Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 17 de agosto de 2013

Monarco chega aos 80 anos como um símbolo da velha guarda do samba

Nascido em 17 de agosto de 1933, no Rio de Janeiro (RJ), berço de sua querida escola de samba Portela, Hildemar Diniz, o Monarco, completa 80 anos neste sábado, 17 de agosto de 2013, como um dos símbolos nobres da velha guarda do samba carioca e da Portela em especial. O cantor e compositor carioca - autor de sambas como Coração em desalinho (em parceria com Ratinho), Lenço (parceria com Chico Santana), O quitandeiro (com Paulo da Portela), Passado de glória, Tudo menos amor (parceria com Walter Rosa lançada por Martinho da Vila) e Vai vadiar (com Ratinho) - começou sua carreira nos anos 50, mas somente na década de 70 começou a registrar sua obra autoral em álbuns como Monarco (Continental, 1974), Monarco (Eldorado, 1976) e Terreiro (Eldorado, 1980). Líder do grupo Velha Guarda da Portela, Monarco compôs seus primeiros sambas (para blocos) na adolescência, vivida em Oswaldo Cruz, o bairro da Zona Norte carioca que sedia a escola de samba também associada ao bairro vizinho de Madureira. Integrante da ala de compositores da agremiação desde 1950, Monarco é o sambista bamba que carrega consigo as tradições da escola azul e branco - em cuja quadra celebrou seus 80 anos neste sábado de festa para a Portela - e do próprio samba. 

7 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Nascido em 17 de agosto de 1933, no Rio de Janeiro (RJ), berço de sua querida escola de samba Portela, Hildemar Diniz, o Monarco, completa 80 anos neste sábado, 17 de agosto de 2013, como um dos símbolos nobres da velha guarda do samba carioca e da Portela em especial. O cantor e compositor carioca - autor de sambas como Coração em desalinho (em parceria com Ratinho), Lenço (parceria com Chico Santana), O quitandeiro (com Paulo da Portela), Passado de glória, Tudo menos amor (parceria com Walter Rosa lançada por Martinho da Vila) e Vai vadiar (com Ratinho) - começou sua carreira nos anos 50, mas somente na década de 70 começou a registrar sua obra autoral em álbuns como Monarco (Continental, 1974), Monarco (Eldorado, 1976) e Terreiro (Eldorado, 1980). Líder do grupo Velha Guarda da Portela, Monarco compôs seus primeiros sambas (para blocos) na adolescência, vivida em Oswaldo Cruz, o bairro da Zona Norte carioca que sedia a escola de samba também associada ao bairro vizinho de Madureira. Integrante da ala de compositores da agremiação desde 1950, Monarco é o sambista bamba que carrega consigo as tradições da escola azul e branco - em cuja quadra celebrou seus 80 anos neste sábado de festa para a Portela - e do próprio samba.

Maria disse...

Grande Monarco! Marisa Monte deveria gravar um disco só com músicas do mestre seria maravilhoso!
Aproveitar enquanto o cara tá vivo, igual ela fez quando produziu o belo disco do Argemiro Patrocínio.

Felipe dos Santos disse...

Sinto-me obrigado a fim de parabenizar este monolito do samba que é Monarco.

O primeiro disco do dito cujo é de chorar, de tão bom.

Felipe dos Santos Souza

Marcelo Barbosa disse...

Parabéns ao grande Hildemar Diniz! Faltou o Mauro escrever que o mesmo possui sambas memoráveis pela Unidos do Jacarezinho, inclusive, tendo sido presidente da agremiação.
Monarco tem a voz grave mais bonita do nosso samba. Sem contar que teve como sua porta voz principal a maior cantora de samba desse país cujo depoimento fôra avalizado pelo próprio no dvd dos 40 anos de carreira da minha Rainha.
Vida longa ao MESTRE! Saúde, sucesso e que venham mais discos dele e da Velha Guarda.

Anônimo disse...

Salve, salve, Monarco!!!
Não saberia dizer se ele é melhor cantor ou compositor.
Bendita dúvida!
O primeirão dele, capa com gravura de Lan, é mesmo clássico.
Mas o segundo, a que tem Passado de Glória, não fica atrás.

PS: Moro em uma avenida chamada 17 de Agosto.
Agora gosto mais dela ainda. :-)

sopranois disse...

É possivel conseguir o box com cd, dvd e livro, "A soberania do Samba"? Agilberto.

Marcelo Barbosa disse...

Bom questionamento do sopranois! O Mauro ou outro leitor poderia nos esclarecer.
INFELIZMENTE eu NUNCA compro NADA pirata, mas como não encontrei o original, tive de me contentar com o dvd pirata do grande mestre que vi vendendo na net, mas ando atrás do original.