Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 21 de abril de 2013

Saxofonista de MPB, Marcelo Martins toca jazz no CD solo 'Do outro lado'

Aos 44 anos, Marcelo Martins lança seu primeiro disco solo, Do outro lado, após tocar por duas décadas e meia com alguns dos nomes da linha de frente da MPB - cantores e compositores do calibre de Djavan, Gilberto Gil, Ivan Lins e João Bosco, entre outros. Com Djavan, aliás, o saxofonista fluminense - nascido em Niterói (RJ) em 23 de fevereiro de 1969 - continua em cena, integrando a banda que viaja com o cantor pelo Brasil na rota da turnê do show Rua dos amores. Martins tem conciliado a agenda da turnê de Djavan com a promoção de seu CD, voltado para o jazz e gravado sem pressa. Tanto que entre a primeira sessão de gravação (em 2004), a masterização do álbum (concluída em 2011) e o lançamento efetivo do CD Do outro lado se passaram, no todo, nove anos. Nove também são as composições assinadas pelo músico entre as dez faixas do disco. A exceção é Guanabara, tema de Fred Martins. Tanto o título Do outro lado quanto a foto da capa do CD (de Gustavo Stephan) aludem ao fato de o saxofonista ser de Niterói, do outro lado do Rio de Janeiro, cidade que concentra astros e atenções. Temas como Boa companhia, Confluência dos rios e Pé quente gravitam em torno do jazz, mas nem sempre em torno do saxofone, que divide espaço com flautas, piano e eventuais cordas em orquestrações que por vezes evocam a era das big-bands. Assim como a produção do disco, os arranjos são assinados por Marcelo Martins com o maestro Vittor Santos.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Aos 44 anos, Marcelo Martins lança seu primeiro disco solo, Do outro lado, após tocar por duas décadas e meia com alguns dos nomes da linha de frente da MPB - cantores e compositores do calibre de Djavan, Gilberto Gil, Ivan Lins e João Bosco, entre outros. Com Djavan, aliás, o saxofonista fluminense - nascido em Niterói (RJ) em 23 de fevereiro de 1969 - continua em cena, integrando a banda que viaja com o cantor pelo Brasil na rota da turnê do show Rua dos amores. Martins tem conciliado a agenda da turnê de Djavan com a promoção de seu CD, voltado para o jazz e gravado sem pressa. Tanto que entre a primeira sessão de gravação (em 2004), a masterização do álbum (concluída em 2011) e o lançamento efetivo do CD Do outro lado se passaram, no todo, nove anos. Nove também são as composições assinadas pelo músico entre as dez faixas do disco. A exceção é Guanabara, tema de Fred Martins. Tanto o título Do outro lado quanto a foto da capa (de Gustavo Stephan) aludem ao fato de o saxofonista ser de Niterói, do outro lado do Rio de Janeiro, cidade que concentra astros e atenções. Temas como Boa companhia, Confluência dos rios e Pé quente gravitam em torno do jazz, mas nem sempre em torno do saxofone, que divide espaço com flautas, piano e eventuais cordas em orquestrações que por vezes evocam a era das big-bands. Assim como a produção do disco, os arranjos são assinados por Marcelo Martins com o maestro Vittor Santos.

Unknown disse...

Esse é um dos CDs mais maravilhosos que já ouvi. Realmente surpreendente. Não é um álbum comum com teminhas e improvisos. É um disco sofisticado de muito bom gosto nas composições e nos arranjos elaborados pelo próprio Marcelo. Quer dizer, como se não bastasse o cara tocar pra caramba, ele nos faz essa revelação de exímio arranjador. Parabéns Marcelo por seu talento e vida longa a sua música.
O CD está à venda na Entre Notas. www.entrenotas.com.br