Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ana Carolina revive 'Leveza de valsa', parceria com Guinga, e lança clipe

Disponível para venda no iTunes a partir desta segunda-feira, 15 de abril de 2013, a nova versão da música Leveza de valsa - primeira parceria de Ana Carolina com o compositor e violonista carioca Guinga, feita e gravada para a trilha sonora do filme Meu país (2010) - está sendo lançada na internet juntamente com o clipe do tema. Leveza de valsa foi rearranjada - aos violões de Ana e Guinga, foram adicionados piano (de Danilo Andrade), serrote (do ator e músico Luis Fernando Alves Pinto), programações eletrônicas e o acompanhamento de quarteto de cordas - para figurar no repertório do álbum de inéditas que a cantora e compositora mineira vai lançar entre maio e junho de 2013. A nova versão da música inspirou um clipe filmado sob a direção da própria Ana e já em rotação na internet a partir de hoje. É o segundo vídeo dirigido pela cantora (o primeiro foi o clipe da canção Un sueño bajo el agua, parceria de Ana com a cantora e compositora italiana Chiara Civello, já visto por mais de 100 mil pessoas no YouTube). Un sueño bajo el agua também figura no repertório do novo álbum.

26 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Disponível para venda no iTunes a partir desta segunda-feira, 15 de abril de 2013, a nova versão da música Leveza da valsa - primeira parceria de Ana Carolina com o compositor e violonista carioca Guinga, feita e gravada para a trilha sonora do filme Meu país (2010) - está sendo lançada na internet juntamente com o clipe do tema. Leveza da valsa foi rearranjada - aos violões de Ana e Guinga, foram adicionados piano (de Danilo Andrade), serrote (do ator e músico Luis Fernando Alves Pinto), programações eletrônicas e o acompanhamento de um quarteto - para figurar no repertório do álbum de inéditas que a cantora e compositora mineira vai lançar entre maio e junho de 2013. A nova versão da música inspirou um clipe filmado sob a direção da própria Ana e já em rotação na internet a partir de hoje. É o segundo vídeo dirigido pela cantora (o primeiro foi o clipe da canção Un sueño bajo el agua, parceria de Ana com a cantora e compositora italiana Chiara Chivello, já visto por mais de 100 mil pessoas no YouTube). Un sueño bajo el agua também figura no repertório do novo álbum.

Rhenan Soares disse...

Belíssimo!!

Ana cada dia mais punk! Se arriscando a fazer tudo o que lhe interessa. E muito bem, obrigado.

Acho incrível. Cada dia admiro mais!

Unknown disse...

Adorei a noticiaaa :D Clip lindo, bem produzido!Mostra uma Ana diferente, saindo do popularzinho...
obs: Chiara CIVELLO

Unknown disse...

Clip maravilhoso, bem produzido, mudou um pouco com a cara da ana*-* adorei, fico mais complexo , evoluçao de sua musica.
Obs: a cantora que estrelou o clip com Ana foi Chiara CIVELLO, se puder corrigir

→ Lisy* disse...

Amei e Amei!

Anônimo disse...

Achei horrível!
Ana Carolina, realmente, não é mais a mesma. Lamentável...

Daniel disse...

Ficou LINDO o clip. Muito bem feito, o primeiro clip realmente com boa produção feito pela Ana. Ela deveria dirigir todos a partir de agora, pq vergonha alheia daquele de 10 Minutos do N9ve +1. A música também é bonit, mas das três que sairam agora a que mais me agradou foi Luz Acesa. Quando vi o titulo vim todo crente que o Mauro aproveitaria a notícia pra dar um pitaco sobre a música e/ou clip mas a postagem veio bem jornalística mesmo, só informativa, não subjetiva haha =/

Fabio disse...

Nossa, não consegui ouvir e ver até o fim! Saudades da Ana do primeiro e segundo CDs. Que letra sofrível.

Isabela disse...

