Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Perspectiva 2013: Notas musicais que serão dadas ao longo do ano novo

* Ana Carolina lança CD de inéditas, o primeiro da cantora desde N9ve, editado em 2009

* Arnaldo Antunes festeja 20 anos de carreira solo com reedição de seus álbuns em caixa

* Caetano Veloso estreia o show Abraçaço, que ganha registro em DVD até o fim de 2013

* Com público ampliado após turnê pelo Brasil, Filipe Catto lança o seu primeiro DVD

* Jota Quest grava o primeiro CD de inéditas em cinco anos, sucessor de La plata (2008)

* Em turnê pelo Brasil e pelo mundo, Marisa Monte grava o show Verdade uma ilusão

* Ney Matogrosso grava em estúdio disco baseado no show em que canta Criolo e Lenine

* Orquestra Imperial vai lançar seu primeiro registro ao vivo de show em CD e em DVD

* Há cinco anos sem lançar repertório, grupo Skank prepara enfim um disco de inéditas

*  O Brasil celebra em discos e shows o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes

14 comentários:

Vladimir disse...

Feliz 2013, Mauro!!

Que neste ano tenhamos muitas boas notícias no Blog Notas Musicais e que mais pessoas possam se juntar para fazer comentários inteligentes, como até então tem acontecido!

Saúde e Sucesso!!

Abraçaço

Rafael disse...

Na expectativa para que seja lançado pelos discos novos do Ney, da Orquestra Imperial, do Skank e do primeiro DVD do Catto. Que venham trabalhos pautados na boa qualidade musical de sempre. Que 2013 seja um ano de muitos lançamentos bons na área musical.

Vladimir disse...



* Zizi Possi lança CD e DVD do show "Tudo se transformou"

* Madonna lança DVD da polêmica turné "MDNA"

Felipe dos Santos disse...

Pois bem: hora de fazermos o levantamento das boas notas que seriam dadas em 2012.

"O grupo Skank lança seu nono álbum de inéditas depois de celebrar 20 anos de carreira" - Falhou... renovada agora, embora os fãs tenham sido afagados com "Skank 91".

"Marisa Monte vai estrear em maio a turnê do disco 'O Que Você Quer Saber de Verdade'" - Por sinal, tido e havido como um dos melhores shows do ano.

"O Brasil chora a saudade de Elis Regina, 30 anos após a morte precoce da 'Pimentinha'" - E como chorou - até demais, acho! Seja com projetos bons (as irretocáveis caixas de Rodrigo Faour para a Universal, a exposição "Viva Elis"), razoáveis (confesso que achei que "Redescobrir" ia causar um frisson maior) e medianos ("Elis por eles" tem uma ideia interessante, mas feita meio apressadamente).

"Maria Bethânia lança álbum com músicas de Djavan, Roque Ferreira e Chico Buarque" - "Oásis de Bethânia" é bom CD, mas inferior à dobrada "Tua/Encanteria", ou "Maricotinha", elogiados de cabo a rabo.

"Revelação de 2009, Tulipa Ruiz lança seu segundo álbum e parte em turnê pelo Brasil" - E "Tudo Tanto" foi um dos grandes lançamentos do ano para muitos. Tulipa é, hoje, o que CéU foi em 2008/09/10: a "cantora da hora", talvez ao lado de Gaby Amarantos.

"Feliz com o sucesso de Gal, Caetano Veloso já grava seu terceiro álbum com a BandaCê" - Aos 47 do 2º tempo, mas afinal saiu "Abraçaço".

"A gravadora Joia Moderna prepara tributo à música do compositor Guilherme Arantes" - Saiu.

"O Brasil recorda voz emblemática de Francisco Alves, 60 anos após a morte do cantor" - Menos do que se esperava, diga-se de passagem. Que possa recordar mais o centenário de Vinícius.

"Otto lança seu sexto disco solo, com sonoridade afro-progressiva e toques de latin jazz" - Já pronto, mas fica para 2013.

"Mart'nália lança CD produzido por Djavan com temas de compositores como Dani Black" - "Não tente compreender" pode ser considerado um passo à frente na carreira da filha de Martinho.

Abraços e um 2013 cheio de música a todos.

Felipe dos Santos Souza

Mauro Ferreira disse...

Oi, Felipe, feliz 2013! Só um detalhe: o disco do Otto saiu. É o Moon 1111. A sonoridade ficou distante do latin jazz, mas o disco está aí. Abs, MauroF

Mauro Ferreira disse...

Grato, Vladimir. Feliz 2013 para vc e para todos os leitores de Notas Musicais. Abs, MauroF

Maria disse...

Espero o show de Caetano, o Disco de inéditas de Ney, DVD da Orquestra Imperial, o de Marisa, e as homenagens ao centenário do Poetinha.
Que 2013, seja um ano bem produtivo em termos musicais com muitos lançamentos de Cds, Dvds de qualidade e shows pra gente!

Felipe dos Santos disse...

De fato, Mauro. É que eu só me liguei na versão em EP, encartada na revista "Trip", e achei que a edição completa sairia em 2013. Obrigado - e desculpe pelo erro.

Aproveito e desejo uma coisa própria: que Bridgit Mendler (o mais recente produto da fábrica Disney) continue na música e evolua, dando prosseguimento à linha diferente que mostrou, distante de seus pares e outras estrelas da atualidade, inspirando-se mais na melancolia em moda na música britânica (Adele, Florence & The Machine, Marina & The Diamonds, Ellie Goulding).

Felipe dos Santos Souza

Anônimo disse...

Essa Patetinha da Disney está deixando sua cabeça na lua, Felipe.
E não é a 1111 do Otto.
Antes fosse.
Fui ver as fotos dela, a música não tive coragem, e, hummmmmm, é justo! :-)

PS: Esse DVD da Orquestra Imperial eu compro assim que sair!

igor disse...

Faltou comentar o lançamento do dvd da Gal

flavio ricci disse...

Simone comemora 40 anos de carreira com novo CD ainda no primeiro semestre.

Leonardo Ribeiro - Personal Dancer - BH disse...

Ansioso pelo lançamento do novo álbum de Ana Carolina! Será que sai em que mês, hein?

Daniel disse...

2012 foi um ano fraco pra música brasileira, pelo menos para o meu gosto, vide o espaço que acabou sobrando para o surgimento de hits dispensáveis de michel telo, gusttavo lima e companhia ltda. O hiato para lançamento de inéditas de artistas que aprecio como Jota Quest, Skank e Ana Carolina já soa incomodo. Os albuns fracos da Gadu e da Taviani ainda ajudaram a piorar o (meu)cenário. Foi o ano da musica britanica, dominaram meu player...Adele, Ed Sheeran, Florence, Emeli Sande, Ellie Goulding, Coldplay, Noel Gallagher foram uma injeçao saudavel de hits com conteudo e originalidade no mercado. Dos lançamentos americanos, destaco Red, The Truth About Love e Warrior, boas incursões femininas pelo pop rock.

Pedro Progresso disse...

espero um ano cheio de notas!
sucesso, Mauro!

e pra adicionar:
- o dvd de Criolo e Emicida dirigido por Paula Lavigne

- a trilha pra teatro e a homenagem a Nelson Cavaquinho de Rômulo Fróes

- vinis! muitos vinis