Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Gaga remete à Madonna dos anos 80 em 'Applause', single de 'ARTPOP'

Resenha de CD
Título: Applause
Artista: Lady Gaga
Gravadora: Interscope Records
Cotação: * * *

Applause - primeiro single do quarto disco de estúdio de Lady Gaga, ARTPOP, agendado para 11 de novembro - (res)suscita comparações com Madonna, eterno fantasma que persegue a cantora e compositora norte-americana. Música composta por Gaga em parceria com Paul Blair, Applause remete à produção de Madonna nos anos 80. Aliás, toda a camada de sintetizadores evoca o tecnopop que reinou naquela década. Produzido por Gaga com DJ White Shadow, o single é dançante e acena para as pistas com sua batida de house, estando mais em sintonia com a Gaga do álbum The fame (2008) do que com a artista mais pretensiosa de Born this way (2011). De todo modo, Applause está longe de empolgar como Bad romance e outros singles anteriores de Gaga. Há certa teatralidade na letra e há também atmosfera de nostalgia, mas nada que faça crescer a expectativa por ARTPOP. Ao contrário: com sua batida pop danceApplause - single lançado hoje, 12 de agosto, uma semana antes do previsto por ter vazado - reitera a sensação de que a inspiração de Gaga permanece em curva descendente.

9 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Applause - primeiro single do quarto disco de estúdio de Lady Gaga, ARTPOP, agendado para 11 de novembro - (res)suscita comparações com Madonna, eterno fantasma que persegue a cantora e compositora norte-americana. Música composta por Gaga em parceria com Paul Blair, Applause remete à produção de Madonna nos anos 80. Aliás, toda a camada de sintetizadores evoca o tecnopop que reinou naquela década. Produzido por Gaga com DJ White Shadow, o single é dançante e acena para as pistas com sua batida de house, estando mais em sintonia com a Gaga do álbum The fame (2008) do que com a artista mais pretensiosa de Born this way (2011). De todo modo, Applause está longe de empolgar como Bad romance e outros singles anteriores de Gaga. Há certa teatralidade na letra e há também atmosfera de nostalgia, mas nada que faça crescer a expectativa por ARTPOP. Ao contrário: com sua batida pop dance, Applause - single lançado hoje, 12 de agosto, uma semana antes do previsto por ter vazado - reitera a sensação de que a inspiração de Gaga permanece em curva descendente.

Vitor disse...

Preguiça de fãs da Madonna

Daniel disse...

Fora a desonestidade dela de antecipar em uma semana o lançamento do single só pra acirrar a disputa com a Katy Perry, na tentativa de barrar Roar nas paradas. Tomara que isso nao aconteça. Applause é boa - melhor que Born This Way - mas Roar é melhor, mais sincera, menos pretensiosa, mais empolgante e menos eletronica - e merecia resenha também inclusive ahaha,

Eduardo Cáffaro disse...

acabei de ouvir, e achei bobinha ...para um cd com um Titulo de ARTPOP - gerando tanta expectativa, e uma matéria que li dizendo que ela queria trazer um álbum Pop e Estranho ao mesmo tempo ... pelo menos nesse single,não senti nada de novo, é apenas uma canção que vai rolar durante uns meses e depois sumir. espero que o álbuns seja mais ousado, pois eu curto os outros álbuns da Gaga.

Unknown disse...

A Gaga tá ficando gagá. Em tão pouco tempo...

Unknown disse...

Sem levantar bandeiras... mas observando o texto, quem aparenta estar em curva descendente é o dono do blog.
Comparações entre Gaga e Madonna são tão inúteis e ridículas, quanto o fato de um jornalista ser parcial e tendencioso.

Homem no Armario disse...

Não sou fã de Madonna ou de Lady Gaga, mas, por essas e outras criticas que tenho lido aqui tenho que concordar totalmente com Abdenago Guimarães.Hoje o blog me serve apenas como guia de lançamentos, ainda segue como o mais completo da net. Se alguém souber de outro, por favor, indica!

Victor Moraes, disse...

Nada nela nunca soou natural ou autêntico. Mas pode até fazer um pequeno sucesso pelos fãs que subiriam a música ainda que fosse toda muda.
Eu ainda continuo com a sensação de que toda música é igual é muda a palavra que ela separa as sílabas no meio.
É a sensação que todo mundo tem, só que de um ritmo diferente, com Ana Carolina.

Victor Moraes, disse...

Abdenago Guimarães,
no dia que um crítico for imparcial vai deixar de ser crítico. No dia que um jornalista não for tendencioso ou seremos todos analfabetos ou cidadãos de um regime ditatorial com órgão de censura. E no dia que Gaga fizer uma coisa inédita, ninguém mais vai lembrar da existência dela.