Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 29 de março de 2014

Miloš toca obra-prima de Joaquín Rodrigo para guitarra no CD 'Aranjuez'

Jovem guitarrista iugoslavo que vem se destacando no universo da música erudita, Miloš Karadaglić se volta para as obras de dois compositores espanhóis, Joaquín Rodrigo (1901 - 1999) e Manuel de Falla (1876 - 1946), em seu terceiro álbum, Aranjuez, lançado pela gravadora alemã Deutsche Grammophon neste anos de 2014, com distribuição mundial da Universal Music, e recém-editado no Brasil. O título Aranjuez se refere ao célebre Concierto de Aranjuez (1939), composto por Rodrigo para guitarra e orquestra.  Na boa companhia da London Philharmonic Orchestra, regida pelo maestro franco-canadense Yannick Nézet-Séguin, Karadaglić toca a obra-prima de Rodrigo, realçando a beleza sublime de Adagio, segundo dos três movimentos do concerto. De Rodrigo, o guitarrista também toca Fantasía para un gentilhombre (1954) e Invocación y danza, tema com o qual Joaquín Rodrigo homenageia Manuel de Falla, compositor de quem Karadaglić toca Homenaje - tema para guitarra composto em 1920 em memória do então recém-falecido compositor francês Claude Debussy (1862 - 1902) - e Danza del molinero, composição do balé El sombrero de tres picos (1919).

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Jovem guitarrista iugoslavo que vem se destacando no universo da música erudita, Miloš Karadaglić se volta para as obras de dois compositores espanhóis, Joaquín Rodrigo (1901 - 1999) e Manuel de Falla (1876 - 1946), em seu terceiro álbum, Aranjuez, lançado pela gravadora alemã Deutsche Grammophon neste anos de 2014, com distribuição mundial da Universal Music, e recém-editado no Brasil. O título Aranjuez se refere ao célebre Concierto de Aranjuez (1939), composto por Rodrigo para guitarra e orquestra. Na boa companhia da London Philharmonic Orchestra, regida pelo maestro franco-canadense Yannick Nézet-Séguin, Karadaglić toca a obra-prima de Rodrigo, realçando a beleza sublime de Adagio, segundo dos três movimentos do concerto. De Rodrigo, o guitarrista também toca Fantasía para un gentilhombre (1954) e Invocación y danza, tema com o qual Joaquín Rodrigo homenageia Manuel de Falla, compositor de quem Karadaglić toca Homenaje - tema para guitarra composto em 1920 em memória do então recém-falecido compositor francês Claude Debussy (1862 - 1902) - e Danza del molinero, composição do balé El sombrero de tres picos (1919).