida, Nara Leão.

Johnny Cesar disse...

Viva a Nara, porque só ter voz e saber chorar na interpretação não fazem uma cantora. Precisa da atitude de leoa, como você mesmo disse.

Anderson Lopes disse...

19 de janeiro parece ser um dia forjado pelos astros. Eu diria um eclipse, onde a potência dos raios solares de Elis e a brandura do luar de Nara se encontram.

KL disse...

Nara e Elis são opostas e complementares em quase tudo, uma contida, a outra expansiva, porém um dado importantíssimo (e hoje inexistente) une as duas: a capacidade de descobrir novas canções e novos autores, sem as quais, provavelmente, não teriam vez nem voz. Dá para imaginar uma 'cantora' de hoje lançando (ou apresentando ao grande público) nomes como Chico Buarque, Sidney Miller, Paulinho da Viola, Zé Keti, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Renato Teixeira, Nelson Cavaquinho, Cartola, João do Vale, entre outros luminares da canção brasileira? É por essas e outras que a falta das duas intérpretes geniais e estilistas da Música é cada vez maior nesse país hoje completamente desnorteado e sem nenhum caráter.

Anônimo disse...

Se desorientar - apesar de não ter sido o caso - de vez em quando é salutar, caro Márcio.
Não tenho pinimba nenhuma com Mano Caetano. Pelo contrário, sou fanzaço. Acho-o o maior da música brasileira dos últimos 40 anos.
Só fiz uma observação que julgo relevante.

Maria disse...

Tb sou muito fã, mas há muito tempo que Caetano não lança um disco a altura da sua importância na Música Brasileira o último que eu gostei foi "Livro".