Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 22 de abril de 2012

'Sarau' dá voz a sete 'novos talentos da MPB' no rastro do êxito de Gadú

Resenha de CD / DVD
Título: Sarau - Novos Talentos da MPB
Artistas: Aureo Gandur e Fred Sommer, Daniel Chaudon, Gugu Peixoto, João Guarizo, Taís
              Alvarenga e Toni Ferreira
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * *

Espécie de pau-de-sebo, gênero de disco coletivo que junta diversos artistas em início de carreira para apresentá-los ao mercado e testar o potencial comercial de cada um, o CD e DVD Sarau - recém-lançado pela Universal Music - apresenta sete 'novos talentos da MPB' como está apregoado na capa do projeto. Os eleitos são Daniel Chaudon (que lança simultaneamente seu primeiro álbum, Me Conta Uma Música), Gugu Peixoto, João Guarizo, Taís Alvarenga, Toni Ferreira e a dupla formada por Aureo Gandur e Fred Sommer. Cada artista defende duas músicas - baladas, em sua maioria. No fim, todos cantam Meus Amigos, tema fraterno de João Guarizo. Gravado ao vivo em estúdio, Sarau tem produção assinada por Clemente Magalhães e chega às lojas no rastro do sucesso nacional de Maria Gadú. De certa forma, esses sete artistas militantes na cena indie carioca são em maior ou menor grau ligados à cantora paulista. Gugu Peixoto - que interpreta no Sarau os temas autorais A Chave (parceria com Mayan) e O Líder - é, por exemplo, parceiro de Luís Kiari em Linda Rosa, um dos muitos hits do primeiro disco de estúdio de Gadú. (Bem) realçadas em Sarau pela produção elegante de Clemente Magalhães, as afinidades entre os artistas são evidentes. A ponto de a canção O Gosto de Ser (Daniel Chaudon, Luís Kiari e Nuria Mallena) - tema mais inspirado da irregular obra autoral de Chaudon - ter seu título repetido em versos de Paira (Toni Ferreira, Luís Kiari, Fred Sommer e Gugu Peixoto), música defendida por Toni Ferreira. As afinidades são naturais - até pelo fato haver parcerias entre os sete artistas. Conduzido pelo violão, com adições suaves de percussão, o repertório inédito de Sarau não chega a configurar a formação de uma nova cena carioca. Os 'novos talentos da MPB' formam mais uma turma do que um movimento.  Jogador (Aureo Gandur e Fred Sommer) - tema cantado pela (boa) dupla autora da composição - e Na Vida Interior (João Guarizo) saltam aos ouvidos em especial por esboçar personalidade própria para seus autores e intérpretes (Pomba também voa alto e com suingue, reiterando a personalidade de Guarizo). Única voz feminina da turma, Thaís Alvarenga chama certa atenção, porém mais como cantora do que como compositora. Mesmo assim, nenhum nome demonstra, seja como cantor  ou compositor, a força popular de Gadú, elo entre os eleitos. De todo modo, somente um álbum individual de cada artista vai poder mostrar de forma plena as reais possibilidades - artísticas e comerciais - de cada nome reunido no Sarau.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Espécie de pau-de-sebo, gênero de disco coletivo que junta diversos artistas em início de carreira para apresentá-los ao mercado e testar o potencial comercial de cada um, o CD e DVD Sarau - recém-lançado pela Universal Music - apresenta sete 'novos talentos da MPB' como está apregoado na capa do projeto. Os eleitos são Daniel Chaudon (que lança simultaneamente seu primeiro álbum, Me Conta Uma Música), Gugu Peixoto, João Guarizo, Taís Alvarenga, Toni Ferreira e a dupla formada por Aureo Gandur e Fred Sommer. Cada artista defende duas músicas - baladas, em sua maioria. No fim, todos cantam Meus Amigos, tema fraterno de João Guarizo. Gravado ao vivo em estúdio, Sarau tem produção assinada por Clemente Magalhães e chega às lojas no rastro do sucesso nacional de Maria Gadú. De certa forma, esses sete artistas militantes na cena indie carioca são em maior ou menor grau ligados à cantora paulista. Gugu Peixoto - que interpreta no Sarau os temas autorais A Chave (parceria com Mayan) e O Líder - é, por exemplo, parceiro de Luís Kiari em Linda Rosa, um dos muitos hits do primeiro disco de estúdio de Gadú. (Bem) realçadas em Sarau pela produção elegante de Clemente Magalhães, as afinidades entre os artistas são evidentes. A ponto de a canção O Gosto de Ser (Daniel Chaudon, Luís Kiari e Nuria Mallena) - tema mais inspirado da irregular obra autoral de Chaudon - ter seu título repetido em versos de Paira (Toni Ferreira, Luís Kiari, Fred Sommer e Gugu Peixoto), música defendida por Toni Ferreira. As afinidades são naturais - até pelo fato haver parcerias entre os sete artistas. Conduzido pelo violão, com adições suaves de percussão, o repertório inédito de Sarau não chega a configurar a formação de uma nova cena carioca. Os 'novos talentos da MPB' formam mais uma turma do que um movimento. Jogador (Aureo Gandur e Fred Sommer) - tema cantado pela (boa) dupla autora da composição - e Na Vida Interior (João Guarizo) saltam aos ouvidos em especial por esboçar personalidade própria para seus autores e intérpretes (Pomba também voa alto e com suingue, reiterando a personalidade de Guarizo). Única voz feminina da turma, Thaís Alvarenga chama certa atenção, porém mais como cantora do que como compositora. Mesmo assim, nenhum nome demonstra, seja como cantor ou compositor, a força popular de Gadú, elo entre os eleitos. De todo modo, somente um álbum individual de cada artista vai poder mostrar de forma plena as reais possibilidades - artísticas e comerciais - de cada nome reunido no Sarau.

Luca disse...

se até a própria Gadú já tá perdendo força, que dirá o povo que vem na cola...