Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 21 de abril de 2013

Obra de Luz norteia segundo registro ao vivo do 'Samba do Trabalhador'

À beira dos oito anos de vida, a serem completados em 30 de maio de 2013, o Samba do Trabalhador - roda de samba comandada pelo compositor carioca Moacyr Luz às segundas-feiras no Renascença Clube, no Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro - ganha enfim seu segundo registro ao vivo. O CD e o DVD Moacyr Luz e Samba do Trabalhador - Ao vivo no Renascença Clube chegam às lojas neste mês de abril de 2013 pela mesma gravadora, Lua Music, que editou o anterior CD e DVD Samba do Trabalhador - Renascença Samba Clube (2005). O fato de o nome do compositor fundador da roda vir à frente no título da gravação ao vivo - captada na roda armada em 24 de setembro de 2012 - faz sentido porque todo o repertório deste segundo registro é centrado na obra autoral de Moacy Luz. Músicos como Alexandre Santos, Álvaro Santos e Gabriel Cavalcante dão vozes aos sambas de Luz ao lado do próprio compositor. Mesmo que não capte todo o calor de uma roda de samba, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador - Ao vivo no Renascença Clube cumpre sua função de documentar a efervescência de uma reunião que já reverbera além das fronteiras cariocas. O repertório inclui parcerias de Luz com Aldir Blanc (Anjo da Velha Guarda, Praça Mauá - Que mal há?, Pra que pedir perdão? e Rainha negra), Luiz Carlos da Vila (1949 - 2008) (Benza, Deus - samba defendido pelo convidado Marcelinho Moreira), Martinho da Vila (Samba dos passarinhos) e Sereno (Que batuque é esse? e Vida da minha vida), entre outros nomes. São sambas cantados pela multidão que se aglutina no Renascença Clube, às segundas-feiras, sob as bençãos de Luz.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

À beira dos oito anos de vida, a serem completados em 30 de maio de 2013, o Samba do Trabalhador - roda de samba comandada pelo compositor carioca Moacyr Luz às segundas-feiras no Renascença Clube, no Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro - ganha enfim seu segundo registro ao vivo. O CD e o DVD Moacyr Luz e Samba do Trabalhador - Ao vivo no Renascença Clube chegam às lojas neste mês de abril de 2013 pela mesma gravadora, Lua Music, que editou o anterior CD e DVD Samba do Trabalhador - Renascença Samba Clube (2005). O fato de o nome do compositor fundador da roda vir à frente no título da gravação ao vivo - captada na roda armada em 24 de setembro de 2012 - faz sentido porque todo o repertório deste segundo registro é centrado na obra autoral de Moacy Luz. Músicos como Alexandre Santos, Álvaro Santos e Gabriel Cavalcante dão vozes aos sambas de Luz ao lado do próprio compositor. Mesmo que não capte todo o calor de uma roda de samba, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador - Ao vivo no Renascença Clube cumpre sua função de documentar a efervescência de uma reunião que já reverbera além das fronteiras cariocas. O repertório inclui parcerias de Luz com Aldir Blanc (Anjo da Velha Guarda, Praça Mauá - Que mal há?, Pra que pedir perdão? e Rainha negra), Luiz Carlos da Vila (1949 - 2008) (Benza, Deus - samba defendido pelo convidado Marcelinho Moreira), Martinho da Vila (Samba dos passarinhos) e Sereno (Que batuque é esse? e Vida da minha vida), entre outros nomes. São sambas cantados pela multidão que se aglutina no Renascença Clube, às segundas-feiras, sob as bençãos de Luz.