Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 18 de março de 2014

Joyce Moreno apresenta 'Setenta anos', CD de inéditas de Dori Caymmi

Coube a Joyce Moreno - com quem Dori Caymmi gravou o álbum Rio-Bahia, lançado em 2005 no Japão - escrever o texto que apresenta Setenta anos, disco de inéditas que celebra as sete década de vida do cantor, compositor, violonista e arranjador carioca. Eis o texto sucinto e preciso de Joyce sobre o CD de voz e violão que Dori - em foto de Myrian Vilas Boas - lança neste mês de março de 2014, em edição da gravadora Acari Records, com 13 músicas inéditas:

"O violão é a mais perfeita tradução musical do Brasil.  E meu amigo Dori Caymmi é um dos mestres do violão brasileiro. Durante estes tantos anos de amizade e música, não foram poucas as vezes em que me flagrei 'estudando' com ele, observando seus acordes e as harmonias que ninguém no planeta faz igual. O Dori cantor é igualmente sublime, enchendo de sentido e emoção qualquer canção em que se aventure. Mas aqui está o compositor. Aos setenta anos, sem precisar provar mais nada, Dori se reinventa a cada dia, compondo com a fome de bola de um garoto e a calma de um velho marinheiro.

Quando se espera que o compositor descanse sobre a grande obra  já construída, ele vem com este CD, de deslumbrante simplicidade, homenageando o instrumento do qual é ao mesmo tempo parceiro e senhor. Músicas inéditas, despidas de qualquer recurso que não seja a própria beleza, todas infalivelmente matadoras, criadas sobre poemas de Paulo César Pinheiro, parceiro de tantos anos. Canções que falam de um paraíso perdido, um país que talvez só exista ainda na imaginação dos poetas. De um Brasil que hoje, quem sabe, talvez seja apenas uma fotografia na parede. Mas como dói."
        
                      Joyce Moreno
                      Rio de Janeiro, verão de 2014

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Coube a Joyce Moreno - com quem Dori Caymmi gravou o álbum Rio-Bahia, lançado em 2005 no Japão - escrever o texto que apresenta Setenta anos, disco de inéditas que celebra as sete década de vida do cantor, compositor, violonista e arranjador carioca.

Rodrigo disse...

que texto lindo o da joyce!!!

Carlos Cardoso disse...

Esse texto só me ficar mais ansioso em ouvir esta provável obra prima!!

lurian disse...

Dori é como vinho. Só tende a ficar melhor. Muito bom o texto da Joyce.