Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 28 de abril de 2012

Parceiro de Gerônimo em 'É d'Oxum', Vevé Calazans sai de cena aos 64

Menos de um mês após a morte de Ederaldo Gentil (1943 - 2012), em 30 de março, a Bahia perde outro compositor importante. Vevé Calazans (1947 - 2012) saiu de cena aos 64 anos neste sábado, 28 de abril, vítima de complicações decorrentes de um câncer no pulmão. Vevé estava internado em hospital de Salvador (BA), cidade citada  na letra de seu maior sucesso, É d'Oxum, composto em parceria com Gerônimo. Bela música lançada por Gerônimo em disco de 1985, É d'Oxum mereceu duas expressivas regravações das cantoras Elba Ramalho (no álbum Felicidade Urgente, de 1991) e Gal Costa (em faixa do álbum Gal, de 1992). Projetado como compositor nos anos 70,  sobretudo quando Emílio Santiago gravou o samba Nega em seu LP Comigo É Assim (1977), Vevé Calazans foi parceiro de Roberto Mendes em Fruta Mulher, música gravada por Nana Caymmi em 1985. Com Gerônimo, Vevé compôs joias da música afro-baiana. Além de É d'Oxum, vale destacar na produção da dupla Agradecer e Abraçar, composição gravada por Maria Bethânia em 1999 (no seu álbum A Força que Nunca Seca) e regravada por Fabiana Cozza em 2007 em registro primoroso feito para seu álbum Quando o Céu Clarear. Vevé deu voz às suas composições em um disco gravado em 1986 e batizado com seu nome, de grande relevância na música afro-baiana produzida nos anos 80 e 90. Axé, Vevé!

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Se alguém souber o nome verdadeiro de Vevé, favor informar. Acredito que Vevé seja nome artistico. Abs, MauroF

Marcelo Barbosa disse...

E a gravação de Agradecer e Abraçar, linda por sinal, nos Sambas da Bahia não conta, Sr. Crítico? Muito melhor do que a gravação da que se acha cantora de samba.

Marcelo Barbosa disse...

Retificando: se acha diva, cantora de samba de fato ela é.

RURIK VARDA disse...

Vale lembrar também o gostoso samba "Pedra que não cria limo", que ele compôs ao lado de Nilton Alecrim, e que foi um dos primeiros e grandes sucessos de Alcione, registrado no LP "Pra que chorar", no mesmo ano da gravação do Emílio Santiago.

Unknown disse...

O verdadeiro nome de Vevé é Everaldo Calasans.
Acompanhei a parte final da carreira de Vevé. Grande amigo, frequentava sua casa em Itapuã onde praticavamos tênis de mesa que adorava.
Infelizmente, meu grande amigo partiu para outro plano e certamente, está fazendo a alegria por lá com suas maravilhosas composições.
Até mais breve amigo...