Mauro Ferreira no G1

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quarta-feira, 11 de abril de 2012

Questões legais atrasam reedições de gravações de Wando nos anos 70

Questões legais - relativas às autorizações para reedições de determinados fonogramas - estão atrasando o projeto da empresa Microservice de repor em catálogo a obra gravada por Wando (1945 - 2012) na década de 70. A Microservice - que tem licença para explorar o catálogo da extinta gravadora Copacabana (atualmente em poder da EMI Music) - prepara, com o auxílio do pesquisador Rodrigo Faour, reedições dos fonogramas do início da carreira do cantor. Lançados entre 1973 e 1979, os seis primeiros álbuns de Wando saíram pelo selo Beverly (divisão da Copacabana) e pela própria Copacabana. Tais discos iniciais - Glória a Deus no Céu e Samba na Terra (1973), Wando (1975), Porta do Sol (1976), Ilusão (1977), Gosto de Maçã (1978) e Gazela (1979) - formam a parte mais expressiva da obra fonográfica do artista, que, a partir dos anos 80, gravaria repertório voltado para erotismo de tom populista. Contudo, a necessidade de ter a liberação para reeditar todos os fonogramas vem adiando a chegada do projeto ao mercado fonográfico - problema também enfrentado pela Microservice com as edições das caixas com álbuns da cantora Elizeth Cardoso (1920-1990) na Copacabana.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Questões legais - relativas às autorizações para reedições de determinados fonogramas - estão atrasando o projeto da empresa Microservice de repor em catálogo a obra gravada por Wando (1945 - 2012) na década de 70. A Microservice - que tem licença para explorar o catálogo da extinta gravadora Copacabana (atualmente em poder da EMI Music) - prepara, com o auxílio do pesquisador Rodrigo Faour, reedições dos fonogramas do início da carreira do cantor. Lançados entre 1973 e 1979, os seis primeiros álbuns de Wando saíram pelo selo Beverly (divisão da Copacabana) e pela própria Copacabana. Tais discos iniciais - Glória a Deus no Céu e Samba na Terra (1973), Wando (1975), Porta do Sol (1976), Ilusão (1977), Gosto de Maçã (1978) e Gazela (1979) - formam a parte mais expressiva da obra fonográfica do artista, que, a partir dos anos 80, gravaria repertório voltado para erotismo de tom populista. Contudo, a necessidade de ter a liberação para reeditar todos os fonogramas vem adiando a chegada do projeto ao mercado fonográfico - problema também enfrentado pela Microservice com as edições das caixas com álbuns da cantora Elizeth Cardoso (1920-1990) na Copacabana.

ADEMAR AMANCIO disse...

a fase setentista do wando dá pra ouvir.

Rafael disse...

Os discos de anos 70 são sensacionais!!! Excelentes discos cabeça, há músicas com um certo engajamento político e social. Além de bom sambas também. Já passou da hora de seus primeiros discos serem lançados em alta qualidade sonora, no formato de CD e com encartes luxuosos.

KL disse...

Item indispensável para quem quer (re)descobrir a música popular brasileira. Algumas faixas são de uma ousadia ímpar, sobretudo em se tratando de um artista 'héterossexual', pois pelo menos três são homoeróticas ou, no mínimo, de duplo sentido. "São Paulo e Essa Gente Tão Só", por exemplo, é um tapa na cara e antecipa Criolo três décadas antes. Nessa fase, ele mistura samba-rock-soul com faixas românticas ao mesmo tempo simples e densas. Cinco estrelas.