Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Documentário 'The great pretender' traça um perfil dadivoso de Mercury

Resenha de DVD
Título: Freddie Mercury - The great pretender
Artista: Freddie Mercury
Gravadora: Eagle Vision / ST2
Cotação: * * *

Recém-lançado no Brasil via ST2, nos formatos de DVD e blu-ray, The great pretender (2012) é documentário sobre Freddie Mercury (1946 -1991), o carismático vocalista do grupo inglês Queen. Ao longo de 87 minutos, o diretor Rhys Thomas traça perfil dadivoso, generoso, de showman conhecido tanto por sua habilidade para entreter multidões como pelas egotrips. O roteiro entremeia trechos de entrevistas com Mercury com imagens de bastidores - como as que flagram o cantor na filmagem do clipe de Days of our lives - e com depoimentos dos músicos do Queen. O tom é invariavelmente positivo na exposição do temperamento por vezes até arredio do astro. Exemplo: o filme mostra o Queen tocando seu sucesso I want to break free no Rock in Rio de 1985 e rebobina trecho de entrevista feita pela repórter Glória Maria com Mercury por ocasião do lendário show carioca do grupo, mas não conta que sua alteza exigiu da produção do festival que os corredores que o levassem do seu camarim ao palco estivessem vazios para que ele não cruzasse com nenhum ser mortal. De todo modo, The great pretender cumpre bem sua função de entreter súditos de Mercury com imagens raras, como os trechos entrevistas feitas em 1976 para a TV e como as imagens da apresentação de Bohemian Rhapsody com o Royal Ballet em 1979. A obra com o Queen é abordada no roteiro, evidentemente, mas o foco principal do filme repousa sobre os projetos individuais de Freddie Mercury, como a abortada colaboração com Michael Jackson (1958 - 2009) em There must be more to life than this e como a colaboração com a cantora espanhola de ópera Montserrat Caballé que resultou no álbum Barcelona (1988). Freddie Mercury foi personagem de grande complexidade no universo pop. Embora exponha visão sempre indulgente do astro, The great pretender documenta traços importantes dessa personalidade que fez história no universo pop.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Recém-lançado no Brasil via ST2, nos formatos de DVD e blu-ray, The great pretender (2012) é documentário sobre Freddie Mercury (1946 -1991), o carismático vocalista do grupo inglês Queen. Ao longo de 87 minutos, o diretor Rhys Thomas traça perfil dadivoso, generoso, de showman conhecido tanto por sua habilidade para entreter multidões como pelas egotrips. O roteiro entremeia trechos de entrevistas com Mercury com imagens de bastidores - como as que flagram o cantor na filmagem do clipe de Days of our lives - e com depoimentos dos músicos do Queen. O tom é invariavelmente positivo na exposição do temperamento por vezes até arredio do astro. Exemplo: o filme mostra o Queen tocando seu sucesso I want to break free no Rock in Rio de 1985 e rebobina trecho de entrevista feita pela repórter Glória Maria com Mercury por ocasião do lendário show carioca do grupo, mas não conta que sua alteza exigiu da produção do festival que os corredores que o levassem do seu camarim ao palco estivessem vazios para que ele não cruzasse com nenhum ser mortal. De todo modo, The great pretender cumpre bem sua função de entreter súditos de Mercury com imagens raras, como os trechos entrevistas feitas em 1976 para a TV e como as imagens da apresentação de Bohemian Rhapsody com o Royal Ballet em 1979. A obra com o Queen é abordada no roteiro, evidentemente, mas o foco principal do filme repousa sobre os projetos individuais de Freddie Mercury, como a abortada colaboração com Michael Jackson (1958 - 2009) em There must be more to life than this e como a colaboração com a cantora espanhola de ópera Montserrat Caballé que resultou no álbum Barcelona (1988). Freddie Mercury foi personagem de grande complexidade no universo pop. Embora exponha visão sempre indulgente do astro, The great pretender documenta traços importantes dessa personalidade que fez história no universo pop.

Anônimo disse...

Certa vez ouvi uma frase lapidar sobre esses arroubos de imperador romano do dentuço.
O cara mandou:
"Freddie Mercury é daquele tipo de artista que não tem defeitos em cima do palco e não tem qualidades fora dele."