Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Canto 'over' de Lana ganha registro audiovisual no DVD 'A diva passional'

Lana Bittencourt - cantora carioca nascida em fevereiro de 1931 com o nome artístico de Irlan Figueiredo Passos - ganha seu primeiro registro audiovisual aos 82 anos. Lançado na Coleção Canal Brasil, o DVD A diva passional ao vivo exibe show gravado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro (RJ), em 16 de março de 2011. Idealizado por Rodrigo Faour para festejar os 80 anos completados por Lana naquele ano de 2011, o show conta com a afetiva adesão de Alcione, admiradora do canto over desta intérprete que construiu carreira fonográfica regular entre 1954 e 1965, passando depois a gravar discos de forma mais espaçada. Além de cantar seus sucessos A loba (Paulinho Resende e Juninho Peralva) e Faz uma loucura por mim (Chico Roque e Sérgio Caetano), a Marrom faz dueto com Lana em O meu amor (Chico Buarque). O repertório poliglota inclui composições como Alone (Selma Craft e Morty Craft), Malagueña (Ernesto Lecuona em versão em português de Julio Nagib) e Se alguém telefonar (Jair Amorim e Alcyr Pires Vermelho), gravadas por Lana entre 1955  e 1957. Além dos 23 números do show, o DVD A diva passional ao vivo exibe cinco números de outro show captado no carioca Teatro Rival, em 16 de novembro de 2010, com intervenções de Ney Matogrosso, que canta Viajante (Thereza Tinoco) e se junta a Lana Bittencourt em Da cor do pecado (Bororó) e Hino ao amor (Edith Piaf e Margueritte Monnot em versão de Odair Marsano). A gravação também sai em CD.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Lana Bittencourt - cantora carioca nascida em fevereiro de 1931 com o nome artístico de Irlan Figueiredo Passos - ganha seu primeiro registro audiovisual aos 82 anos. Lançado na Coleção Canal Brasil, o DVD A diva passional ao vivo exibe show gravado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro (RJ), em 16 de março de 2011. Idealizado por Rodrigo Faour para festejar os 80 anos completados por Lana naquele ano de 2011, o show conta com a afetiva adesão de Alcione, admiradora do canto over desta intérprete que construiu carreira fonográfica regular entre 1954 e 1965, passando depois a gravar discos de forma mais espaçada. Além de cantar seus sucessos A loba (Paulinho Resende e Juninho Peralva) e Faz uma loucura por mim (Chico Roque e Sérgio Caetano), a Marrom faz dueto com Lana em O meu amor (Chico Buarque). O repertório poliglota inclui composições como Alone (Selma Craft e Morty Craft), Malagueña (Ernesto Lecuona em versão em português de Julio Nagib) e Se alguém telefonar (Jair Amorim e Alcyr Pires Vermelho), gravadas por Lana entre 1955 e 1957. Além dos 23 números do show, o DVD A diva passional ao vivo exibe cinco números de outro show captado no carioca Teatro Rival, em 16 de novembro de 2010, com intervenções de Ney Matogrosso, que canta Viajante (Thereza Tinoco) e se junta a Lana Bittencourt em Da cor do pecado (Bororó) e Hino ao amor (Edith Piaf e Margueritte Monnot em versão de Odair Marsano). A gravação também sai em CD.