Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

'Camaleão' e 'Tempo presente', álbuns de Edu, são repostos em catálogo

Dois álbuns lançados por Edu Lobo na gravadora Philips, Camaleão (1978) e Tempo presente (1980), estão sendo repostos em catálogo pela Universal Music em box de sua série Tons. Nas lojas neste mês de agosto de 2103, quando o cantor e compositor carioca festeja 70 anos de vida, a caixa Dois tons de Edu Lobo embala dois discos pouco ouvidos da obra de Lobo, ambos relevantes. Produzido por Sérgio de Carvalho, sob a direção musical de Lobo, Camaleão é disco centrado nas parcerias de Lobo com o poeta Antônio Carlos de Brito (1944- 1987), o Cacaso, letrista de seis das 10 músicas. Branca Dias, Coração noturno e Descompassado são cantadas somente por Lobo. Já Lero lero, Canudos e Sanha na mandinga têm o reforço vocal do Boca Livre, grupo que então dava seus primeiros passos na cena indie do Rio de Janeiro  (RJ). Nome recorrente na ficha técnica de Camaleão, o quarteto carioca também figura na regravação de O trenzinho do caipira (Heitor Villa-Lobos com letra do poeta Ferreira Gullar), faixa orquestrada com cordas arranjadas por Dori Caymmi. Também produzido por Sérgio de Carvalho, Tempo presente alinha participações de Joyce (em Rei morto, rei posto, parceria de Lobo no tema e na música-título Tempo presente), Dori Caymmi (em Desenredo, parceria de Dori com Paulo César Pinheiro) e do grupo vocal Boca Livre (em Angu de caroço). Tal como Camaleão, Tempo presente também tem repertório centrado nas parcerias de Lobo com Cacaso, letrista de músicas como Dono do lugar, Ilha rasa e Quase sempre. Duas joias, enfim.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Dois álbuns lançados por Edu Lobo na gravadora Philips, Camaleão (1978) e Tempo presente (1980), estão sendo repostos em catálogo pela Universal Music em box de sua série Tons. Nas lojas neste mês de agosto de 2103, quando o cantor e compositor carioca festeja 70 anos de vida, a caixa Dois tons de Edu Lobo embala dois discos pouco ouvidos da obra de Lobo, ambos relevantes. Produzido por Sérgio de Carvalho, sob a direção musical de Lobo, Camaleão é disco centrado nas parcerias de Lobo com o poeta Antônio Carlos de Brito (1944- 1987), o Cacaso, letrista de seis das 10 músicas. Branca Dias, Coração noturno e Descompassado são cantadas somente por Lobo. Já Lero lero, Canudos e Sanha na mandinga têm o reforço vocal do Boca Livre, grupo que então dava seus primeiros passos na cena indie do Rio de Janeiro (RJ). Nome recorrente na ficha técnica de Camaleão, o quarteto carioca também figura na regravação de O trenzinho do caipira (Heitor Villa-Lobos com letra do poeta Ferreira Gullar), faixa orquestrada com cordas arranjadas por Dori Caymmi. Também produzido por Sérgio de Carvalho, Tempo presente alinha participações de Joyce (em Rei morto, rei posto, parceria de Lobo no tema e na música-título Tempo presente), Dori Caymmi (em Desenredo, parceria de Dori com Paulo César Pinheiro) e do grupo vocal Boca Livre (em Angu de caroço). Tal como Camaleão, Tempo presente também tem repertório centrado nas parcerias de Lobo com Cacaso, letrista de músicas como Dono do lugar, Ilha rasa e Quase sempre. Duas joias, enfim.

Tombom disse...

Delícia de notícia! vou atrás pra ter o meu box!

antonio disse...

Que bacana! Já estou indo comprar um pra mim. Parece que a coleção Tons está indo bem. Aguardamos agora Quinteto Violado, MPB4 e muitos outros.

Toninho Lima disse...

Uma das melhores notícias musicais do ano!
"Camaleão" só teve uma edição em CD em 1992 e com remasterização apenas razoável.
"Tempo Presente" foi lançado em CD no Japão em 1998, com a qualidade em que os japas são mestres, mas com inversão na ordem das faixas "Balada de Outono" e "Rio das Pedras".
São dois dos melhores discos da discografia de Edu e entre os melhores da MPB. Os músicos que acompanham Edu estão entre os melhores: Antonio Adolfo, Marcio Montarroyos, Mestre Marçal, Mauricio Einhorn, Rubinho, Fernando Leporace...
Duas joias mesmo. Pra se comemorar! :)

Unknown disse...

Amo lero lero. é uma de minhas músicas tema.

KL disse...

Que essa série Tons venda bastante para saírem outros títulos. Aguardamos Simonal (os três da Phillips), Claudette Soares (pelo menos a trilogia Pilantragem), Quarteto em Cy, MPB4, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, o que não falta é coisa boa inédita em cd no acervo da Universal.

Anônimo disse...

Finalmente um relançamento importante. Ufa !

Miyage disse...

Pelas fotos, estava achando que eram discos do Bruno do Biquíni Cavadão!

CN disse...

Lady Zu, Tetê Espíndola, Eduardo Dussek, Claudette Soares, tanta coisa boa que poderia também sair nesta série ...

Unknown disse...

É muio bom saber que artistas como Edu Lobo enfim estão tendo o seu valor artístico reconhecido o suficiente para terem seus discos relançados em CD. Mas só lamento o fato de seu primeiro LP gravado pela Philips em 1967 não ter sido incluído, mesmo que a Dubas tenha o relançado em 2002.