Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Trilha de 'Salve Jorge' desenterra a MPB escondida sob o 'lixão' musical

Já nas lojas, em edição da Som Livre, o CD com a trilha sonora da novela Salve Jorge representa certo upgrade em relação à seleção musical da antecessora Avenida Brasil. Se a trilha anterior propagava sobretudo o lixão que infesta as paradas brasileiras, a trilha de Salve Jorge dá (certa) visibilidade à MPB que jaz soterrada sob esse lixão. Caetano Veloso contribui com gravação inédita de Tiranizar, samba feito em parceria com Cezar Mendes que ganha seu melhor registro no CD Salve Jorge. Além das duas músicas inéditas de Roberto Carlos, Esse cara sou eu (balada da lavra solitária do Rei) e Furdúncio (funk melody assinado pelo cantor com o parceiro Erasmo Carlos), a trilha sonora rebobina gravações de Nana Caymmi (o bolero Quando o amor acontece, de João Bosco e Abel Silva), Maria Bethânia (Vive, a canção bluesy que recebeu de Djavan em 2011 e que gravou com o violão do compositor), Tim Maia (1942 - 1988) (Aquele abraço, o samba-exaltação carioca de Gilberto Gil), Maria Rita (o bolero Me deixas louca, faixa promocional do CD/DVD Redescobrir) e Ney Matogrosso (Mesmo que seja eu, hit de Erasmo Carlos em 1982). Seu Jorge canta o inédito tema de abertura da trama, Alma de guerreiro, parceria de Jorge com Gabriel Moura, Pretinho da Serrinha e Leandro Fab.

4 comentários:

Rafael disse...

Não sou noveleiro, porém há algumas músicas boas nessa trilha sonora. Bethânia com a linda e sensível "Vive", Caetano com a bela e inspirada "Tiranizar" (que deveria ter entrado em seu recente disco), o alto astral de Tim Maia com "Aquele Abraço", Ney com a pegajosa e ótima "Mesmo Que Seja Eu", Maria Rita com sua versão particular do inspirado bolero "Me Deixas Louca", entre tantas outras pérolas do belo cancioneiro nacional. Pena que colocaram aí no meio algumas abominações como Naldo com Preta Gil, Thcê Garotos, Michel Teló com Sorriso Maroto. Tirando essas bizarrices, a trilha ficou boa no geral.

Rafael disse...

A banda é tão ruim que até errei o nome: Tchê Garotos.

Maria disse...

Pra mim, a melhor trilha sonora é de Lado a Lado mil vezes melhor.

ADEMAR AMANCIO disse...

Quem destoa é o Roberto carlos com aquele "cara" que é ele.