Ana Carolina está de parabéns, o vídeo é maravilhoso, sensacional. Traz muita informação, incrível! Muito orgulho ♥

Rhenan Soares disse...

Curioso pra saber o que é poesia para o Fabio. Entretanto, não me interessa. ^)

Mauro, "e o acompanhamento de um quarteto" > de cordas <, certo?

Aliás, arranjo de cordas também escrito pela Ana.

Fabio disse...

Não há possibilidade de discutir com um fã fervoroso e contraditório. Ela pode cantar "Leke Leke Leke" que vai achar lindo e poético.

Rhenan Soares disse...

Como diz Moska: "A coerência do paradoxo." =)

Mauro Ferreira disse...

Certo, Rhenan. Grato pelo toque. abs, MauroF

Anônimo disse...

Ana Carolina precisa se simplificar para ganhar densidade. Não consegui ver o clip todo, cansativo, pretensioso, ruim. Parece que depois de estampado, que é bom, a fama a levou para um caminho sem volta, de diálogo com seu umbigo, onde também habitam seus ardorosos fãs. Uma pena, tenho poucas, mas ainda restam esperanças.

Unknown disse...

Engraçado como se fala de "ardorosos fâs" como se fosse algo depreciativo. Peraí, fã tem que ser ardoroso mesmo.
a própria palavra já expõe essa condição. Só grandes artistas têm legiões de fãs ardorosos,entregues, enlouquecidos. Aí vem alguém posando de"critico musical",usar isso como se fosse um insulto. Fã é fã igual em qq lugar e de quem quer que seja.

Fabio disse...

ahhhhhh....outro fã cego que engole qualquer musiquinha que a cantora lança. Nem tudo que Ana Carolina produz é bom. Todos tem seus altos e baixos, ela inclusive.

Daniel disse...

'Parece que depois de estampado, que é bom, a fama a levou para um caminho sem volta, de diálogo com seu umbigo, onde também habitam seus ardorosos fãs. Uma pena, tenho poucas, mas ainda restam esperanças. '

Não consigo deixar de concordar em partes com você, salvo algumas exceções (algumas canções do Quarto sobretudo), depois do Estampado ela perdeu o fio que tornava ela diferente de todas, conseguia fazer poesia acessível aos fãs e ao grande público. Era um tipo de letra que não era rasa nem direta e simplista demais mas era bem elaborada, com figuras de linguagem, as melodias grudavam fácil e em pouco tempo conseguíamos digerir a mensagem da música. Agora, atualmente ou ela faz umas letras tipo pagodão que nem Entreolhares ou umas que tentam ser complexas demais e ninguém entende como Sueno Bajo Dagua e Era. Mas minhas esperanças tb nao morrem, sei que a Ana roqueira de estampado ainda está ali em algum lugar. (Continuo achando o clip muito bem feito e a musica bonita, embora aquem de muitas outras dela... os casais girando no salao e o tufao nao me desceram na letra kkk)

Leonardo Ribeiro - Personal Dancer - BH disse...

Ana Carolina não deseja agradar! Ela deseja tocar o outro.
Independente do que você ou eu achamos, ela vai continuar nessa onda de fazer aquilo que gosta, que acredita. Agora ela resolveu dirigir seus clipes. Que ótimo!!!
É dessa Ana verdadeira que gosto. E que venham mais novidades dessa, que é a melhor cantora do Brasil e que é sim cheia de fãs fervorosos.
Sou fã e tenho muito orgulho disso!

Anônimo disse...

Muito pelo contrário Leonardo. O que Ana mais deseja é agradar, por isso virou prisioneira do seu próprio sucesso.

Rhenan Soares disse...

Não vejo a Ana prisioneira do próprio sucesso, tampouco engessada. Percebo, sim, um temor de que a IMAGEM dela esteja assim.

