Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 10 de agosto de 2013

Cantora de jazz, boleros e pop, Eydie Gorme sai de cena (quase) aos 85

A cantora norte-americana Edye Gorme (16 de agosto de 1928 - 10 de agosto de 2013) evidentemente não sabia na época, mas, ao aprender espanhol já na infância, deu passo decisivo para a consolidação da segunda fase de sua carreira fonográfica. Gorme - que saiu de cena neste sábado, em Las Vegas (EUA), a menos de uma semana de completar 85 anos - iniciou sua discografia nos anos 50, gravando álbuns de pop jazz que a conectaram à era do swing. A partir da década de 60, Gorme - cujo sobrenome também era grafado Gormé - passou a gravar discos com seu marido Steve Lawrence, sendo que alguns desses álbuns - sobretudo We got us (1960) - obtiveram grande repercussão. Só que Gorme, que estourou em 1963 com a música Blame it on the bossa nova, teve que alternar os LPs gravados com Lawrence com os álbuns em espanhol assinados com o mexicano Trio Los Panchos e voltados para o bolero. Essa fase da obra fonográfica da cantora se iniciou em 1964, com o sucesso de Amor, LP de boleros feito com o trio. Edyie Gorme, a partir de então, se dividiu entre discos gravados em inglês, nos quais enveredou pelo pop, com os mexicanos álbuns com Los Panchos.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Visite a página de Notas Musicais pelo Facebook.

ADEMAR AMANCIO disse...

A Elis dizia que no seu primeiro LP ela queria gravar só boleros na linha dessa cantora.Procurei alguma coisa para ouvir nada encontrei.Agora que ela morreu ficou fácil.