Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 17 de agosto de 2013

Livro de Almirante sobre Noel Rosa e seu tempo musical ganha reedição

Em 1951, o cantor e compositor carioca Henrique Foréis Domingues (1908 - 1980) - conhecido como Almirante, apelido que virou seu nome artístico - revolveu suas memórias sobre o amigo Noel Rosa (1910 - 1937) em série de 22 programas apresentados na Rádio Tupi do Rio de Janeiro (RJ) de 6 de abril a 31 de agosto daquele ano. Decorridos 12 anos, as memórias radiofônicas de Almirante foram a base do livro No tempo de Noel Rosa, editado em 1963 e relançado em 1977 com prefácio do jornalista e pesquisador musical Sérgio Cabral. É este livro que volta às livrarias - 50 anos após sua edição original - pela Sonora Editora, o braço editorial da gravadora Discobertas, do pesquisador musical Marcelo Fróes. Em sua terceira edição, que tem prefácio escrito por Fróes, No tempo de Noel Rosa - O nascimento do samba e a era de ouro da música brasileira tem seus 45 capítulos divididos em sete partes. O livro não é um biografia de Noel, como está estampado na capa da terceira edição, mas traça o perfil do compositor carioca através de relatos escritos/narrados por Almirante de forma coloquial, sem formalidades. Almirante salpica dados da biografia de Noel entre causos que envolvem o Poeta da Vila e entre textos que, sem caráter didático, retratam o universo em que o samba nasceu e cresceu, no Rio de Janeiro (RJ), dando origem à primeira era de ouro da música brasileira.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 1951, o cantor e compositor carioca Henrique Foréis Domingues (1908 - 1980) - conhecido como Almirante, apelido que virou seu nome artístico - revolveu suas memórias sobre o amigo Noel Rosa (1910 - 1937) em série de 22 programas apresentados na Rádio Tupi do Rio de Janeiro (RJ) de 6 de abril a 31 de agosto daquele ano. Decorridos 12 anos, as memórias radiofônicas de Almirante foram a base do livro No tempo de Noel Rosa, editado em 1963 e relançado em 1977 com prefácio do jornalista e pesquisador musical Sérgio Cabral. É este livro que volta às livrarias - 50 anos após sua edição original - pela Sonora Editora, o braço editorial da gravadora Discobertas, do pesquisador musical Marcelo Fróes. Em sua terceira edição, que tem prefácio escrito por Fróes, No tempo de Noel Rosa - O nascimento do samba e a era de ouro da música brasileira tem seus 45 capítulos divididos em sete partes. O livro não é um biografia de Noel, como está estampado na capa da terceira edição, mas traça o perfil do compositor carioca através de relatos escritos/narrados por Almirante de forma coloquial, sem formalidades. Almirante salpica dados da biografia de Noel entre causos que envolvem o Poeta da Vila e entre textos que, sem caráter didático, retratam o universo em que o samba nasceu e cresceu, no Rio de Janeiro (RJ), dando origem à primeira era de ouro da música brasileira.

Anônimo disse...

Massaaaaa!
Noel mora no meu coração.
Mas bom seria a reedição da biografia do João Máximo.
Baita imbróglio emperra o livro.

PS: Tomara que a "lei das biografias" passe no congresso/senado, para a alegria do Rei Roberto. hehehhee