Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Araripe retorna ao disco, produzido por Baleiro, 31 anos após álbum 'cult'

Após cinco compactos lançados entre 1974 e 1978, o cantor e compositor cearense Tiago Araripe conseguiu em 1982 a chance de lançar seu primeiro LP, Cabelos de sansão. Lançado pelo selo Lira Paulistana por vias independentes, o álbum se tornou cult e influenciou artistas como Zeca Baleiro com sua fusão experimental da música nordestina com o universo pop. Tanto que Baleiro viabilizou em 2008, por seu selo Saravá Discos, a primeira reedição em CD de Cabelos de sansão. Pois o mesmo Baleiro é o parceiro e o convidado de Araripe em Baião de nós, faixa-título do segundo álbum do artista cearense. Baleiro não somente assina Baião de nós e também Esfinge com Araripe como produz este disco que repõe o cantor no mercado fonográfico após 31 anos de ausência involuntária. Já nos versos da primeira faixa de Baião de Nós - o reggae A quantas anda você?, uma das cinco músicas do disco assinadas por Araripe sem parceiros - fica nítida a influência da obra de Araripe na construção poética do cancioneiro de Zeca Baleiro. Embora nascido em Crato, no interior do Ceará, Araripe migrou para o Recife (PE), onde se integrou nos anos 70 à cena vanguardista de Pernambuco com o grupo Nuvem 33. Mais tarde, já em São Paulo (SP), o artista se associou aos artistas da Lira Paulistana. Tanto que seu cultuado álbum Cabelos de sansão contou com a participação de Itamar Assumpção (1949 - 2003) e Tetê Espíndola. Antes tarde do que nunca, Baião de Nós traz Araripe de volta ao mundo do disco com músicas como Feito Beatles, No centro do furacão e Canção do silêncio. "Que bom que ele tá produzindo como nunca! Melhor pra nós, seus fãs, que esperamos ansiosamente por um segundo disco do cara", saúda Zeca Baleiro em depoimento inserido ao fim do texto que apresenta Baião de nós para formadores de opinião.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Após cinco compactos lançados entre 1974 e 1978, o cantor e compositor cearense Tiago Araripe conseguiu em 1982 a chance de lançar seu primeiro LP, Cabelos de sansão. Lançado pelo selo Lira Paulistana por vias independentes, o álbum se tornou cult e influenciou artistas como Zeca Baleiro com sua fusão experimental da música nordestina com o universo pop. Tanto que Baleiro viabilizou em 2008, por seu selo Saravá Discos, a primeira reedição em CD de Cabelos de sansão. Pois o mesmo Baleiro é o parceiro e o convidado de Araripe em Baião de nós, faixa-título do segundo álbum do artista cearense. Baleiro não somente assina Baião de nós e também Esfinge com Araripe como produz este disco que repõe o cantor no mercado fonográfico após 31 anos de ausência involuntária. Já nos versos da primeira faixa de Baião de Nós - o reggae A quantas anda você?, uma das cinco músicas do disco assinadas por Araripe sem parceiros - fica nítida a influência da obra de Araripe na construção poética do cancioneiro de Zeca Baleiro. Embora nascido em Crato, no interior do Ceará, Araripe migrou para o Recife (PE), onde se integrou nos anos 70 à cena vanguardista de Pernambuco com o grupo Nuvem 33. Mais tarde, já em São Paulo (SP), o artista se associou aos artistas da Lira Paulistana. Tanto que seu cultuado álbum Cabelos de sansão contou com a participação de Itamar Assumpção (1949 - 2003) e Tetê Espíndola. Antes tarde do que nunca, Baião de Nós traz Araripe de volta ao mundo do disco com músicas como Feito Beatles, No centro do furacão e Canção do silêncio. "Que bom que ele tá produzindo como nunca! Melhor pra nós, seus fãs, que esperamos ansiosamente por um segundo disco do cara", saúda Zeca Baleiro em depoimento inserido ao fim do texto que apresenta Baião de nós para formadores de opinião.

Rhenan Soares disse...

Sensacional a sacada da capa com QR code!