Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Eu Raio X radiografa bipolaridade afetiva de Taviani em tom confessional

Resenha de CD
Título: Eu Raio X
Artista: Isabella Taviani
Gravadora: IT Produções / Microservice
Cotação: * *

Quinto disco de Isabella Taviani, Eu Raio X radiografa tempestades e calmarias da vida amorosa da artista carioca, ora de cabelo raspado à máquina 3. Essa bipolaridade afetiva é exposta em cancioneiro de tom confessional, quase todo autoral, ainda que a atual parceira de Taviani, Myllena, seja a autora solitária da (boa) canção Raio X, destaque do repertório irregular e musa inspiradora do título do álbum produzido pelo versátil instrumentista André Vasconcellos sob a direção artística da própria Taviani. No que diz respeito à sonoridade, Eu Raio X reedita a elegância do disco anterior de Taviani, Meu Coração Não Quer Viver Batendo Devagar (2009), produzido por Jr. Tostoi e Rodrigo Campello. Taviani continua inclusive cantando em tons mais serenos, evitando a exposição over de outros discos. Mas Eu Raio X peca por não desenvolver a salutar diversidade de seu antecessor. No disco de 2009, o melhor da artista, Taviani abriu parcerias (com Zélia Duncan e Jorge Vercillo, por exemplo) e experimentou outros ritmos, caindo até no samba em faixa-bônus. Eu Raio X se pauta basicamente pelo cancioneiro confessional da autora, soando bem popular em faixas como Estrategista (Isabella Taviani), balada que rumina mágoas de amor assumido que ousa dizer o nome dela. É o temporal afetivo, contraponto para momentos de sol como o retratado n'A Canção que Faltava (Isabella Taviani), flash que capta o instante iluminado da chegada da paixão. Em clima mais intenso, as guitarras de Jr. Tostoi ressaltam a ferocidade dos versos de Encaixotei Minha Paz (Isabella Taviani e Myllena), única faixa mais próxima do universo do pop rock, roçado também por Contradição (Isabella Taviani). Já Norte (Isabella Taviani) reanima o fantasma da comparação com Ana Carolina que assombrou Taviani no início de sua carreira fonográfica. Entre canções que acabam soando parecidas umas com as outras, Deixa Estar (Isabella Taviani) se impõe pela melodia levemente mais sedutora e A Palavra Errada (Isabella Taviani) se diferencia pela levada pop. Mas é na segunda metade que Eu Raio X surpreende mais pelo flerte com o funk esboçado no refrão de Mulher Sábia (Isabella Taviani e Myllena), pela delicadeza de Roda Gigante (Isabella Taviani) - realçada pelo ukelele tocado pela própria cantora - e pelo acordeom que pontua o arranjo de E Se Eu Fosse te Esperar? (Isabella Taviani). No fim, dividindo os vocais com a parceira Myllena, Taviani narra a história fabulosa de A Imperatriz e a Princesa (Isabella Taviani e  Myllena), lésbico conto de fadas encerrado no clima celta do tema Festa de Casamento (Pedro Braga). Passadas as tempestadades, Isabella Taviani celebra momento de união e calmaria afetiva ao fim deste confessional CD Eu Raio X.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Quinto disco de Isabella Taviani, Eu Raio X radiografa tempestades e calmarias da vida amorosa da artista carioca, ora de cabelo raspado à máquina 3. Essa bipolaridade afetiva é exposta em cancioneiro de tom confessional, quase todo autoral, ainda que a atual parceira de Taviani, Myllena, seja a autora solitária da (boa) canção Raio X, destaque do repertório irregular e musa inspiradora do título do álbum produzido pelo versátil instrumentista André Vasconcellos sob a direção artística da própria Taviani. No que diz respeito à sonoridade, Eu Raio X reedita a elegância do disco anterior de Taviani, Meu Coração Não Quer Viver Batendo Devagar (2009), produzido por Jr. Tostoi e Rodrigo Campello. Taviani continua inclusive cantando em tons mais serenos, evitando a exposição over de outros discos. Mas Eu Raio X peca por não desenvolver a salutar diversidade de seu antecessor. No disco de 2009, o melhor da artista, Taviani abriu parcerias (com Zélia Duncan e Jorge Vercillo, por exemplo) e experimentou outros ritmos, caindo até no samba em faixa-bônus. Eu Raio X se pauta basicamente pelo cancioneiro confessional da autora, soando repetitivo em faixas como Estrategista (Isabella Taviani), balada que rumina mágoas de amor assumido que ousa dizer o nome dela. É o temporal afetivo, contraponto para momentos de sol como o retratado n'A Canção que Faltava (Isabella Taviani), flash que capta o instante iluminado da chegada da paixão. Em clima mais intenso, as guitarras de Jr. Tostoi ressaltam a ferocidade dos versos de Encaixotei Minha Paz (Isabella Taviani e Myllena), única faixa mais próxima do universo do pop rock, roçado também por Contradição (Isabella Taviani). Já Norte (Isabella Taviani) reanima o fantasma da comparação com Ana Carolina que assombrou Taviani no início de sua carreira fonográfica. Entre canções que acabam soando parecidas umas com as outras, Deixa Estar (Isabella Taviani) se impõe pela melodia levemente mais sedutora e A Palavra Errada (Isabella Taviani) se diferencia pela levada pop. Mas é na segunda metade que Eu Raio X surpreende mais pelo flerte com o funk esboçado no refrão de Mulher Sábia (Isabella Taviani e Myllena), pela delicadeza de Roda Gigante (Isabella Taviani) - realçada pelo ukelele tocado pela própria cantora - e pelo acordeom que pontua o arranjo de E Se Eu Fosse te Esperar? (Isabella Taviani). No fim, dividindo os vocais com a parceira Myllena, Taviani narra a história fabulosa de A Imperatriz e a Princesa (Isabella Taviani e Myllena), lésbico conto de fadas encerrado no clima celta do tema Festa de Casamento (Pedro Braga). Passadas as tempestadades, Isabella Taviani celebra momento de união e calmaria afetiva ao fim deste confessional CD Eu Raio X.

