Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 23 de abril de 2013

Velha Guarda da Portela grava samba começado por Mijinha nos anos 40

A foto acima flagra a Velha Guarda da Portela em estúdio do Rio de Janeiro (RJ), neste mês de abril de 2013, durante a gravação do samba Pra me socorrer, ninguém, parceria de Mijinha (1918 - 1980) com Monarco. O detalhe é que a primeira parte do samba foi feita por Mijinha na década de 40 enquanto a segunda foi composta por Monarco há cerca de dois anos, ou seja, o samba Pra me socorrer, ninguém levou cerca de 70 anos para ser enfim concluído. Na primeira parte, Mijinha alude na letra a um caso verídico acontecido com o próprio compositor carioca, que mexeu com mulher em Oswaldo Cruz - bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro em que está situada a escola de samba Portela - e, mesmo estando na companhia de amigos, apanhou sozinho dos malandros da área por conta da cantada, já que os amigos debandaram na hora da confusão. Na segunda parte, Monarco desenvolve o tema de forma mais poética através de versos como "O camarada que vive bem sofre por um amor / Mas quando precisa de um ombro amigo / Não encontra ninguém". A gravação do samba vai ser direcionada às rádios.

7 comentários:

Mauro Ferreira disse...

A foto acima flagra a Velha Guarda da Portela em estúdio do Rio de Janeiro (RJ), neste mês de abril de 2013, durante a gravação do samba Pra me socorrer, ninguém, parceria de Mijinha (1918 - 1980) com Monarco. O detalhe é que a primeira parte do samba foi feita por Mijinha na década de 40 enquanto a segunda foi composta por Monarco há cerca de dois anos, ou seja, o samba Pra me socorrer, ninguém levou cerca de 70 anos para ser enfim concluído. Na primeira parte, Mijinha alude na letra a um caso verídico acontecido com o próprio compositor carioca, que mexeu com mulher em Oswaldo Cruz - bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro em que está situada a escola de samba Portela - e, mesmo estando na companhia de amigos, apanhou sozinho dos malandros da área por conta da cantada, já que os amigos debandaram na hora da confusão. Na segunda parte, Monarco desenvolve o tema de forma mais poética através de versos como "O camarada que vive bem sofre por um amor / Mas quando precisa de um ombro amigo / Não encontra ninguém". A gravação do samba vai ser direcionada às rádios.

Marcelo Barbosa disse...

Mauro, não ficou claro, teremos um novo disco da Velha Guarda? Faço votos que sim! Abs

Marcelo Barbosa disse...

E uma novidade na Velha Guarda da Portela. Finalmente o grande Waldir 59, autor de sambas que foram para a avenida, foi admitido aos quadros do Grupo.

Anônimo disse...

Mais que bando de amigo pilantra! rsrs
Nunca mais falaria com nenhum deles.
Mas, Mauro, é só UM samba mesmo?
Não vai entrar em nenhum disco?
Aliás, deviam fazer um disco com o Monarco!!!
Um cara desse nível dando sopa por aí...
Depois quando o cara zarpar vão dizer que era isso e aquilo.
E era/é mesmo!

PS: O Portela Passado de Glória tb tem que ter uma reedição caprichada, pô!

Tombom disse...

Com CD ou sem CD, é uma ótima notícia. Mas se acontecer um CD com novas gravações... será BEM melhor!

Mauro Ferreira disse...

Marcelo, não sei mais informações. Abs, MauroF

Marcelo Barbosa disse...

Obrigado, meu caro! Notícias do dvd sobre Nelson Cavaquinho da MAIOR Cantora de Sambas desse país? Abs