Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 7 de abril de 2012

Fernanda Abreu prepara no Rio o primeiro trabalho de inéditas em oito anos

 Fernanda Abreu pode vir a lançar álbum de inéditas neste ano de 2012, o primeiro desde Na paz (EMI, 2004). A cantora e compositora carioca está sem lançar disco desde 2006, ano em que editou CD e DVD na série MTV ao vivo. Mas Abreu ganhou em 2010 coletânea na série Perfil (Som Livre).

27 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Fernanda Abeu vai lançar um álbum de inéditas neste ano de 2012, o primeiro desde Na Paz (2004). A cantora e compositora carioca está sem lançar disco desde 2006, ano em que gravou CD e DVD na série MTV ao Vivo. Mas, em 2010, ganhou coletânea na série Perfil (Som Livre).

Maria disse...

Tudo dessa mulher me irrita! inclusive o nariz hehehe

Rafael disse...

Bom saber que Fernanda está preparando material inédito para um próximo disco. Tomara que venha coisa boa por aí...

Anônimo disse...

Achava que a Fernanda Abreu tinha achado um nicho bem legal pra desenvolver.
Não entendi esse hiato em sua carreira.
Não tem relavância, claro, mas é bem bacana sua existência.

PS: Baita narigão bonito!

Anônimo disse...

A única música dela que conheço é aquela RIO 40 graus, nem sei se esse é o nome da música mesmo. Ela me irritou foi no Carnaval fazendo "comentários"...

Davi e Paty Padovani disse...

Mauro,
Boa noite,
Gostaria de te enviar uma notinha sobre o novo single do Da Ghama, a ser lançado em abril. Favor entrar em contato com daghama.assessoria@gmail.com . Obrigado! Grande abraço. Parabéns pelo trabalho.

Davi Padovani

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rock Brasil 80 - FLAC disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauro Ferreira disse...

João Paulo Costa, refaça seu comentário, por favor, sem pesá-lo com referência a esse triste nome da História, por favor. Abs, obrigado, MauroF

Unknown disse...

Adoro Abreu. Seu álbum Na Paz é um dos meus favoritos. As letras são muito interessante. Esperava por isso a um bom tempo, ainda bem...

Anônimo disse...

Chico Science, Mundo Livre, O Rappa, Planet Hemp, Racionais... estão longe de serem datados. Pelo contrário, foram e são relevantes.

PS: Fiquei curioso em saber quem é o "triste personagem da história" que o cara citou e o Mauro não gostou. Hittler ou Demóstenes?

Luca disse...

essa já deu o que tinha que dar, pode até voltar que nada acontece

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KL disse...

todos postam comentários livremente aqui, mas parece que só eu recebo diretas e indiretas de todo o tipo. Aviso aos navegantes que não tenho pretensão em ser superior a ninguém. Nem inferior.
Quem se dirige a mim dessa forma, na verdade, faz parte do mesmo grupinho de fãs alienados, que não aceitam escutar crítica negativa, como se criticar fosse pecado. Pecado é aplaudir idiotice e ignorar quem realmente tem talento. Aliás, eu me esqueci de que tinha prometido a mim mesmo (depois do episódio Ral/Gecanto) só comentar em posts sobre grandes artistas; preciso sempre me lembrar disso.

Au revoir.

Jefferson Pazini disse...

Este novo trabalho da Fernanda é aguardado a muito tempo por TODOS os fãs dessa artista impar. Ela merece todo o respeito musicalmente falando,afinal foi a precursora na estética dance no começo dos anos 90, ao usar e divulgar o sampler, ao misturar samba, funk e disco music e merece o reconhecimento por ser uma artista politica e socialmente atuante.

Jefferson Pazini disse...

"Essa já deu o que tinha que dar" e "o trabalho dela soa meio datado" são comentários bastante particulares, que não refletem o que os vários fãs da Fernanda acham. Ela tem muito o que falar,não é como uma Claudinha Milk, alienada,vendida e sem rumo na carreira. Ela sabe o que quer, ela sempre soube o que faz. Parafraseando Zeca Camargo, "o Brasil inteiro será sempre agradecido a Fernanda Abreu", a única a fazer um verdadeiro som dançante nacional, com alma,com energia e com algo concreto a dizer.

Jefferson Pazini disse...

Eu tb acho seu nariz lindo...e ela não me irrita em nada, ao contrário, é APAIXONANTE!

Mauro Ferreira disse...

