Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Em 'Pairando', Maogani evidencia rigores clássicos da obra de Nazareth

 No limite sempre tênue entre a música popular e a música dita erudita, o Quarteto Maogani - formado em 1995 no Rio de Janeiro (RJ) por violonistas e arranjadores de formação erudita - evidencia em seu quinto CD, Pairando - Maogani interpreta Nazareth, rigores clássicos da obra viva e vivaz do compositor e pianista carioca Ernesto Nazareth (1863 - 1934), autor de cancioneiro pioneiro cuja verve por vezes mascara sua sólida arquitetura musical. Aliada à seleção do repertório, composto por temas pouco gravados de Nazareth, essa visão do Maogani confere a Pairando - disco lançado pela gravadora Biscoito Fino neste mês de junho de 2014 - expressiva importância no mercado fonográfico brasileiro. No álbum, produzido pelo próprio Quarteto Maogani, Carlos Chaves (violão requinto), Marcos Alves (violão), Paulo Aragão (violão de oito cordas) e Sergio Valdeos (violão de sete cordas) tocam temas como a polca Cruz, perigo!! (composição feita por Nazareth aos 16 anos e editada em 1879), a música-título Pairando (composição de 1921, uma das mais raras da seleção), Jangadeiro (tema editado em 1922 e gravado em 1928 pelo Orquestra Pan-American), O alvorecer (tango de 1924, dedicado ao compositor Eduardo Souto, dono da Casa Carlos Gomes, na qual Nazareth trabalhou como pianista), Por que sofre?... (tema de 1922, pouco ouvido) e a valsa Resignação (a última composição de Nazareth, datada de 1930). Ao todo, Pairando enfileira 12 temas de Nazareth.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ No limite sempre tênue entre a música popular e a música dita erudita, o Quarteto Maogani - formado em 1995 no Rio de Janeiro (RJ) por violonistas e arranjadores de formação erudita - evidencia em seu quinto CD, Pairando - Maogani interpreta Nazareth, rigores clássicos da obra vivaz do compositor e pianista carioca Ernesto Nazareth (1863 - 1934), autor de cancioneiro pioneiro cuja verve por vezes mascara sua sólida arquitetura musical. Aliada à seleção do repertório, composto por temas pouco gravados de Nazareth, essa visão do Maogani confere a Pairando - disco lançado pela gravadora Biscoito Fino neste mês de junho de 2014 - expressiva importância no mercado fonográfico brasileiro. No álbum, produzido pelo próprio Quarteto Maogani, Carlos Chaves (violão requinto), Marcos Alves (violão), Paulo Aragão (violão de oito cordas) e Sergio Valdeos (violão de sete cordas) tocam temas como a polca Cruz, perigo!! (composição feita por Nazareth aos 16 anos e editada em 1879), a música-título Pairando (composição de 1921, uma das mais raras da seleção), Jangadeiro (tema editado em 1922 e gravado em 1928 pelo Orquestra Pan-American), O alvorecer (tango de 1924, dedicado ao compositor Eduardo Souto, dono da Casa Carlos Gomes, na qual Nazareth trabalhou como pianista), Por que sofre?... (tema de 1922, pouco ouvido) e a valsa Resignação (a última composição de Nazareth, datada de 1930). Ao todo, Pairando enfileira 12 temas de Nazareth.

Unknown disse...

Ótima dica!