Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Disco em que Jussara abraça Angola ganha edição comercial via Dubas

Gravado por Jussara Silveira em 2011 sob encomenda, com o  intuito de celebrar os 15 anos da empresa MLink, o CD Flor bailarina ganha sua primeira edição comercial neste mês de janeiro de 2013. Em seu sétimo disco, a cantora dá voz somente a músicas de compositores angolanos. Com outra capa e outro subtítulo (Brasil abraça Angola em vez de Canções de Angola), a edição comercial de Flor bailarina chega às lojas pelo selo Dubas, de Ronaldo Bastos e Leonel Pereda, com distribuição da gravadora Universal Music. Tal como o CD anterior de Jussara Silveira, Ame ou se mande (Joia Moderna, 2011), Flor bailarina foi gravado pela cantora com os músicos Marcelo Costa (percussão) e Sacha Amback (piano e sintetizadores). O repertório inclui temas como Muxima (Carlos Aniceto Vieira Dias), Noite de luar (Ruy Mingas e Mario António), Angolano segue em frente (Teta Lando) -  manifesto a favor da igualdade racial gravado com coro e a adição de poema de Ana Paula Tavares, O cercado - e Os meninos de Huambo (Manuel Rui Monteiro e Ruy Mingas). O álbum Flor bailarina totaliza onze músicas.

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Gravado por Jussara Silveira em 2011 sob encomenda, com o intuito de celebrar os 15 anos da empresa MLink, o CD Flor Bailarina ganha sua primeira edição comercial neste mês de janeiro de 2013. Em seu sétimo disco, a cantora dá voz somente a músicas de compositores angolanos. Com outra capa e outro subtítulo (Brasil Abraça Angola em vez de Canções de Angola), a edição comercial de Flor Bailarina chega às lojas pelo selo Dubas, de Ronaldo Bastos e Leonel Pereda, com distribuição da gravadora Universal Music. Tal como o CD anterior de Jussara, Ame ou se Mande (Joia Moderna, 2011), Flor de Bailarina foi todo gravado pela cantora com os músicos Marcelo Costa (percussão) e Sacha Amback (piano e sintetizadores). O repertório inclui temas como Muxima (Carlos Aniceto Vieira Dias), Noite de Luar (Ruy Mingas e Mario António), Angolano Segue em Frente (Teta Lando) - manifesto a favor da igualdade racial gravado com coro e a adição de poema de Ana Paula Tavares, O Cercado - e Os Meninos de Huambo (Manuel Rui Monteiro e Ruy Mingas). O álbum Flor Bailarina totaliza onze músicas.

Rafael disse...

Finalmente estão lançando esse disco. Já era mais do que na hora dele sair comercialmente. Mas a capa para "variar", é um vexame total. Colocaram uma espécie de chapéu de Bob Marley na cabeça da Jussara??? Quê isso? Poderiam ter deixado o desenho original da flor amarela sobre o fundo laranja (que estava muito bonito) e o nome do título original do disco. Acho um porre quando esses donos e empresários de gravadoras ficam inventando essas coisas que ficam deturpando a arte original de um disco. Bola fora enorme e total da gravadora.

Douglas Carvalho disse...

Notícia maravilhosa!! Flor Bailarina é um disco lindo, e Jussara, uma das melhores!

André Luís disse...

Assim como o disco "Ame ou Se Mande", este "Flor Bailarina" é excelente! Vou procurar pra comprar!

Rafael disse...

O disco é excelente, a capa é que é tosca mesma.

lurian disse...

Gostei mais de Flor bailarina do que Ame ou se mande. Mas ainda acho que o formato teclado e programação eletrônica prejudicou os dois projetos. Jussara poderia ter se banhado em sons dos instrumentos de Angola ao invés dessa linguagem mais fria e globalizante. Por isso ainda prefiro Entre o amor e o mar.

Fernando Lima disse...

Apesar de não gostar de teclado, gostei muitos dos 2 discos de Jussara, que acabei comprando nas primeiras versões. Felizmente, são poucos os momentos em que a pobreza dos teclados se sobrepõem à sofisticação dos discos. Jussara é uma artista rara e seu critério artístico dificilmente tornará qualquer disco seu um trabalho irrelevante. E o show "Ame ou Se Mande" em que os 2 discos acabaram se unindo foi um dos melhores que assisti, merecendo um registro em DVD. Talvez até compre os 2 discos de novo só pelas capas! Rs

Márcio disse...

Tenho esse disco na versão original da Maianga, e sinceramente nada me incomodou em seus arranjos. Podem comprar, que vale cada centavo!