Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Queens of the Stone Age dá peso às letras e suaviza som no sexto álbum

Resenha de CD
Título: ...Like clockwork
Artista: Queens of the Stone Age
Gravadora: Matador Records / Lab 344
Cotação: * * * * 1/2

Seis anos separam este sexto álbum de estúdio do Queens of the Stone Age, ...Like clockwork, do anterior, Era vulgaris (2007). E esse tempo parece até maior, pois ...Like clockwork parece disco de uma outra era, de uma outra banda. O grupo norte-americano dá mais peso às letras - melancólicas, povoadas de mágoas e sombras - do que ao som, amenizado com power baladas como The vampyre of time and memory, Kalopsia (gravada com Trent Reznor, do grupo Nine Inch Nails) e a música-título Like clockwork. Em álbum que soa atípico na discografia do Queens of the Stone Age, Josh Homme (guitarras e voz), Troy Van Leuwen (guitarra), Dean Fertita (teclados) e Michael Shuman (baixo) recebem vários convidados, em lista eclética que vai de Elton John - que pôs piano e vocal em Fairweather friends - a Dave Grohl (um dos bateristas do disco, em função revezada com Joey Castillo e Jon Theodore). Dentro dessa atmosfera menos furiosa, cabe até uma música que tangencia o formato pop radiofônico, I sat by the ocean. Contudo, o disco tem peso e se revela tão coeso quanto interessante. Consta que o tom pesado das letras teria sido motivado pela sensação de morte experimentada por Josh Homme em 2011 durante o que seria uma corriqueira cirurgia no joelho. O fato é que algo parece ter se quebrado entre Era vulgaris e ...Like clockwork. Não é à toa que sons de estilhaços são ouvidos na introdução de Keep your eyes peeled, música que abre o CD com atmosfera sombria, dark, e que foi gravada com a adesão de Jake Shears (do grupo Scissor Sisters). Quinta ótima faixa, My god is the sun mantém alimentada a aura roqueira que pontua o disco entre baladas. Sim, mesmo que o Queens of the Stone Age tenha amenizado sua pegada, ...Like clockwork não deixa de ser disco explosivo. É um CD de peso!!

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Sete anos separam este sexto álbum de estúdio do Queens of the Stone Age, ...Like clockwork, do anterior, Era vulgaris (2007). E esse tempo parece até maior, pois ...Like clockwork parece disco de uma outra era, de uma outra banda. O grupo norte-americano dá mais peso às letras - melancólicas, povoadas de mágoas e sombras - do que ao som, amenizado com power baladas como The vampyre of time and memory, Kalopsia (gravada com Trent Reznor, do grupo Nine Inch Nails) e a música-título Like clockwork. Em álbum que soa atípico na discografia do Queens of the Stone Age, Josh Homme (guitarras e voz), Troy Van Leuwen (guitarra), Dean Fertita (teclados) e Michael Shuman (baixo) recebem vários convidados, em lista eclética que vai de Elton John - que pôs piano e vocal em Fairweather friends - a Dave Grohl (um dos bateristas do disco, em função revezada com Joey Castillo e Jon Theodore). Dentro dessa atmosfera menos furiosa, cabe até uma música que tangencia o formato pop radiofônico, I sat by the ocean. Contudo, o disco tem peso e se revela tão coeso quanto interessante. Consta que o tom pesado das letras teria sido motivado pela sensação de morte experimentada por Josh Homme em 2011 durante o que seria uma corriqueira cirurgia no joelho. O fato é que algo parece ter se quebrado entre Era vulgaris e ...Like clockwork. Não é à toa que sons de estilhaços são ouvidos na introdução de Keep your eyes peeled, música que abre o CD com atmosfera sombria, dark, e que foi gravada com a adesão de Jake Shears (do grupo Scissor Sisters). Quinta ótima faixa, My god is the sun mantém alimentada a aura roqueira que pontua o disco entre baladas. Sim, mesmo que o Queens of the Stone Age tenha amenizado sua pegada, ...Like clockwork não deixa de ser disco explosivo. É um CD de peso!!

Unknown disse...

2013 - 2007 = 6 anos.

Mauro Ferreira disse...

Grato, Unknown, por acertar a minha conta errada. Abs, MauroF

Pedro Progresso disse...

lindo disco da melhor banda de rock da atualidade.

Johnny Cesar disse...

Esse cd é fo....., Mauro!!! Já ouvi muito e não canso.

Abs, JC