Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 26 de janeiro de 2013

Leny Andrade chega aos 70 anos (ainda) sem receber as flores em vida

É com injusto silêncio da mídia msuical que Leny Andrade completa 70 anos neste sábado, 26 de janeiro de 2013. Já é clichê se referir à artista carioca como a mais jazzística das cantoras brasileiras. Mas o clichê é verdadeiro, ao menos em parte. Hábil nos scats, Leny Andrade de Lima é mestra na arte do canto pautado pela influência do jazz. Tanto que sua musicalidade aguçada a tornou uma das cantoras preferidas dos músicos do Brasil e do Exterior ao longo de seus respeitáveis 55 anos de carreira. Com sua bossa, Leny deita e rola no balanço do samba. Contudo, é redutor associar o canto de Leny Andrade apenas ao jazz, ao samba e à Bossa Nova. O apurado senso rítmico da intérprete - ainda uma sensação quando solta a voz, como apregoado no título de LP de 1961 - a credencia a transitar com maestria por esses gêneros, é fato. Só que a cantora sabe também dar voz também a boleros e a baladas de alta carga sentimental, aliando técnica e emoção com precisão. Com trânsito livre no circuito musical dos Estados Unidos, Europa e Japão, Leny Andrade hoje é possivelmente mais valorizada fora do Brasil do que em seu próprio país. A nota dissonante é que a cantora chega aos 70 anos sem ainda ter recebido em vida todas as flores a que faz jus por seu canto único, belo e exemplar.

22 comentários:

Marcelo disse...

Leny é maravilhosa!!! Vida longa pra nossa cantora!!!

Mauro Ferreira disse...

Visite a página de Notas Musicais no Facebook.

Mauro Ferreira disse...

Eduardo Cáffaro, sorry, deletei seu comentário por engano. Ficarei grato se puder postar de novo.

Rafael disse...

Grande cantora. 70 anos bem vividos, regado a muita boa música produzida! Parabéns, Leny! Que neste ano de 2013 você possa lançar novo disco e nos brindar com seu vozeirão, seu charme e elegância.

lurian disse...

Lastimável que num país que se curva diante de tanta coisa menor, se deixe de reconhecer a grandeza de Leny. Mas é isso ai, nem todos alcançam sua sofisticação...

Rafael disse...

Liza Minelli adora Leny. As duas são muito amigas. E é totalmente injusta a mídia não dar o devido reconhecimento e valor que a cantora merece. Mas ao menos, os fãs compensam essa enorme falha da imprensa. Que ela possa continuar produzindo muita boa música que emana dela.

Rafael disse...

Liza Minelli adora Leny. As duas são muito amigas. E é totalmente injusta a mídia não dar o devido reconhecimento e valor que a cantora merece. Mas ao menos, os fãs compensam essa enorme falha da imprensa. Que ela possa continuar produzindo muita boa música que emana dela.

Tombom disse...

Salve, salve Leny! Hábil nos "scats", nos boleros e em tudo o mais que (en)canta com sua voz!

noca disse...

Enquanto tem um batalhao de intelectuais,formadores de opinião provedores de espaços na mídia,defendendo apenas o politicamente correto da cultura dos excluidos,esquecem da fabulosa Leny Andrade.Não sou radicalmente contra essas teorias,mas gostaria muito de ver a Leny,por ex. no programa da Regina Casé.

Denilson Santos disse...

O Brasil é craque em negar flores em vida aos seus mestres.

Nesses tempos atuais, então, de artistas fabricados e pseudo-cults, dificilmente esse reconhecimento irá acontecer.

Viva Leny, sempre!!

abração,
Denilson

Rodrigo disse...

Falou e disse, Mauro! Leny merece todas as homenagens! Abs

Eduardo Cáffaro disse...

kkk, acontece Mauro. Não vou lembrar de tudo, mas só deixar aqui que a mídia no Brasil é cruel, e manipulada. A cultura e a boa música do Brasil, ficou marginalizada, e gêneros que ao invêz de ajudar no crescimento intelectual das pessoas, são substituídos por aqueles que não exigem nenhum pensamento, apenas seguir os lalalas e lelelês ... pessoas inteligentes não interessam aos políticos nesse País, senão estes que lá estão, não estariam. Salve Leny, parabens pela linda carreira.

Yuri disse...

Leny Andrade é uma das maiores artistas que já pude ver num palco. Sempre ao lado de grandes músicos e repertório irrepreensível, com que facilidade aflora sua fantástica inteligência musical, sensibilidade de intérprete, simpatia, comunicabilidade... e que voz!
Parabéns Leny! E que o Brasil desfrute apenas daquilo que merece: Gustavo Lima, Naldo, Paula Fernandes, Latino, Waleska Popozuda, Michel Teló etc

Unknown disse...

Olá, Mauro,

A cantora Leny Andrade nasceu em 25 de janeiro.
A data correta consta no site da própria cantora e no livro da coleção "Aplausos".

Abraços,

Vivvy

Unknown disse...

Olá, Mauro,

A cantora Leny Andrade nasceu em 25 de janeiro.
A data correta consta no site da própria cantora e no livro da coleção "Aplausos".

Abraços,

Vivvy

Mauro Ferreira disse...

Unknown, sei que essa data de 25 de janeiro é apontada pela maioria das fontes (inclusive na biografia postada no site de Leny), mas a data correta de seu nascimento é 26 de janeiro. Essa é a data informada pela cantora em seu Facebook, inclusive. Abs, grato pelo toque, MauroF

Luca disse...

Parabéns Leny! Essa sabe cantar!

Raphael Vidigal disse...

Mauro, faço questão de lhe enviar o link com a entrevista que fiz com Leny, justamente sobre a data, para o Hoje em Dia: http://www.esquinamusical.com.br/entrevista-leny-andrade/

P.S.: Recentemente lhe entrevistei, por telefone, a respeito de Evaldo Braga, a matéria já foi publicada. Espero que tenha visto! Grande prazer. Abraços

rogerio santos disse...

"...Leny Andrade hoje é possivelmente mais valorizada fora do Brasil do que em seu próprio país. "

Bom dia Mauro, é uma pena que tenha que ser assim... tantos artistas, compositores e cantores importantes tendo que "vender o peixe" lá fora. Outro exemplo é a Joyce, que lança CDs no Japão e na Europa e tem dificuldades para fazê-lo por aqui.

A Leny Andrade realmente canta muito e o ostracismo é uma grande injustiça.

Abraços e boa semana,
Rogerio

KL disse...

a culpa é do tropicalismo, que só existiu por causa da bossa nova já que seus líderes foram catapultados ao estrelato por causa de Nara Leão. Em apenas 9 anos de existência domovimento,"decretaram" que aquilo tudo(que até agora não superaram) era "bossa velha". Hoje, ganham fortunas fazendo showzinho de voz e violão.

Anônimo disse...

Nossa, como o que o Noca disse é importante. Precisamos pensar muito nestas sábias palavras. Quem sao os verdadeiros excluídos, no momento em que os excluídos socialmente tem acesso a produçao e divulgaçao cultural com uma potencia midiática incrível?

ADEMAR AMANCIO disse...

Feliz contatação,as televisões e radios no Brasil só servem aos excluídos e ignorantes.(Nada a ver com classe social em).A burrice impera geral.