KL, seus comentários são sempre bem-vindos, como o de qualquer outro leitor. Desde que o tom não seja agressivo, publico tudo, inclusive os que discordam de mim. A questão é que, de uns tempos pra cá, seus comentários andam repetitivos, sempre batendo na tecla já gasta de que nada pós-1982 presta. KL, há quem pense justamente o contrário: que foi de 1982 para cá, com a entrada do pop rock no mercado, que a música brasileira se oxigenou. Enfim, não vou entrar no mérito da discussão - embora particularmente ache que o tempo não espera por ninguém - até por falta de tempo. Não costumo sequer postar comentários (exceto quando me apontam erros de digitação / informação) porque, caso me dedique a isso, ficaria sem tempo para redigir outros posts (e o blog não é meu ganha-pão, faço por amor à Arte). Só abri exceção e entrei aqui para dizer que acho que vc pode contribuir com o blog sem soar tão repetitivo. Mudar o disco às vezes pode ajudar a reiterar o que pensamos de forma mais eficiente. Sem mais, espero que entenda minha colocação e continue comentando. Abs, MauroF

Anônimo disse...

Isso aí, muda o disco - em todos os sentidos, KL.
O cara manja de música, mas insisti nessa idéia como um maluco.
E aos que discordam sempre cita o Caetano com a sua "Vc não entende nada"
Ora, Mano Caetano seria o primeiro a rir desse seu ponto de vista.

"Quem tem idéia fixa é doido"

Ulisses Guimarães

KL disse...

Mauro,

Obrigado pelo toque e pela dica; quanto à minha repetição mencionada por você (a mpb acabou em 1982), é um bordão que gosto de inserir nos comentários para chamar a atenção dos leitores e provocar a discussão em torno do assunto já que essa é uma ideia minha e bastante particular embora eu realmente acredite nela: a prova real e indiscutível está aí: houve mudança e oxigenação não há dúvida, porém a decadência é inegável. Em quem a Geração 2000 se espelha de fato?
O restante do que escrevo, pelo menos assim penso eu, está ligado ao assunto específico de cada post. Enfim, vou me policiar, afinal a patrulha ideológica na Net é mais radical do que aquela dos anos 1970, e de patrulha já basta a rádio.

Au revoir, abraço!
PS:vou apagar os comentários desse post poque, realmente, eu tinha me prometido não entrar em posts de artistas que eu não considerasse grandes ou importantes para mim, na minha opinião. É o caso desse. Mas seu recado está guardado no meu acervo mcomo lembrete importante.

KL disse...

Um dos coments permanece porque não consegui deletá-lo ainda. Vou tentando...

Rafael disse...

Gostaria de saber quem é o personagem triste da história que o Mauro citou... Às vezesm, a gente fica sem ler certos comentários e acaba acontecendo zilhões de coisas aqui. E olha que sempre leio todos os comentários em todas as notícias... Enfim, gosto do nariz da Fernanda, é um charme seu. É estupidez alguém achar que o nariz da moça tem alguma importância... O que importa é a música que ela faz, que é boa, e não o seu nariz. O nariz é dela, e ela faz o que bem entender do mesmo. Não acho que Fernanda Abreu "deu o que tinha que dar". Ela é talentosa, canta bem e tem um bom repertório naquilo que ela resolveu investir como cantora... Quem já deu o que tinha que dar é cantor sem talento, cantor de música sertaneja jovem, cantor de funk, entre outros lixos sonoros do gênero... Comentários impensados e injustos sobre a Fernandoca... Assino embaixo em tudo o que o Jefferson diz. Quanto ao KL, acho-o um cara legal e que entende de música, porém também concordo que você bate na mesma tecla insistentemente e incansavelmente nesse ponto de que tudo pós-1982 é ruim... Discordo inteiramente dessa sua idéia de que não há cantoras talentosas hoje em dia... Há sim!!! Porém basta separar o joio do trigo. Acho que você deva abrir e expandir a sua mente para as coisas boas que há hoje em dia também, não é só no passado que existiam coisas boas sendo feitas na música. Muita coisa boa foi produzida no passado, mas também muita porcaria foi feita. De qualquer forma, não acho que você deveria tentar excluir seu comentário aqui. Abraço.

Márcio Ferrnandes disse...

Estou torcendo muito por um disco da Fernanda. Durante esses anos ela desenvolveu um trabalho de qualidade na música pop brasileira. Ela e música merecem novos dias de glória.

Márcio Ferrnandes disse...

Mauro, o sobrenome da Fernanda foi escrito errado.

Abraço.

Marcello Taurino disse...

Na minha opinião, FERNANDA ABREU É UMA DIVISORA DE ÁGUAS NA MÚSICA BRASILEIRA!!! Ela pode até nem ser tão popular qto deveria, mas FOI À PARTIR DE SUA CARREIRA SOLO QUE MUITOS ARTISTAS ALCANÇARAM FAMA E SUCESSO DEPOIS DE "APRENDEREM COM ELA" A UTILIZAR SUAS "FERRAMENTAS DE TRABALHO"!!! FERNANDA ABREU É UMA DAS ARTISTAS MAIS IMPORTANTES NA MÚSICA BRASILEIRA POR CONTA DE SUA INFLUENCIA TRANSFORMADORA NA NOSSA MÚSICA ATUAL, MAS ISSO SÓ QUEM SABE É QUEM ACOMPANHA O TRABALHO DESTA ARTISTA DE MANEIRA UM POUCO MAIS ÍNTIMA!!!