Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 9 de junho de 2012

Coletânea resume os primeiros bem-sucedidos anos de Claudia Telles

Enquanto se prepara para lançar CDs das cantoras Fhernanda Fernandes (um disco somente com músicas de Fátima Guedes) e Fernanda Porto (um projeto de voz e piano), a gravadora Joia Moderna põe nas lojas neste mês de junho de 2012 - em edição limitada de 500 cópias fabricadas pelo DJ Zé Pedro para colecionadores de discos - a primeira coletânea de Claudia Telles em CD. Idealizada por Pedro há um ano, a compilação Primeiros Anos 1976 - 1979 reúne 12 fonogramas licenciados pela Sony Music e extraídos de compacto e dos (três) álbuns lançados pela filha de Sylvia Telles (1935 - 1966), pela gravadora CBS, entre 1976 e 1979. Com fotos inéditas do acervo pessoal de Cláudia, que escreveu breve comentário para cada faixa, a coletânea - produzida por Thiago Marques Luiz - prioriza os fonogramas do primeiro álbum da artista, Claudia Telles (1977), que reuniu os sucessos radiofônicos Fim de Tarde (música de Mauro Motta e Robson Jorge lançada por Claudia em compacto de 1976 que alcançou repercussão nacional), Eu Preciso te Esquecer (outra parceria de Mauro Motta e Robson Jorge, popularizada em todo o Brasil pelas rádios e pela trilha sonora nacional da novela Locomotivas, exibida  pela TV Globo em 1977) e Aprenda a Amar (Claudia Telles e Walter D'Ávila Filho). A compilação abre com regravação de sucesso dos Beatles, And I Love Her (John Lennon e Paul McCartney), balada envolvida em arranjo de tom soul pelo maestro Lincoln Olivetti. Deste primeiro álbum de 1977, a coletânea rebobina também A Vida sem Você (outra canção de Mauro Motta e Robson Jorge), Sem Ter Você (Claudia Telles e Lincoln Olivetti) e Caminhos Iguais (parceria de Dennis e Robson Jorge que Claudia lançara em 1976 no lado B do compacto de Fim de Tarde). Do posterior Miragem, álbum de 1978, foram incluídas as gravações de Por Eu Não Saber (Robson Jorge e Ronaldo), Tempo de Esquecer (Paulinho Camargo) e a faixa-título, Miragem, parceria de Mariozinho Rocha com Renato Correa e Paulo Sérgio Valle. Do terceiro e último álbum da cantora pela CBS, lançado em 1979 e reeditado em CD nos anos 90 sem a capa original, há Acaba de Acontecer (Mariozinho Rocha, Renato Correa e Guto Graça Mello) e É Preciso Tentar (Claudia Telles e Casinho Terra). Em breve nas lojas, com distribuição da Tratore, a limitada edição artesanal de Claudia Telles Primeiros Anos 1976 - 1979 preenche lacuna no mercado fonográfico, já que não havia até então uma coletânea desta cantora que conquistou o Brasil nos (dois bem-sucedidos) primeiros anos de sua carreira.

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Enquanto se prepara para lançar CDs das cantoras Fhernanda Fernandes (um disco somente com músicas de Fátima Guedes) e Fernanda Porto (um projeto de voz e piano), a gravadora Joia Moderna põe nas lojas neste mês de junho de 2012 - em edição limitada de 500 cópias fabricadas pelo DJ Zé Pedro para colecionadores de discos - a primeira coletânea de Claudia Telles em CD. Idealizada por Pedro há um ano, a compilação Primeiros Anos 1976 - 1979 reúne 12 fonogramas licenciados pela Sony Music e extraídos de compacto e dos (três) álbuns lançados pela filha de Sylvia Telles (1935 - 1966), pela gravadora CBS, entre 1976 e 1979. Com fotos inéditas do acervo pessoal de Cláudia, que escreveu breve comentário para cada faixa, a coletânea - produzida por Thiago Marques Luiz - prioriza os fonogramas do primeiro álbum da artista, Claudia Telles (1977), que reuniu os sucessos radiofônicos Fim de Tarde (música de Mauro Motta e Robson Jorge lançada por Claudia em compacto de 1976 que alcançou repercussão nacional), Eu Preciso te Esquecer (outra parceria de Mauro Motta e Robson Jorge, popularizada em todo o Brasil pelas rádios e pela trilha sonora nacional da novela Locomotivas, exibida pela TV Globo em 1977) e Aprenda a Amar (Claudia Telles e Walter D'Ávila Filho). A compilação abre com regravação de sucesso dos Beatles, And I Love Her (John Lennon e Paul McCartney), balada envolvida em arranjo de tom soul pelo maestro Lincoln Olivetti. Deste primeiro álbum de 1977, a coletânea rebobina também A Vida sem Você (outra canção de Mauro Motta e Robson Jorge), Sem Ter Você (Claudia Telles e Lincoln Olivetti) e Caminhos Iguais (parceria de Dennis e Robson Jorge que Claudia lançara em 1976 no lado B do compacto de Fim de Tarde). Do posterior Miragem, álbum de 1978, foram incluídas as gravações de Por Eu Não Saber (Robson Jorge e Ronaldo), Tempo de Esquecer (Paulinho Camargo) e a faixa-título, Miragem, parceria de Mariozinho Rocha com Renato Correa e Paulo Sérgio Valle. Do terceiro e último álbum da cantora pela CBS, lançado em 1979 e reeditado em CD nos anos 90 sem a capa original, há Acaba de Acontecer (Mariozinho Rocha, Renato Correa e Guto Graça Mello) e É Preciso Tentar (Claudia Telles e Casinho Terra). Em breve nas lojas, com distribuição da Tratore, a limitada edição artesanal de Claudia Telles Primeiros Anos 1976 - 1979 preenche lacuna no mercado fonográfico, já que não havia até então uma coletânea desta cantora que conquistou o Brasil nos dois primeiros bem-sucedidos anos de sua carreira.

Mauro Ferreira disse...

Aviso aos navegantes: esta capa, com 1980 no título, não é a definitiva. Já tenho o CD em mãos. O título é Primeiros Anos 1976 - 1979 mesmo.

lurian disse...

Mauro, ou quem souber...

No caso de coletâneas ou discos de carreira relançados o artista recebe algum dividendo das vendas ou vai tudo pra gravadora?

[ ]'s

rcvsiqueira disse...

As músicas que a Claudia Telles cantava têm um significado todo especial. Lembram das vezes que vinha para cá no RJ vindo do interior, quando criança. Será que vai ser fácil encontrar esse CD nas lojas do porte de uma Saraiva, Mauro? Obrigado!

rcvsiqueira disse...

Até que enfim encontrei esse CD, mesmo assim foi no Mercado Livre. Ô CDzinho difícil de achar...

Anônimo disse...

download q é bão nada?