Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 12 de junho de 2014

Biografia reeditada propicia mergulho fundo no mar e tempo de Caymmi

Resenha de livro
Título: Dorival Caymmi - O mar e o tempo
Autora: Stella Caymmi
Editora: 34
Cotação: * * * *

Em 2001, com a autoridade e a segurança de ser testemunha ocular de parte da história que conta em narrativa objetiva, a jornalista, escritora e professora Stella Caymmi lançou biografia de seu avô, um certo Dorival Caymmi (1914 - 2008), que logo se impôs como fonte confiável de dados por ter sido feita com o aval do cantor, compositor e violonista baiano. Sem extrapolar os limites da intimidade consentida ao leitor, Stella reconstituiu com clareza os principais passos pessoais e profissionais de Dorival. Decorridos 13 anos, o livro Dorival Caymmi - O mar e o tempo volta ao mercado literário - no embalo da celebração do centenário de nascimento do artista - pela mesma Editora 34 que o pôs nas prateleiras em 2001. A capa é outra, mas o conteúdo é idêntico (com prejuízo somente para a musicografia, mais completa na primeira edição). Como a autora explica no texto escrito em primeira pessoa para o posfácio da atual reedição, intitulado Bença, vô!, a opção foi por deixar o texto intacto, como se Caymmi ainda estivesse de corpo presente na música brasileira. Reside nesse posfácio de tom afetivo e pessoal, aliás,  informação até então inédita e relevante de que Caymmi sofria de câncer desde 1999, ano em que retirou um rim, mas recusou - com a cumplicidade de seus médicos - o invasivo tratamento da quimioterapia. A autora justifica a omissão da doença na edição original do livro pelo fato de Caymmi desconhecer a doença, da qual somente familiares e amigos mais próximos tiveram ciência. Sem se aprofundar, Stella também relata no posfácio os festejos pelos 90 anos de Dorival - completados em 2004 - e a saída de cena do artista em 16 de agosto de 2008, onze dias antes da companheira de toda a vida, Stella Maris (1922 - 2008). Novidades à parte, o valor de Dorival Caymmi - O mar e o tempo está no relato original de sua vida e obra. Com mix de entrevistas inéditas (a principal feita com o próprio biografado em sucessivas conversas) e reproduções de letras, manuscritos, partituras e depoimentos colhidos na imprensa da época da ascensão de Dorival, Stella monta completo painel da vida e obra do avô em rota que se inicia na mítica Bahia das décadas de 1910 e 1920 - com ecos que remontam à Itália do século XIV, origem da família Caymmi - e passa pelo boêmio Rio de Janeiro dos dourados anos 1940 e 1950, cenário da ascensão e consolidação da carreira de Dorival. Enfim, para quem não leu o monumental livro original de 2001, a reedição da biografia de Stella Caymmi propicia belo e fundo mergulho no mar e no tempo eterno do seminal Dorival Caymmi, gênio que dividiu águas na música popular brasileira.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 2001, com a autoridade e a segurança de ser testemunha ocular de parte da história que conta em narrativa objetiva, a jornalista, escritora e professora Stella Caymmi lançou biografia de seu avô, um certo Dorival Caymmi (1914 - 2008), que logo se impôs como fonte confiável de dados por ter sido feita com o aval do cantor, compositor e violonista baiano. Sem extrapolar os limites da intimidade consentida ao leitor, Stella reconstituiu com clareza os principais passos pessoais e profissionais de Dorival. Decorridos 13 anos, o livro Dorival Caymmi - O mar e o tempo volta ao mercado literário - no embalo da celebração do centenário de nascimento do artista - pela mesma Editora 34 que o pôs nas prateleiras em 2001. A capa é outra, mas o conteúdo é idêntico (com prejuízo somente para a musicografia, mais completa na primeira edição). Como a autora explica no texto escrito em primeira pessoa para o posfácio da atual reedição, intitulado Bença, vô!, a opção foi por deixar o texto intacto, como se Caymmi ainda estivesse de corpo presente na música brasileira. Reside nesse posfácio de tom afetivo e pessoal, aliás, informação até então inédita e relevante de que Caymmi sofria de câncer desde 1999, ano em que retirou um rim, mas recusou - com a cumplicidade de seus médicos - o invasivo tratamento da quimioterapia. A autora justifica a omissão da doença na edição original do livro pelo fato de Caymmi desconhecer a doença, da qual somente familiares e amigos mais próximos tiveram ciência. Sem se aprofundar, Stella também relata no posfácio os festejos pelos 90 anos de Dorival - completados em 2004 - e a saída de cena do artista em 16 de agosto de 2008, onze dias antes da companheira de toda a vida, Stella Maris (1922 - 2008). Novidades à parte, o valor de Dorival Caymmi - O mar e o tempo está no relato original de sua vida e obra. Com mix de entrevistas inéditas (a principal feita com o próprio biografado em sucessivas conversas) e reproduções de letras, manuscritos, partituras e depoimentos colhidos na imprensa da época da ascensão de Dorival, Stella monta completo painel da vida e obra do avô em rota que se inicia na mítica Bahia das décadas de 1910 e 1920 - com ecos que remontam à Itália do século XIV, origem da família Caymmi - e passa pelo boêmio Rio de Janeiro dos dourados anos 1940 e 1950, cenário da ascensão e consolidação da carreira de Dorival. Enfim, para quem não leu o monumental livro original de 2001, a reedição da biografia de Stella Caymmi propicia belo e fundo mergulho no mar e no tempo eterno do seminal Dorival Caymmi, gênio que dividiu águas na música popular brasileira.

Unknown disse...

O Dorival Caymmi teve tantas comemorações, foi tão revisitado neste ultimos meses e no entanto os discos originais não foram relançados em CD, só saiu uma coletêanea "safada" com mais do mesmo. Aquela caixa antiga com a discografia do Caymmi é muito antiga, nem vou falar dela :(

Douglas Carvalho disse...

Livraço!

Só fico pensando na Paula Lavigne e no Rei pensando em processar a neta do Dorival por fazer uma biografia não autorizada... por eles.

brunonegromonte disse...

O disco Ao vivo em comemoração aos 70 anos do artista gravado no Teatro Castro Alves bem que merecia o relançamento em CD. A única edição em cd salve engano saiu em 1994.