Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 24 de junho de 2014

Retomada, caixa com álbuns de Paulinho tem CD com gravações avulsas

  Entre o fim de 2012 e o início de 2013, a gravadora EMI Music produziu caixa com reedições dos 11 álbuns lançados por Paulinho da Viola na extinta Odeon entre 1968 e 1979. Já reeditados nos anos 1990, os discos chegaram a passar por novo processo de remasterização, feito no Rio de Janeiro (RJ) sob o comando do engenheiro de som Ricardo Garcia. Temporariamente suspenso por conta da compra da EMI pela Universal Music, o projeto da caixa com a discografia áurea do cantor e compositor carioca está novamente em produção, já ajustado aos padrões gráficos e editoriais da Universal Music. Entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro de 2015, a Universal vai pôr no mercado fonográfico a caixa com novas reedições dos álbuns do artista (em foto de Kelly Fuzaro). Além dos 11 álbuns, supra-sumo da discografia de Paulinho da Viola, a caixa vai embalar CD com raras gravações avulsas do cantor.

14 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Entre o fim de 2012 e o início de 2013, a gravadora EMI Music produziu caixa com reedições dos 11 álbuns lançados por Paulinho da Viola na extinta Odeon entre 1968 e 1979. Já reeditados nos anos 1990, os discos chegaram a passar por novo processo de remasterização, feito no Rio de Janeiro (RJ) sob o comando do engenheiro de som Ricardo Garcia. Temporariamente suspenso por conta da compra da EMI pela Universal Music, o projeto da caixa com a discografia áurea do cantor e compositor carioca está novamente em produção, já ajustado aos padrões gráficos e editoriais da Universal Music. Entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro de 2015, a Universal vai pôr no mercado fonográfico a caixa com novas reedições dos álbuns do artista (em foto de Kelly Fuzaro). Além dos 11 álbuns, supra-sumo da discografia de Paulinho da Viola, a caixa vai embalar CD com raras gravações avulsas do cantor.

jose disse...

Reedição é assunto para colecionador que obviamente já tem esses discos do Paulinho em CD. Deveriam pensar no que ainda de fato não foi relançado em formato digital, a discografia completa do Emilio Santiago na Universal por exemplo.

Maria disse...

Paulinho deveria deixar de preguiça e lançar algo inédito.

Mauro Ferreira disse...

José, no caso das reedições do Paulinho, uma nova remasterização se faz necessária porque a primeira - feita em Abbey Road, se não me falha a memória - deixou a desejar, na minha opinião, Sim, Maria, estamos na torcida por um disco de inéditas do mestre. Abs, grato a todos pela participação. MauroF

Unknown disse...

Mauro, eu não tenho os cd's remasterizados do Paulinho, mas tenho os do Milton que também foram remasterizados em Abbey Road, e pra mim os do Milton estão maravilhosos,com um belo som "tinindo" com fidelidade total ao disco e toda a arte gráfica. O que houve com os cd's do Paulinho que você afirma ter ficado á desejar ??

André Queiroz disse...

Vou comprar esse box com certeza, mas como chorar não custa nada, peço mais uma vez:Alô Universal Music, queremos boxes de Roberto Ribeiro, João Nogueira e Clementina de Jesus, remasterizados com capricho que eles merecem.

Unknown disse...

Puxa André Queiroz, que boa lembrança! Um box com os discos da Clementina de Jesus é um sonho! Eu não sei como aquele disco dela com o Carlos Cachaça de 1975, ainda não saiu em CD, é um P...disco! Vamos torcer André para que esta sua idéia chegue até os ouvidos dos "coronéis" da Universal Music :)

Mauro Ferreira disse...

Mauro, na minha opinião, o som dos CDs do Paulinho, embora 'puros', não são totalmente fiéis ao som dos álbuns, como acontece com os CDs do Milton, para citar um exemplo de ótima remasterização mencionado por você. No confronto com os LPs, algo se perdeu. Abs, MauroF

André Queiroz disse...

Mauro Silva,

Em 2000, chegou a ser produzida por Herminio Bello de Carvalho, um box da Clementina mas era brinde de fim-de-ano da Petrobrás,não foi lançada comercialmente.Além dos 3 que eu citei, agora a Universal Music está com todo catalogo de Ataulfo Alves e sem falar no Roberto Silva.

Leo-MT disse...

Estou esperando este box desde o primeiro post do Mauro sobre o assunto. Paulinho é papa fina!!!

Unknown disse...

Esse CD de gravações avulsas incluiria apenas aquelas que foram lançadas no período de 1968-1979 ou canções gravadas posteriormente também entrariam?

carlosgoessel disse...

Concordo com você, Mauro. A remasterização de 1996 deixou o som de Paulinho opaco, sem 'punch', tal e qual o que ocorreu com os discos de Milton. É só pegar a remasterização do Clube da Esquina feita em Abbey Road e comparar com a remasterização de 2007, feita em comemoração aos 35 anos do disco: esta sim é fiel ao som original.

Leo-MT disse...

Mesmo com os constantes elogios do Mauro sobre as edições caprichadas da Universal Music. Tem um ponto preponderante e, infelizmente padronizado que me incomoda muito. São as contra capas dos CD´s, aquele "padrãozinho" onde no canto direito fica um quadradinho com a imagem da contra capa original, logo em cima um texto critico sobre o álbum, e logo abaixo na esquerda o nome das músicas, acho uma porcaria! Esta contra capa externa deveria ser a contra capa do LP original. De resto gosto sempre de tudo...A gramatura do papel utilizado para a capa frontal é excelente, a tonalidade de cores muito fiel a capa original, e o uso de um papel fosco, sem brilho, deixa tudo muito charmoso. Mas a contra capa, é sempre muito ruim. Tenho vários boxes da Universal, e tudo que comentei se encaixa em todos!

Leo-MT disse...

Retificando a mensagem anterior: A repodução das capas estão no canto esquerdo, o nome das faixas do lado direito e em algumas edições ainda consta a crítica e informações sobre o álbum. Me lembrei que outro ponto negativo são a reedição de álbuns que foram lançados na era do CD, ou seja, nos anos 90. Onde a contra capa externa é diferente da contra capa interna. E nesta padronização das novas edições em CD, perdemos a conta capa externa original.