Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Com Zé da Flauta, Fafá acerta o passo do frevo em EP de alegria artificial

Resenha de EP
Título: Fafá, frevo e folia - Coração pernambucano
Artista: Fafá de Belém
Gravadora: Edição independente da artista
Cotação: * * *

Em que pese o berço paraense, o coração musical de Fafá de Belém sempre foi brasileiro. Intérprete de canto vivaz, Fafá acerta o passo do frevo em EP correto lançado pela artista neste Carnaval de 2013 com distribuição restrita ao Recife (PE) e arredores. Sob a produção de Zé da Flauta e a direção musical de Bráulio Araújo, a cantora paraense deu voz a quatro frevos conhecidos além das fronteiras pernambucanas - Voltei, Recife (Luiz Bandeira), Sabe lá o que é isso (João Santiago), Sedução (Luiz Bandeira) e De chapéu de sol aberto (Capiba) - e ao Hino do Galo (Mário Chaves), tema do Galo da Madrugada, bloco conhecido por ser o maior do mundo. Com metais tão quentes quanto sua voz, a cantora consegue produzir alegria no Fábrica Estúdios de Recife (PE) - onde o CD foi gravado e mixado em dezembro de 2012 - com reverência aos cânones do gênero. Frevos arranjados com conhecimento de causa pelo maestro Spok, da Spok Frevo Orquestra, Sabe lá o que é isso e De chapéu de sol aberto são exemplos da habilidade de Fafá de fabricar alegria nos estúdios. Nenhuma das cinco gravações apresentadas no EP Fafá, frevo e folia - Coração pernambucano têm algo especial que as diferencie dos demais registros destes temas que atravessam gerações e Carnavais. Ao contrário. Mesmo sem ter a voz volumosa de Fafá, Beth Carvalho - para citar somente um exemplo de cantora que abordou tais frevos fora do eixo pernambucano - conseguiu imprimir mais malícia a Sedução em gravação feita para o álbum Suor no rosto (1983). Contudo, justiça seja feita, Fafá está à vontade na sua folia pernambucana. Suas interpretações soam corretas, adequadas ao estilo expansivo dessa boa cantora de voz, ritmo e coração brasileiros.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em que pese o berço paraense, o coração musical de Fafá de Belém sempre foi brasileiro. Intérprete de canto vivaz, Fafá acerta o passo do frevo em EP correto lançado pela artista neste Carnaval de 2013 com distribuição restrita ao Recife (PE) e arredores. Sob a produção de Zé da Flauta e a direção musical de Bráulio Araújo, a cantora paraense deu voz a quatro frevos conhecidos além das fronteiras pernambucanas - Voltei, Recife (Luiz Bandeira), Sabe lá o que é isso (João Santiago), Sedução (Luiz Bandeira) e De chapéu de sol aberto (Capiba) - e ao Hino do Galo (Mário Chaves), tema do Galo da Madrugada, bloco conhecido por ser o maior do mundo. Com metais tão quentes quanto sua voz, a cantora consegue produzir alegria no Fábrica Estúdios de Recife (PE) - onde o CD foi gravado e mixado em dezembro de 2012 - com reverência aos cânones do gênero. Frevos arranjados com conhecimento de causa pelo maestro Spok, da Spok Frevo Orquestra, Sabe lá o que é isso e De chapéu de sol aberto são exemplos da habilidade de Fafá de fabricar alegria nos estúdios. Nenhuma das cinco gravações apresentadas no EP Fafá, frevo e folia - Coração pernambucano têm algo especial que as diferencie dos demais registros destes temas que atravessam gerações e Carnavais. Ao contrário. Mesmo sem ter a voz volumosa de Fafá, Beth Carvalho - para citar somente um exemplo de cantora que abordou tais frevos fora do eixo pernambucano - conseguiu imprimir mais malícia a Sedução em gravação feita para o álbum Suor no rosto (1983). Contudo, justiça seja feita, Fafá está à vontade na sua folia pernambucana. Suas interpretações soam corretas, adequadas ao estilo expansivo dessa boa cantora de voz, ritmo e coração brasileiros.

lurian disse...

A propósito, Fafá estava linda na noite de abertura recifense:"Frevo, patrimônio da humanidade", onde cantou "De chapéu, de sol aberto".

Rafael disse...

Este EP não deveria ter ficado restrito somente ao Recife. Acho que deveria ser comercializado a todo o Brasil!!! Fafá tem fãs e admiradores pelo país inteiro e fora dele, inclusive em Pórtugal, onde tem uma legião de fãs imensa. Deveria ter um ponto de venda na internet, ou ao menos a venda no Itunes.

Rafael disse...

No You Tube há o áudio disponível de 2 canções deste EP:

http://www.youtube.com/watch?v=LzmEdzLhfM0

http://www.youtube.com/watch?v=r7bOsxpGgXg