Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Deep Purple grava álbum em Portugal e relança clássico ao vivo de 1972

Enquanto grava seu 20º álbum de estúdio em Algarve, Portugal, o grupo britânico Deep Purple tem relançado em escala mundial um título clássico de sua discografia ao vivo, Made in Japan, álbum duplo lançado em dezembro de 1972 com sete números extraídos de três shows feitos pela banda de hard rock nas cidades de Osaka e Tóquio, durante turnê pelo Japão, de 15 a 17 de agosto de 1972. A reedição recém-lançada no mercado brasileiro, via Universal Music, é a mais simples de todas e reúne somente dois CDs. Ao álbum original, reproduzido integralmente no CD 1, essa reedição adiciona um segundo disco com mais seis números extraídos das apresentações japonesas. O ganho desta reedição de 2014 reside sobretudo na masterização feita por Kevin Shirley (CD 1) e Martin Pullan (CD 2), já que Made in Japan já havia sido relançado em CD duplo em 1998 com material adicional. Como ressalta Malcom Dome em texto escrito para o libreto encartado no atual CD duplo, Made in Japan é um dos grandes álbuns ao vivo da história do rock. No auge, o Deep Purple - então com sua formação clássica, composta por Ian Gillan (voz), Ritchie Blackmore (guitarra), Roger Glover (baixo), Jon Lord (órgão) e Ian Paice (bateria) - vinha de um grande disco, Machine head, lançado em março de 1972, e estava tinindo quando aportou no Japão para fazer os shows eternizados em Made in Japan, cuja reedição é o aperitivo para a espera do sucessor de Now what?! (2013).

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Enquanto grava seu 20º álbum de estúdio em Algarve, Portugal, o grupo britânico Deep Purple tem relançado em escala mundial um título clássico de sua discografia ao vivo, Made in Japan, álbum duplo lançado em dezembro de 1972 com sete números extraídos de três shows feitos pela banda de hard rock nas cidades de Osaka e Tóquio, durante turnê pelo Japão, de 15 a 17 de agosto de 1972. A reedição recém-lançada no mercado brasileiro, via Universal Music, é a mais simples de todas e reúne somente dois CDs. Ao álbum original, reproduzido integralmente no CD 1, essa reedição adiciona um segundo disco com mais seis números extraídos das apresentações japonesas. O ganho desta reedição de 2014 reside sobretudo na masterização feita por Kevin Shirley (CD 1) e Martin Pullan (CD 2), já que Made in Japan já havia sido relançado em CD duplo em 1998 com material adicional. Como ressalta Malcom Dome em texto escrito para o libreto encartado no atual CD duplo, Made in Japan é um dos grandes álbuns ao vivo da história do rock. No auge, o Deep Purple - então com sua formação clássica, composta por Ian Gillan (voz), Ritchie Blackmore (guitarra), Roger Glover (baixo), Jon Lord (órgão) e Ian Paice (bateria) - vinha de um grande disco, Machine head, lançado em março de 1972, e estava tinindo quando aportou no Japão para fazer os shows eternizados em Made in Japan, cuja reedição é o aperitivo para a espera do sucessor de Now what?! (2013).

Anônimo disse...

A versão gringa "de luxo" não tem muita coisa além do que ora se lança por aqui. No box importado, 4 discos, 1 é de remixagens e o outro é uma compilação das faixas dos 2 primeiros albuns (pode isso, Arnaldo?). Portanto, economize seu dinheiro comprando o duplo nacional e fuja da ratoeira gringa!