Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Enérgico, 'True north' rebobina o punk no tempo (veloz) do Bad Religion

Resenha de CD
Título: True north
Artista: Bad Religion
Gravadora: Epitaph Records
Cotação: * * * *

Ao discorrer sobre o 16º álbum de estúdio do Bad Religion, True north, o guitarrista do grupo norte-americano - Brett Gurewitz, produtor do disco ao lado de Joe Barresi - revelou que a intenção da banda foi fazer um disco com a energia e a velocidade do punk sem prejuízo do que Gurewitz chama de densidade conceitual. Dito e feito. Lançado nos Estados Unidos nesta terça-feira, 22 de janeiro de 2013, True north vai converter os fãs fiéis do Bad Religion, grupo em atividade desde 1979 com sua combinação de punk e hardcore. Trata-se de álbum coeso, enérgico, veloz. Literalmente rápido. Tanto que apresenta 16 músicas em pouco mais de meia hora. Sucessor de The dissent of man (2010), True north mostra uma banda afiada. Sem jamais trair o espírito punk do disco, Greg Graffin dá voz a temas velozes e furiosos como Fuck youLand of endless greed e Vanity (esta já divulgada pela banda antes do lançamento do álbum, assim com a música-título True north). Não há novidades, exceto o fato de o guitarrista Brett Gurewitz se aventurar como cantor na faixa Dharma and the bomb sem deixar o CD perder pique. A queda de velocidade acontece somente em Hello cruel world, faixa mais lenta e menos envolvente. Past is dead começa como balada, mas logo se ajusta ao tempo punk de True north. Repleto de temas ganchudos, com refrãos e acabamento pop nem sempre perceptíveis no cancioneiro do universo punk, True north reitera o estilo clássico do Bad Religion com competência. É álbum à altura da discografia áurea (e das origens) da banda.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Ao discorrer sobre o 16º álbum de estúdio do Bad Religion, True north, o guitarrista do grupo norte-americano - Brett Gurewitz, produtor do disco ao lado de Joe Barresi - revelou que a intenção da banda foi fazer um disco com a energia e a velocidade do punk sem prejuízo do que Gurewitz chama de densidade conceitual. Dito e feito. Lançado nos Estados Unidos nesta terça-feira, 22 de janeiro de 2013, True north vai converter os fãs fiéis do Bad Religion, grupo em atividade desde 1979 com sua combinação de punk e hardcore. Trata-se de álbum coeso, enérgico, veloz. Literalmente rápido. Tanto que apresenta 16 músicas em pouco mais de meia hora. Sucessor de The dissent of man (2010), True north mostra uma banda afiada. Sem jamais trair o espírito punk do disco, Greg Graffin dá voz a temas velozes e furiosos como Fuck you, Land of endless greed e Vanity (esta já divulgada pela banda antes do lançamento do álbum, assim com a música-título True north). Não há novidades, exceto o fato de o guitarrista Brett Gurewitz se aventurar como cantor na faixa Dharma and the bomb sem deixar o CD perder pique. A queda de velocidade acontece somente em Hello cruel world, faixa mais lenta e menos envolvente. Past is dead começa como balada, mas logo se ajusta ao tempo punk de True north. Repleto de temas ganchudos, com refrãos e acabamento pop nem sempre perceptíveis no cancioneiro do universo punk, True north reitera o estilo clássico do Bad Religion com competência. É álbum à altura da discografia áurea e das origens da banda.

Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael disse...

Tem algumas músicas antigas do Bad Religion muito boas. Atualmente não sei se a banda continua tão boa como era. O disco foi postado na íntegra para audição no Youtube desde a semana passada, pela própria banda.