Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 16 de abril de 2012

DVD 'O Quintal do Pagodinho' perde o sentido do projeto original de 2001

Resenha de CD e DVD
Título: Zeca Apresenta o Quintal do Pagodinho ao Vivo
Artista: Zeca Pagodinho e convidados
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * *

Desdobramento audiovisual do CD Zeca Apresenta Quintal do Pagodinho, editado em 2001 pela Universal Music, o DVD Zeca Apresenta o Quintal do Pagodinho ao Vivo dilui o sentido e o conceito do projeto original, idealizado para dar voz aos compositores pouco conhecidos que fornecem regularmente sambas para discos de Zeca Pagodinho. Nesta edição ao vivo de 2012, lançada também em CD, são os bambas famosos que fazem a festa no clima descontraído das rodas de samba armadas em Xerém (Baixada Fluminense, RJ), no quintal da casa de Zeca, em 25 e 26 de outubro de 2011. Como isca para fisgar fãs de Zeca, CD e DVD apresentam samba inédito - Em Um Outdoor (Zé Roberto e Adilson Bispo), de tom romântico - na voz do anfitrião. Cantado mal por Zeca, o razoável samba abre roteiro de 24 números que abre espaço para boas intervenções de nomes como Almir Guineto, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Monarco, Sombrinha e Serginho Meriti. Todos cantam sambas bem conhecidos em nítida opção por fazer dessa versão ao vivo do Quintal do Pagodinho mera coletânea de sucessos. Se o pagode não soa totalmente dèjá vu, é por conta da presença de alguns nomes estranhos no ninho de Zeca, como Seu Jorge (bem à vontade em Quintal do Céu, inspirado samba de Jorge Aragão com Wilson Moreira, pérola menos óbvia do rosário de hits), a cantora baiana Mariene de Castro (presença luminosa no Samba pras Moças, de Roque Ferreira com Grazielle), Xande de Pilares (descontraído em Brincadeira Tem Hora, partido de Zeca com Beto Sem Braço) e Jorge Ben Jor (em Mas que Nada, ambientada em clima de pagode sem a diluição total da batida personalíssima do samba de Jorge Ben). Do time de compositores pouco conhecidos, Mumuzinho defende A Voz do Meu Samba, parceria sua com André Renato. A produção de Rildo Hora segue os cânones do gênero, reiterando a sensação de que os frutos colhidos na edição ao vivo do Quintal do Pagodinho já estão um pouco passados, embora ainda saborosos.

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Desdobramento audiovisual do CD Zeca Apresenta Quintal do Pagodinho, editado em 2001 pela Universal Music, o DVD Zeca Apresenta o Quintal do Pagodinho ao Vivo dilui o sentido e o conceito do projeto original, idealizado para dar voz aos compositores pouco conhecidos que fornecem regularmente sambas para discos de Zeca Pagodinho. Nesta edição ao vivo de 2012, lançada também em CD, são os bambas famosos que fazem a festa no clima descontraído das rodas de samba armadas em Xerém (Baixada Fluminense, RJ), no quintal da casa de Zeca, em 25 e 26 de outubro de 2011. Como isca para fisgar fãs de Zeca, CD e DVD apresentam samba inédito - Em Um Outdoor (Zé Roberto e Adilson Bispo), de tom romântico - na voz do anfitrião. Cantado mal por Zeca, o razoável samba abre roteiro de 24 números que abre espaço para boas intervenções de nomes como Almir Guineto, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Monarco, Sombrinha e Serginho Meriti. Todos cantam sambas bem conhecidos em nítida opção por fazer dessa versão ao vivo do Quintal do Pagodinho mera coletânea de sucessos. Se o pagode não soa totalmente dèjá vu, é por conta da presença de alguns nomes estranhos no ninho de Zeca, como Seu Jorge (bem à vontade em Quintal do Céu, inspirado samba de Jorge Aragão com Wilson Moreira, pérola menos óbvia do rosário de hits), a cantora baiana Mariene de Castro (presença luminosa no Samba pras Moças, de Roque Ferreira com Grazielle), Xande de Pilares (descontraído em Brincadeira Tem Hora, partido de Zeca com Beto Sem Braço) e Jorge Ben Jor (em Mas que Nada, ambientada em clima de pagode sem a diluição total da batida personalíssima do samba de Jorge Ben). Do time de compositores pouco conhecidos, Mumuzinho defende A Voz do Meu Samba, parceria sua com André Renato. A produção de Rildo Hora segue os cânones do gênero, reiterando a sensação de que os frutos colhidos na edição ao vivo do Quintal do Pagodinho já estão um pouco passados, embora ainda saborosos.

Anônimo disse...

Capa pavorosa!

Unknown disse...

Uma pena Zeca se prestar a gravar mais um cd ao vivo com musicas totalmente rebobinadas e saturadamente gravadas ate mesmo pelo proprio cantor em outros cds.

Nene disse...

Zeca já perdeu a identidade com os repetitivos e cansativos Álbuns AO VIVO, ACUSTICO etc. E futuramente não deve melhorar não. Ele deveria se aposentar logo. Já basta aguentar o grupo FUNDO DE QUINTAL ter Délcio Luiz como novo vocalista. É muito COCÔ!

Marcelo Barbosa disse...

Em partes eu concordo com o Nene, mas os dois últimos álbuns de estúdio não se enquadram sob esse aspecto.
Agora, eu concordo E MUITO com a opinião sobre o Délcio Luiz no Fundo de Quintal; era melhor ter trazido de volta o Sombrinha que anda sumido do meio discográfico. É um retrocesso trazer vocalista de grupo de pseudo-pagode. Logo eles que são a raiz do que de melhor brotou na quadra da Rua Uranos, trazerem um cara que contribuiu para deturpar o sentido da palavra pagode com suas músicas ruins e mela cuecas. Estão perdidaços!

Marcelo Barbosa disse...

E quanto ao cd/dvd, eu simplesmente AMEI a Rainha do Samba cantando com seus afilhados e em homenagem a outra grande Rainha, Dona Ivone Lara.
Os destaques são: Seu Jorge, Mariene de Castro, Aragão e Martinho da Vila. E dos compositores cantores gostei muito do Fred Camacho!

Jordão disse...

O dvd esta muito bom ,ótimos músicos e arranjos na medida...Só não da para agradar a quem cuturalmente,prefere a mpb,pois sempre vão achar algo p/ criticar o velho e bom samba.

Yago Pessoa da Costa disse...

DVD ta horrível mesmo, 80 mil copias em 1 mês. Palhaçada é ter que ler um bando de besteira. Teve bastante gente conhecida, porém houve oportunidade para nomes como Zé Roberto, Trio Calafrio (Marcos Diniz, Luiz Grande e Barbeirinho), Leandro di Menor, Dunga, Efson, Nelson Rufino e Toninho Geraes ...
http://www.portalsucesso.com.br/noticias/novo-projeto-de-zeca-pagodinho-vende-80-mil-copias