O "difícil" é que a Ana faz muito sucesso. Muitas canções em novelas, muita execução nas rádios... Porém, essas canções que fazem sucesso não sintetizam, jamais, sua obra. Uma artista extremamente múltipla, que pode agradar um número imenso de gente, com seus vários tipos de gostos... Simplesmente pq "faz de tudo". Há um preconceito enorme com o trabalho dela. Neguinho não quer escutar o disco por que "aquela música da novela é muito chata", mas há muito mais. O "Quartinho" é um disco incrível, extramente íntimo, sofisticado, assim como o N9ve... Mas as pessoas não ouvem! Não querem saber. Um preconceito preguiçoso! Notório no comentário do Daniel, por exemplo, que passa a nítida impressão de que o artista precisa paternalizar o público; precisa colocar nota de rodapé... (talvez vocabulário, como fez Vercillo?) Mas, hein?! Tem graça toda essa facilidade, o tempo inteiro? Tem graça admirar apenas o que é sob medida para a sua capacidade de interpretação?

Eu não tô interessado se a Ana sabe ou não dirigir, editar, filmar, criar roteiros... etc. Eu quero é saber o q ela quer mostrar; COMO quer mostrar. Acho incrível q ela seja corajosa o suficiente para não terceirizar seu olhar para a própria arte. Olhar este que tenho profundo interesse. É tanta complexidade, que deve, mesmo, irritar. O q eu lamento é ela esteja preocupada com isso. Tenho certeza tem público - massa ou multidão - para cada forma de expressão artística...

Se eu fosse o Carlos Eduardo, aplicaria melhor "minhas esperanças", ou daria ouvidos a uma artista que diz tanto - sobre tanto.

A importância que a Ana adquiri a cada trabalho deve assustar um bocado. E eu sei q já tem muita gente notando isso por aí...

Fabio disse...

"Mas as pessoas não ouvem! Não querem saber. Um preconceito preguiçoso!"

Não é preconceito, é porque é ruim mesmo! Já disse, há vários graus de fã. Na escala de 0 a 10 Rhenan você é aquele que defende com unhas e dentes a sua musa que nunca será "uma diva daquelas bem dadivosas".

Rhenan Soares disse...

Fabio: descobridor de pólvoras AND vaticinador.

Admirável. Estudem-o!

Cherry disse...

Concordo com Rhenan: Ana Carolina não é uma artista que se "vendeu" ao longo de sua carreira, se restringindo a fazer baladas que a consagraram como uma das melhores artistas do país.
Muito pelo contrário: ao longo dos anos ela vem se reinventando como artista. Passeou por quase todos os estilos de música: samba, pop, balada, clássica (sim ela tem música totalmente instrumental).. é óbvio que nem tudo agrada a todos.
Essa musica Leveza de Valsa não é uma das minhas favoritas... acho ela até bem chatinha! rs
Mas o clipe foi realmente impressionante: sofisticado, mostrando a forma como ela enxerga a musica, um arranjo de cordas belíssimo!
O que a maioria das pessoas não entendem é que nós fãs da Ana não somos um bando de pessoas histéricas que batem palma pra tudo o que ela faz: somos pessoas que admiram a versatilidade, a criatividade e a multiplicidade de uma artista que a cada trabalho se permite fazer algo completamente diferente daquilo que se espera dela. Se ela faz bem ou não, aí depende do gosto de cada um. O que é admirável é a ousadia dela em tentar, coisa que atualmente, infelizmente, pouquíssimos artista se permitem fazer.

Leonardo Ribeiro - Personal Dancer - BH disse...

