Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dueto com Taylor Swift visa ampliar a projeção de Paula no universo pop

Divulgado esta semana pela gravadora Universal Music, o dueto de Paula Fernandes com Taylor Swift faz parte de forte estratégia de marketing que visa ampliar a projeção da cantora e compositora mineira no universo pop. Já há algum tempo estão sendo articuladas gravações da artista - o fenômeno do mercado fonográfico brasileiro em 2011 por conta do 1,25 milhão de cópias vendidas do CD, DVD e blu-ray Paula Fernandes ao Vivo - com nomes internacionais como o cantor e compositor espanhol Alejandro Sanz. Gravado à distância, o dueto de Swift e Paula em Long Live - música da estrela norte-americana do pop country que ganhou versos em português escritos por Paula - faz parte dessa estratégia. A gravação vai entrar como faixa-bônus na edição brasileira do primeiro álbum ao vivo de Swift - Speak Now World Tour Live, nas lojas do Brasil a partir de 10 de janeiro de 2012 - e, na sequência, vai ser incluída no álbum de inéditas que Paula começa a gravar entre janeiro e fevereiro de 2012. Taylor Swift e Paula Fernandes têm traços em comum. Ambas são cantoras que compõem sob ótica feminina e que reciclam na obra elementos da música rural de seus respectivos países em formato pop.

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Divulgado esta semana pela gravadora Universal Music, o dueto de Paula Fernandes com Taylor Swift faz parte de forte estratégia de marketing que visa ampliar a projeção da cantora e compositora mineira no universo pop. Já há algum tempo estão sendo articuladas gravações da artista - o fenômeno do mercado fonográfico brasileiro em 2011 por conta do 1,25 milhão de cópias vendidas do CD, DVD e blu-ray Paula Fernandes ao Vivo - com nomes internacionais como o cantor e compositor espanhol Alejandro Sanz. Gravado à distância, o dueto de Swift e Paula em Long Live - música da estrela norte-americana do pop country que ganhou versos em português escritos por Paula - faz parte dessa estratégia. A gravação vai entrar como faixa-bônus na edição brasileira do primeiro álbum ao vivo de Swift - Speak Now World Tour Live, nas lojas do Brasil a partir de 10 de janeiro de 2012 - e, na sequência, vai ser incluída no álbum de inéditas que Paula começa a gravar entre janeiro e fevereiro de 2012. Taylor Swift e Paula Fernandes têm traços em comum. Ambas são cantoras que compõem sob ótica feminina e que reciclam na obra elementos da música rural de seus respectivos países em formato pop.

Felipe dos Santos disse...

Só resta citar Rita, profética: "Ai, ai, meu Deus/O que foi que aconteceu/Com a música popular brasileira?!"

Não que eu ache Paula Fernandes irremediavelmente ruim. Creio que joga no time dos colegas de geração e luta Victor & Leo: letras bucólicas (às vezes, beletristas), mas conseguiram o aval de gente de respeito. Logo, têm tudo para conseguir uma carreira sólida.

Mas Taylor Swift... concordo com Mauro, quando este fez as críticas a "Speak Now": muito frisson para uma obra superficial, bem banal. Não acho que ela conseguiu decolar, por mais que "Fearless" tenha sido megasucesso.

Porque, "compor sob ótica feminina" e ser confessional nas letras, muita gente conseguiu. Muita, mesmo. A supracitada Rita ganha das duas nesse aspecto. De longe.

Felipe dos Santos Souza

Diogo Santos disse...

Paula inclusive se apresentou no Latin Grammy 2011 - privilégios que pou(quissim)os brasileiros tiveram nesses 11 anos de premiação - e seu sucesso já atingiu outros países lusófonos como Portugal e Angola.

No mais,prefiro a Paula em si e a compositora que a cantora.

falsobrilhante disse...

É o armagedom!!!

Sombaratinho disse...

Deus, até quando isso vai continuar?

Sombaratinho disse...

Deus, até quando isso vai continuar?

Anônimo disse...

Naoooo!!!!
Mas se for pensar muito, digerir muito mesmo, ela ta certa se juntar com essa dai, porque a musica que ela e esse bando de pseudos sertanejos fazem atualmente é um country ridiculo em portugues versao pop. Entao esse povo todo que seja feliz com quem ouve qualquer coisa bem mixada, num estudio lindo e confortavel.

Jorge Reis disse...

Privilégio tambem se compra...
O fraseado da cantora é de dar dó...
o repertório, só Jesud na causa...