Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 20 de março de 2014

Aos 39 anos, Jair Oliveira lança DVD que revisa seus 30 anos de carreira

Na semana em que faz 39 anos, completados em 17 de março de 2014, Jair Oliveira lança DVD, Jair Oliveira 30, que resume suas três décadas de atuação profissional no mundo da música. Foi em 1982, dois anos antes de ser convidado para integrar o grupo infantil A Turma do Balão Mágico, que o artista paulista pôs o pé na profissão defendendo a canção Io e te (Renato Pareti e Sérgio Menegale) no Festival de San Remo, tradicional evento da Itália, ao lado de seu pai, o cantor paulista Jair Rodrigues. Não é por acaso que Io e te aparece logo no início do roteiro do show gravado ao vivo em 23 de julho de 2011 em apresentação do cantor e compositor  no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (SP). Em número que revive o dueto de pai e filho no festival italiano, Io e te é a segunda música do roteiro, aberto com Disparada (Geraldo Vandré e Theo de Barros) - sucesso na voz de Rodrigues em 1966 - para lembrar que, na realidade, os primeiros passos musicais do artista foram dados ao lado de seu pai, que acaba de fazer 75 anos (completados em fevereiro) e de lançar o álbum duplo Samba mesmo, produzido por Oliveira. Posto nas lojas pela gravadora Som Livre, o DVD Jair Oliveira 30 passa em revista as três décadas do cantor, que formou dupla com Simony após sair do Balão Mágico. O dueto está representado no roteiro por Coração de papelão (Puppy love) (Paul Anka em versão em português de Edgard B. Poças), número feito com a adesão de Simony. Em carreira solo desde 2001, ano em que lançou o álbum Dis'ritmia, Jair Oliveira sempre esteve ligado, na fase adulta de sua carreira, aos artistas da gravadora Trama. A turma - Daniel Carlomagno, Luciana Mello (irmã de Jair), Max de Castro, Pedro Mariano e Wilson Simoninha - entra em cena em músicas como Samba raro (Max de Castro e Bernardo Vilhena), Simples desejo (Daniel Carlomagno e Jair Oliveira) e Tiro onda (Jair Oliveira), samba que se destacou no repertório do melhor disco solo de Jair Oliveira, Simples (2006). O roteiro inclui Passeando com o papai (Jair Oliveira) - música que representa o projeto infantil Grandes Pequeninos - e Samba da Doca, parceria de Jair com o carioca Seu Jorge. Jair Oliveira 30 sairá em blu-ray.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Na semana em que faz 39 anos, completados em 17 de março de 2014, Jair Oliveira lança DVD, Jair Oliveira 30, que resume suas três décadas de atuação profissional no mundo da música. Foi em 1982, ano em que foi convidado para integrar o grupo infantil A Turma do Balão Mágico, que o artista paulista pôs o pé na profissão defendendo a canção Io e te (Renato Pareti e Sérgio Menegale) no Festival de San Remo, tradicional evento da Itália, ao lado de seu pai, o cantor paulista Jair Rodrigues. Não é por acaso que Io e te aparece logo no início do roteiro do show gravado ao vivo em 23 de julho de 2011 em apresentação do cantor e compositor no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (SP). Em número que revive o dueto de pai e filho no festival italiano, Io e te é a segunda música do roteiro, aberto com Disparada (Geraldo Vandré e Theo de Barros) - sucesso na voz de Rodrigues em 1966 - para lembrar que, na realidade, os primeiros passos musicais do artista foram dados ao lado de seu pai, que acaba de fazer 75 anos (completados em fevereiro) e de lançar o álbum duplo Samba mesmo, produzido por Oliveira. Posto nas lojas pela gravadora Som Livre, o DVD Jair Oliveira 30 passa em revista as três décadas do cantor, que formou dupla com Simony após sair do Balão Mágico. O dueto está representado no roteiro por Coração de papelão (Puppy love) (Paul Anka em versão em português de Edgard B. Poças), número feito com a adesão de Simony. Em carreira solo desde 2001, ano em que lançou o álbum Dis'ritmia, Jair Oliveira sempre esteve ligado, na fase adulta de sua carreira, aos artistas da gravadora Trama. A turma - Daniel Carlomagno, Luciana Mello (irmã de Jair), Max de Castro, Pedro Mariano e Wilson Simoninha - entra em cena em músicas como Samba raro (Max de Castro e Bernardo Vilhena), Simples desejo (Daniel Carlomagno e Jair Oliveira) e Tiro onda (Jair Oliveira), samba que se destacou no repertório do melhor disco solo de Jair Oliveira, Simples (2006). O roteiro inclui Passeando com o papai (Jair Oliveira) - música que representa o projeto infantil Grandes Pequeninos - e Samba da Doca, parceria de Jair com o carioca Seu Jorge. Jair Oliveira 30 sairá em blu-ray.

maroca disse...

Augusto Flávio (Petrolina-Pe/ Juazeiro-Ba)

Mauro, ele só passou a integrar o grupo Balão mágico em 1984 no terceiro disco do grupo. Digo-lhe com consciência, pois nesta época trabalhei em loja de disco.

Mauro Ferreira disse...

Tem razão, Augusto. Grato pelo toque. Abs, MauroF