Eduardo disse...

Se é uma tortura ler a respeito, imagine ouvir!

Daniel disse...

Nossa não entendi as 2 estrelas então. Se o canto não está over, se a sonoridade é elegante e as letras e melodias são boas (algumas até destacadas individualmente por você), a avaliação tão baixa seria apenas pela sonoridade muito parecida ao longo do album todo rs ?! PS: Ainda não ouvi o album, mas o da Marisa por exemplo tb tem uma sonoridade muito linear, da primeira a ultima faixa parece ser uma só e nem por isso foi tão mal avaliado.

Rafael disse...

O grande defeito desta cantora é ter uma voz excessivamente parecida com a da Ana Carolina. Isso acaba estagnando sua carreira, o que não acaba lhe permitindo alçar vôos maiores dentro da música...

Ednei Martins disse...

Dessa ninhada eu consigo gostar mesmo é da Cássia!

santana disse...

O tom verborreico, autorreferente, 'confessional' de Taviani talvez seja útil pra ela (catarse?), mas do ponto de vista musical........porta-me lá!

Ana carolina tb patina nesse 'universo', frequentemente, mas, vez em qdo encontra um rumo e vai...e `as vezes vai bonito. Não é o caso aqui.

Anônimo disse...

Gosto de algumas coisas da Taviani, até aquela de raspar dos dedos as digitais, gosto bastante das regravações de ternura e caminhos cruzados, só acho que se pautar em repertório apenas autoral não está com nada.

Rêeh disse...

‎' Pessoas tem diferentes linhas de pensamentos, e o conceito de liberdade de expressão é o que mais encontro nas canções de Isabella Taviani, ao meu ver, no disco " Eu Raio X" essa liberdade de expressão está muito mais escancarada, afinal, cantar a essência da própria alma, cifrar os sentimentos reais fluindo na pele, não é pra qualquer um. Isabella expõe com ousadia e coragem caldeirões de sentimentos vividos ao longo de sua Vida, pra mim (Reeh Mazzulo)Fã Incondicional de Isabella é um privilégio entrar no seu íntimo através das novas canções, onde ela canta com Paixão o Amor vivido na pele. Interagir com a "totalidade" foi o propósito de Isabella Taviani, e não é preciso ter olhos de Super Herói pra ver isso. Ouça e sinta!

Rêeh disse...

‎' Pessoas tem diferentes linhas de pensamentos, e o conceito de liberdade de expressão é o que mais encontro nas canções de Isabella Taviani, ao meu ver, no disco " Eu Raio X" essa liberdade de expressão está muito mais escancarada, afinal, cantar a essência da própria alma, cifrar os sentimentos reais fluindo na pele, não é pra qualquer um. Isabella expõe com ousadia e coragem caldeirões de sentimentos vividos ao logo de sua Vida, pra mim (Reeh Mazzulo) Fã Incondicional de Isabella é um privilégio entrar no seu íntimo através das novas canções, onde ela canta com Paixão o Amor vivido na pele. Interagir com a "totalidade" foi o propósito de Isabella Taviani, e não é preciso ter olhos de Super Herói pra ver isso. Ouça e sinta!

joao11 disse...

realmente "Meu Coração Não Quer Viver Batendo Devagar" é o melhor CD dela, de longe!