Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Sergio recai no suingue gringo de 'Magic' com Ana, Brown, Gadú e Milton

Desde a década de 1960 traduzindo o balanço da música brasileira para o idioma gringo, o pianista e compositor fluminense Sergio Mendes repete - e dilui - sua fórmula em Magic, disco lançado neste mês de junho de 2014 em edição da Okeh Records distribuída em escala mundial pela gravadora Sony Music. Em Magic, Mendes mais uma vez cai no suingue internacionalizado com a adesão de artistas brasileiros e norte-americanos, embalando o samba em formato pop para gringo ouvir. Música de dois compositores do grupo baiano Cabeça de Nós Todos, Samba de roda (Mika Mutti e Aila Menezes) exemplifica o estilo de Mendes - pianista formado na escola do samba-jazz - ao estilizar o gênero baiano com vocais de Gracinha Leporace - solista de When I fell in love (Toninho Horta, Brenda Russell e Tatta Spalla) - e de Aila Menezes, coautora do tema. Fechado com One nation, música já lançada no disco oficial da Copa do Mundo de 2014, Magic abre com o baticum de Simbora (Let's go), parceria de Mendes com Carlinhos Brown  (que pôs voz e percussão na faixa) e com John Powell. Aos 73 anos, Mendes refaz sua conexão com will.i.am, rapper norte-americano responsável por certa renovação do som do pianista ao ajudá-lo na formatação do álbum Timeless (Concord Music, 2006) e que, em Magic, é parceiro e convidado de Mendes em My my my my love. Por conta de seu livre trânsito na cena musical do Brasil, Mendes alinha na ficha técnica de Magic nomes como Ana Carolina (em Atlantica, parceria de Guinga com Thiago Amud), Maria Gadú (em Meu Rio, música de Gadú com Mendes e Mika Mutti), Milton Nascimento (em Olha a rua, parceria de Milton com Ricardo Vogt) e Seu Jorge (em Sou eu, diluição de tema do maestro Moacir Santos letrado por Nei Lopes). Na ala internacional, o rapper norte-americanos Cody Wise se junta a will.i.am  e a Mendes na já mencionada My my my my love. Já o cantor norte-americano John Legend participa de Don't say goodbye, samba com toque de soul que se destaca no repertório.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rhenan Soares disse...

"Atlântica" destoa completamente do restante do disco. Mas é um ótimo momento de respiro. Música linda. A gravação da Ana ficou maravilhosa!

"Olha a rua" é uma delícia!!

A participação da Gadú só não ficou mais cafona porque a melodia e o arranjo ajudam muito essa "Meu Rio". Mas achei bem chocha e chata.

Mas gostei bastante da sonoridade e das participações do álbum!