Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 27 de março de 2014

Exposição documenta, com fotos e textos, trajetória fonográfica de Beth

A foto acima faz parte da exposição Beth Carvalho - A madrinha do samba, inaugurada em 26 de março de 2014, no Centro Cultural João Nogueira, no Rio de Janeiro (RJ), dentro da série Permanências, idealizada pelos curadores Marcio Debellian e Miguel Jost. A exposição documenta a trajetória musical e fonográfica de Beth Carvalho através da exibição de fotos (legendadas pela própria cantora carioca), discos (relacionados em ordem cronológica, sendo que alguns são lembrados com capas e com curiosidades de bastidores) e vídeos. Na foto que ilustra este post, Beth é vista em estúdio com a cantora carioca Elizeth Cardoso (1920 - 1990) durante a gravação do samba Sorriso de criança (Ivone Lara e Délcio Carvalho) para o álbum Saudades da Guanabara, lançado pela sambista em 1989. Os textos da exposição foram escritos na primeira pessoa, tendo sido redigidos pelos curadores com base nas entrevistas feitas com Beth. Ao comentar o álbum Traço de união (1982), por exemplo, Beth revela que a melodia composta por Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) era para ter sido letrada por Chico Buarque, que travou, sem conseguir criar versos para a música, que acabou intitulada Coração de poeta ao ganhar letra do compositor carioca Paulinho Tapajós (1945 - 2013). Detalhe pequeno em meio à grandeza da obra da artista: a coletânea Beth Carvalho canta Cartola - produzida em 2003 pelo pesquisador carioca Rodrigo Faour para a gravadora BMG - está erroneamente apresentada como um disco de carreira da artista, que já caminha para os 50 anos de trajetória musical, a serem comemorados em 2015. Mesmo com um ou outro erro, a exposição revela fatos relevantes sobre essa longa caminhada da eterna Enamorada do sambão.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Barbosa disse...

Eterna Rainha do Samba. Me desculpem as outras, mas está para nascer repertório igual dentro do ritmo.

Marcelo Barbosa disse...

Aliás, não só repertório! Discografia idem!!

Luiz Leite disse...

Concordo com o Marcelo, me desculpem as outras, mas ela é a maior sambista de todos os tempos. Que venham outras homenagens, exposições e muita festa nos 50 anos dessa carreira magistral.

Insensato Mundo disse...

Bela e coerente trajetória. Beth Carvalho é artista admirável!