Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Aos 80, Petula soa jovial em 'Lost in you' entre 'covers' de Elvis e Lennon

Resenha de CD
Título: Lost in you
Artista: Petula Clark
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * *
O álbum Lost in You tem lançamento agendado na Europa para 25 de fevereiro de 2013

É difícil ouvir Cut copy me - primeira das 12 faixas do álbum a ser lançado por Petula Clark em 25 de fevereiro de 2013 - e identificar no canto contido e elegante da gravação a voz de uma senhora cantora de 80 anos. Pois a intérprete inglesa, nascida em novembro de 1932, já chegou aos 80 anos. Estrela do cinema nos anos 50, década em que começou a gravar discos com regularidade, a cantora e atriz - tornada popstar em 1964 com o êxito mundial de Downtown, canção que revisita neste CD produzido por John Williams - dribla as limitações da idade e soa jovial, até mesmo renovada, em Lost in you, seu primeiro álbum em inglês em 15 anos. A voz ouvida na balada Every word you say e na faixa-título Lost in you não parece ter mesmo 80 anos. Petula não chegar a se reinventar em Lost in you. Afinal, seu estilo de interpretação está cristalizado nos covers de Imagine (1971) e Love me tender (1956), tributos a John Lennon (1940 - 1980) e a Elvis Presley (1935 - 1977), respectivamente. O hino pacifista de Lennon até ressurge sem todo seu vigor e emoção no registro de Petula. Em contrapartida, Love me tender é abordada com ternura e coro que evoca de leve o fervor da música gospel. Contudo, o cover mais inusitado é o de Crazy (2006), sucesso que deu projeção mundial ao duo norte-americano Gnarls Barkley. Petula tira a pulsação do hit de Danger Mouse e Cee Lo Green e traz Crazy para seu universo musical em abordagem mais curiosa do que sedutora. Fãs antigos certamente vão preferir outras faixas e vão identificar o estilo kitsch da intérprete na bonita balada Reflections. Mas Petula vai além: em Lost in you, a intérprete poliglota - habituada a cantar em inglês, em francês e em espanhol - ainda faz leve incursão pelo universo country em Never enough. Tudo com jovialidade que desmente os 80 anos da senhora cantora.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

É difícil ouvir Cut copy me - primeira das 12 faixas do álbum a ser lançado por Petula Clark em 25 de fevereiro de 2013 - e identificar no canto contido e elegante da gravação a voz de uma senhora cantora de 80 anos. Pois a intérprete inglesa, nascida em novembro de 1932, já chegou aos 80 anos. Estrela do cinema nos anos 50, década em que começou a gravar discos com regularidade, a cantora e atriz - tornada popstar em 1964 com o êxito mundial de Downtown, canção que revisita neste CD produzido por John Williams - dribla as limitações da idade e soa jovial, até mesmo renovada, em Lost in you, seu primeiro álbum em inglês em 15 anos. A voz ouvida na balada Every word you say e na faixa-título Lost in you não parece ter mesmo 80 anos. Petula não chegar a se reinventar em Lost in you. Afinal, seu estilo de interpretação está cristalizado nos covers de Imagine (1971) e Love me tender (1956), tributos a John Lennon (1940 - 1980) e a Elvis Presley (1935 - 1977), respectivamente. O hino pacifista de Lennon até ressurge sem todo seu vigor e emoção no registro de Petula. Em contrapartida, Love me tender é abordada com ternura e coro que evoca de leve o fervor da música gospel. Contudo, o cover mais inusitado é o de Crazy (2006), sucesso que deu projeção mundial ao duo norte-americano Gnarls Barkley. Petula tira a pulsação do hit de Danger Mouse e Cee Lo Green e traz Crazy para seu universo musical em abordagem mais curiosa do que sedutora. Fãs antigos certamente vão preferir outras faixas e vão identificar o estilo kitsch da intérprete na bonita balada Reflections. Mas Petula vai além: em Lost in you, a intérprete poliglota - habituada a cantar em inglês, em francês e em espanhol - ainda faz leve incursão pelo universo country em Never enough. Tudo com jovialidade que desmente os 80 anos da senhora cantora.