Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Inéditos em CD, três álbuns de Alceu dos 80 são reeditados na série Tons

Com carreira fonográfica iniciada em 1972, em álbum dividido com o conterrâneo Geraldo Azevedo, Alceu Valença somente fez sucesso popular no Brasil com Coração bobo (1980), primeiro dos cinco álbuns gravados pelo cantor e compositor pernambucano na gravadora Ariola. Faixa-título deste disco lançado em 1980, o coco Coração bobo estourou e impulsionou a carreira fonográfica de Alceu nos anos 80. Três títulos da discografia do artista nessa década - Cinco sentidos (1981), Anjo avesso (1983) e Mágico (1984) - estão sendo reeditados neste mês de abril de 2013 na série Tons, da gravadora Universal Music. Até então inéditos no formato de CD, os discos voltam ao catálogo em edições remasterizadas e com a reprodução das artes gráficas originais - como apregoado na capa do box que embala os discos. Álbum sem hits radiofônicos, Cinco sentidos (1981) apresentou músicas como Cabelo no pente (Alceu Valença e Vicente Barreto) e Quando eu olho para o mar (Alceu Valença). Já Anjo avesso (1983) rendeu os sucessos Anunciação (Alceu Valença) - música desde então obrigatória nos shows do artista - e Marim dos Caetés (Alceu Valença). Um dos discos menos ouvidos de Alceu, Mágico - editado pela Barclay, nome dado à gravadora quando a Ariola foi comprada pela PolyGram - foi gravado na Holanda e apresentou o rock repente Que grilo dá (Alceu Valença).

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Com carreira fonográfica iniciada em 1972, em álbum dividido com o conterrâneo Geraldo Azevedo, Alceu Valença somente fez sucesso popular no Brasil com Coração bobo (1980), primeiro dos cinco álbuns gravados pelo cantor e compositor pernambucano na gravadora Ariola. Faixa-título deste disco lançado em 1980, o coco Coração bobo estourou e impulsionou a carreira fonográfica de Alceu nos anos 80. Três títulos da discografia do artista nessa década - Cinco sentidos (1981), Anjo avesso (1983) e Mágico (1984) - estão sendo reeditados neste mês de abril de 2013 na série Tons, da gravadora Universal Music. Até então inéditos no formato de CD, os discos voltam ao catálogo em edições remasterizadas e com a reprodução das artes gráficas originais - como apregoado na capa do box que embala os discos. Álbum sem hits radiofônicos, Cinco sentidos (1981) apresentou músicas como Cabelo no pente (Alceu Valença e Vicente Barreto) e Quando eu olho para o mar (Alceu Valença). Já Anjo avesso (1983) rendeu os sucessos Anunciação (Alceu Valença) - música desde então obrigatória nos shows do artista - e Marim dos Caetés (Alceu Valença). Um dos discos menos ouvidos de Alceu, Mágico - editado pela Barclay, nome dado à gravadora quando a Ariola foi comprada pela PolyGram - foi gravado na Holanda e apresentou o rock repente Que grilo dá (Alceu Valença).

lurian disse...

Anjo avesso é pra mim um dos melhores albuns da carreira de Alceu. Tenho ele em vinil, e sempre ouço. Tem uma influência incrivel do movimento armorial e a luxuosa participação de Clementina de Jesus. Imperdível.

Cláudio disse...

MARAVILHA!!! O LANÇAMENTO DE DISCOS INÉDITOS TORNA A SÉRIE TONS MUITO MAIS ATRAENTE. QUE VENHAM OUTROS ÁLBUNS INÉDITOS.

maroca disse...

Cinco sentidos sem hits radiofônicos? pelo menos aqui no nordeste, Cabelo no pento estourou nas paradas.

Augusto Flávio (Juazeiro-Ba/Petrolina-Pe)

Márcio disse...

Finalmente "Mágico" sai em CD! Para mim esse é o auge pop do pernambucano, que contava à época do show de lançamento desse disco, com o auxílio luxuoso de, entre outros, Tovinho e Zé da Flauta, além do fiel e permanente escudeiro Paulo Rafael.

Que bom também que a caixinha traz outros dois trabalhos ainda inéditos em CD de uma fase muito boa de Alceu Valença. Mas naturalmente seria mais justo que fossem vendidos também individualmente.

VicBlogs disse...

Não sabe como estou feliz! Estes são os únicos discos de Alceu Valença que não tenho em CD, apesar de ter todos em LP, é claro que vou comprar.

Demorou décadas, mas enfim chegou!

fulano7 disse...

Excelente notícia! Pra ficar perfeito só falta fazer agora reedições caprichadas dos outros 3 álbuns do artista no catálogo da Universal: Coração Bobo, Cavalo de Pau (este meu favorito, já fora de catálogo e caríssimo pra encomendar) e o Ao Vivo.

fulano7 disse...

Excelente notícia! Pra ficar perfeito só falta fazer reedições caprichadas dos outros 3 álbuns dele no catálogo da Universal: Coração Bobo, Cavalo de Pau (este o meu favorito, já fora de catálogo e caríssimo pra encomendar) e o Ao Vivo.