Na verdade, existem sim muitos fãs que aplaudem tudo o que a Ana faz! Que acha tudo perfeito, lindo e maravilhoso.
Bom, eu sou muito fã da Ana, mas, como disse a Cerise, nem tudo o que ela faz me agrada. Músicas como "O Melhor de Mim", "Vai", "Eu Não Paro", "Odeio", entre outras, eu sempre pulo. Não adianta. Não gosto! E isso não me faz menos fã.
Respeito muito quem não goste da Ana. Agora, para falar, por exemplo, que nenhuma música dela é boa, só vale se a pessoa ouviu todas as músicas dela! Isso vale pra qualquer artista, vale pra qualquer coisa!
Comentários e críticas só são válidos quando se conhece sobre o que se fala. Se alguém nem quis clicar e ver/ouvir o vídeo, não adianta ficar de mimimi e falar que é "lixo".
Vamos usar o senso crítico e a imparcialidade! Isso vale para os fãs e para os não-fãs.

É isso aí..........

Daniel disse...

O Rhenan é daqueles fãs que idolatram tudo que a Ana faz. Se eu fosse um artista, não iria gostar de ter um fã assim. Se todos sempre forem devotos a qualquer coisa que seu ídolo faz despido de qualquer senso crítico, qual será a motivação dele para se superar e fazer algo ainda melhor? Eu sempre elogio tudo que a Ana faz e me agrada, mas também me vejo no direito de criticar quando não me agrada, não me tornando mais ou menos fã, apenas algué que tem opinião própria, já que toda unanimidade é burra, logo seria impossível, tudo que a Ana faz me arrebatar. Não aceito dizerem que nao aprecio tal album ou tal canção por preguiça ou ignorância. As pessoas ouvem as canções e são tocadas ou não. Albuns como o Estampado e o Quarto me tocam em sua maioria. De lá pra cá, apenas canções avulsas me tocam, como Simplesmente Aconteceu. O Vercillo com suas composições baseadas em poemas, grandes obras, com grande aprofundamento literário nas suas musicas já mostrou o caminho a não ser seguido...sua obra se tornou chata, não vejo ele tocar em novelas, rádios, notícias relacionadas a ele nas mídias etc. Haja vista que ele tenta evoluir nas letras mas não consegue ser melodicamente atrativo. O artista só é ouvido quando ele toca as pessoas, a partir do momento que vc propôe músicas sem refrões com impacto, melodias grudentas, como Leveza de Valsa, Sueno Bajo Dágua, o publico sequer terá tempo de prestar atenção na letra ou no arranjo fodástico, pq nao será atraido em conhecer mais a fundo a canção. A proposito nem sei se compensa muito se aprofundar na letra de Leveza de Valsa porque... "gira mais que um tufão, gira mais que casais no salão", a Ana consegue fazer melhor né. O clip está lindo mas a musica é just ok.

Rhenan Soares disse...

Daniel, você tem todo o direito de não gostar de um álbum ou de uma canção. Por preguiça, ignorância, ou não. Não importa. Não estou discutindo gosto, mas sim os argumentos para justificar esse "não gostar". Menos, sabe? Você não gosta porque não te agrada. Ponto.

Se você, como parece, estiver muito interessado em saber sobre como me comporto como fã, pode ir atrás dos meus comentários neste próprio blog. Verá que deixo, sim, de gostar de algo, uma hora ou outra. Agora, é ÓBVIO que eu tendo a gostar de grande maioria da obra da Ana. No mínimo, compreendo. Não é tão difícil notar que tenho, sim, imensa admiração - e uma predisposição a isso. Do contrário, não me daria ao trabalho de ser fã.

Mas, apenas acharia interessante, Daniel, que você notasse que soa bastante pretensioso tentar conduzir a carreira de um artista, como fez posts acima. Tente estourar a bolha de que as canções são feitas à seu gosto. Perceba que há quem goste de canções que não tenham "melodias grudentas" ou "letras fáceis". E, principalmente, que isso não é argumento.

De onde você tirou que mérito depende de notícia no Ego, execuções em rádios e trilhas em novelas? Achar que a Ana deve se "manter nas paradas" é bastante equivocado. E inocente.

Repare em quem está nas paradas atualmente, faça suas apostas de quantos deles terão lugar na história. Ou olhe para trás; procure saber. Exemplos (não) faltam.