Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vale ver em DVD o show que estendeu a homenagem de prêmio a Noel

Resenha de DVD
Título: Vale Apresenta Turnê 22º Prêmio da Música Brasileira
            Show em homenagem a Noel Rosa
Artistas: Arlindo Cruz, Lenine, Sandra de Sá e Zélia Duncan
Apresentação: Murilo Rosa
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2

Extensão da cerimônia de entrega do 22º Prêmio da Música Brasileira, que celebrou a obra de Noel Rosa (1910 - 1937) na edição de 2011, um show em homenagem ao Poeta da Vila percorreu seis cidades brasileiras. Ao passar por São Paulo (SP), em 21 de julho, o tributo foi gravado ao vivo para originar DVD ora lançado pela Biscoito Fino neste mês de dezembro. Sob a direção geral de José Maurício Machline, autor do roteiro em parceria com Stella Mirana, quatro distintos cantores - Arlindo Cruz, Lenine, Sandra de Sá e Zélia Duncan - se dividem na interpretação de 21 músicas de Noel. Apresentado pelo autor Murilo Rosa, que situa a obra de Noel na cena musical brasileira, o show prioriza no repertório os sucessos do genial compositor, com uma ou outra pérola mais rara de seu profícuo baú, caso de Quando o Samba Acabou (Noel Rosa), tema primorosamente interpretado por Zélia Duncan. A cantora, aliás, se destaca no naipe de intérpretes pelo rigor estilístico com que entoa sambas como O X do Problema (Noel Rosa), Feitiço da Vila (Noel Rosa e Vadico) e Pela Décima Vez (Noel Rosa). A abordagem da obra de Noel é feita sob a direção musical do pianista João Carlos Coutinho, distante do clima de batucada, como conceitua espirituosamente Arlindo Cruz, bem à vontade ao recordar sambas como Palpite Infeliz (Noel Rosa), Com Que Roupa? (Noel Rosa), São Coisas Nossas (Noel Rosa) e Conversa de Botequim (Vadico e Noel Rosa). Como se estivesse no fundo de seu nobre quintal, Arlindo faz os números de maior empatia popular do show, sendo seguido de perto por Sandra de Sá, com quem dueta em Fita Amarela (Noel Rosa). Cantora de voz calorosa, Sandra exagera nos últimos acordes de Três Apitos (Noel Rosa), mas cai bem no samba quando revive De Babado... (Noel Rosa e João Mina) e Gago Apaixonado (Noel Rosa). Lenine - que abre o show em clima ainda naturalmente frio - alcança seus melhores momentos quando esboça apropriada interiorização ao cantar Filosofia (Noel Rosa e André Filho) e Feitio de Oração (Noel Rosa e Vadico). No fim, com o show e o público já bem quentes, os quatro intérpretes unem vozes e se despedem ao som de Até Amanhã (Noel Rosa). Mas o show continua nos extras do DVD, que exibem entrevistas. É quando os cantores apresentam Cantar Noel, boa música inédita que compuseram com o maestro João Carlos Coutinho para celebrar a festiva união em torno da obra imortal do Poeta da Vila. Vale ver em DVD o show que prolongou a homenagem prestada a Noel Rosa pela 22ª edição do Prêmio da Música Brasileira.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Extensão da cerimônia de entrega do 22º Prêmio da Música Brasileira, que celebrou a obra de Noel Rosa (1910 - 1937) na edição de 2011, um show em homenagem ao Poeta da Vila percorreu seis cidades brasileiras. Ao passar por São Paulo (SP), em 21 de julho, o tributo foi gravado ao vivo para originar DVD ora lançado pela Biscoito Fino neste mês de dezembro. Sob a direção geral de José Maurício Machline, autor do roteiro em parceria com Stella Mirana, quatro cantores - Arlindo Cruz, Lenine, Sandra de Sá e Zélia Duncan - se dividem na interpretação de 21 músicas de Noel. Apresentado pelo autor Murilo Rosa, que situa a obra de Noel na cena musical brasileira, o show prioriza no repertório os sucessos do genial compositor, com uma ou outra pérola mais rara de seu profícuo baú, caso de Quando o Samba Acabou (Noel Rosa), tema primorosamente interpretado por Zélia Duncan. A cantora, aliás, se destaca no naipe de intérpretes pelo rigor estilístico com que entoa sambas como O X do Problema (Noel Rosa), Feitiço da Vila (Noel Rosa e Vadico) e Pela Décima Vez (Noel Rosa). A abordagem da obra de Noel é feita sob a direção musical do pianista João Carlos Coutinho, distante do clima de batucada, como conceitua espirituosamente Arlindo Cruz, bem à vontade ao recordar sambas como Palpite Infeliz (Noel Rosa), Com Que Roupa? (Noel Rosa), São Coisas Nossas (Noel Rosa) e Conversa de Botequim (Vadico e Noel Rosa). Como se estivesse no fundo de seu nobre quintal, Arlindo faz os números de maior empatia popular do show, sendo seguido de perto por Sandra de Sá, com quem dueta em Fita Amarela (Noel Rosa). Cantora de voz calorosa, Sandra exagera nos últimos acordes de Três Apitos (Noel Rosa), mas cai bem no samba quando revive De Babado... (Noel Rosa e João Mina) e Gago Apaixonado (Noel Rosa). Lenine - que abre o show em clima ainda naturalmente frio - alcança seus melhores momentos quando esboça apropriada interiorização ao cantar Filosofia (Noel Rosa e André Filho) e Feitio de Oração (Noel Rosa e Vadico). No fim, com o show e o público já mais quentes, os quatro intérpretes unem vozes e se despedem ao som de Até Amanhã (Noel Rosa). Mas o show continua nos extras do DVD, que exibem entrevistas. É quando os cantores apresentam Cantar Noel, boa música inédita que compuseram com o maestro João Carlos Coutinho para celebrar a festiva união em torno da obra imortal do Poeta da Vila. Vale ver em DVD o show que prolongou a homenagem prestada a Noel Rosa pela 22ª edição do Prêmio da Música Brasileira.

Anônimo disse...

É sempre bom ver a obra de Noel divulgada.
Mesmo que as obras primas sejam sempre as mesmas.
Ninguém cantou Último Desejo?!
A mais linda de todas!

leitordomauro disse...

Eu é que digo, pela décima vez Noel Rosa ! Que coisa cansativa esses projetos estilo songbook sem novidade nenhuma e ainda por cima com os compositores de sempre. Vamos de "Recanto" com Gal Costa !

KL disse...

Ouvir o grande Noel Rosa 'cantado' e 'tocado' por essa turma cafona e desafinada é uma tortura. E, piorar, ainda se arriscam a dar entrevista sobre o que não dominam e com o qual não têm nenhuma afinidade.