Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 10 de julho de 2011

Concorrente de Luan, Leo Rodriguez é aposta da Sony no 'sertanejo pop'

Resenha de CD
Título: Atmosfera
Artista: Leo Rodriguez
Gravadora: Sony Music
Cotação: * 1/2

Com visual repaginado que acentua sua estampa de galã, o cantor e compositor paulista Leo Rodriguez está lançando seu primeiro CD, Atmosfera, pela gravadora Sony Music. Posto nas lojas neste mês de julho de 2011, o disco foi batizado com o nome da música, Atmosfera (Giuliano e Silvio Rodrigues), que projetou o artista na internet e despertou o interesse da multinacional do disco na bela figura deste rapaz criado no meio musical da cidade interiorana de Descalvado (SP). Leo Rodriguez é a aposta jovem da Sony para disputar o aquecido mercado do sertanejo pop, também conhecido como sertanejo universitário. Em bom português, a Sony contratou Leo para que ele concorra com Luan Santana, fenômeno comercial de 2010, ora vinculado à gravadora Som Livre. Gravado sob direção de Silvio Rodrigues, o CD Atmosfera totaliza 15 faixas repartidas entre três produtores e arranjadores (PH Castanheira, Jefferson Pinas, Giuliano). Mas o som soa tão padronizado e uniforme que é impossível detectar nas músicas as marcas de cada produtor. Inclusive porque as faixas têm coro que dá a sensação de que o disco foi gravado ao vivo. Se há alguma diferença, são os resquícios do som sertanejo ouvidos em faixas como Meu Anjo Lindo (música de Tiago Ochoa Hoffmaeister, pontuada pela sanfona de William Santos), Paparazzi (Dann Nascimento) e Sofri, Chorei (Leo Rodriguez). Contudo, em essência, Leo Rodriguez canta música pop urbana de tom ralo e rasteiro. Ao retratar rolo teen, a letra de Quem Vai Chorar? (Zé Henrique, João Crahin e Ricardo Aspira) não deixa dúvidas de que o público-alvo de Atmosfera são as adolescentes que vão decorar rapidamente os refrãos-chicletes enquanto se enternecem com as fotos do rapaz, estrategicamente alocadas ao longo do encarte. E, se o assunto são refrãos com jeito de sucesso populista, justiça seja feita, Leo Rodriguez tem munição forte para disparar contra Luan Santana. As músicas Vou Salvar seu Coração (Henrique Marx e Silvio Rodrigues) e Fantasma do Passado (Leo Rodriguez), em especial, parecem  vocacionadas para as paradas habitadas por astros do sertanejo pop. A concorrência vai se acirrar e quem perde é o ouvinte. 

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Com visual repaginado que acentua sua estampa de galã, o cantor e compositor paulista Leo Rodriguez está lançando seu primeiro CD, Atmosfera, pela gravadora Sony Music. Posto nas lojas neste mês de julho de 2011, o disco foi batizado com o nome da música, Atmosfera (Giuliano e Silvio Rodrigues), que projetou o artista na internet e despertou o interesse da multinacional do disco na bela figura deste rapaz criado no meio musical da cidade interiorana de Descalvado (SP). Leo Rodriguez é a aposta jovem da Sony para disputar o aquecido mercado do sertanejo pop, também conhecido como sertanejo universitário. Em bom português, a Sony contratou Leo para que ele concorra com Luan Santana, fenômeno comercial de 2010, ora vinculado à gravadora Som Livre. Gravado sob direção de Silvio Rodrigues, o CD Atmosfera totaliza 15 faixas repartidas entre três produtores e arranjadores (PH Castanheira, Jefferson Pinas, Giuliano). Mas o som soa tão padronizado e uniforme que é impossível detectar nas músicas as marcas de cada produtor. Inclusive porque as faixas têm coro que dá a sensação de que o disco foi gravado ao vivo. Se há alguma diferença, são os resquícios do som sertanejo ouvidos em faixas como Meu Anjo Lindo (música de Tiago Ochoa Hoffmaeister, pontuada pela sanfona de William Santos), Paparazzi (Dann Nascimento) e Sofri, Chorei (Leo Rodriguez). Contudo, em essência, Leo Rodriguez canta música pop urbana de tom ralo e rasteiro. Ao retratar rolo teen, a letra de Quem Vai Chorar? (Zé Henrique, João Crahin e Ricardo Aspira) não deixa dúvidas de que o público-alvo de Atmosfera são as adolescentes que vão decorar rapidamente os refrãos-chicletes enquanto se enternecem com as fotos do rapaz, estrategicamente alocadas ao longo do encarte. E, se o assunto são refrãos com jeito de sucesso populista, justiça seja feita, Leo Rodriguez tem munição forte para disparar contra Luan Santana. As músicas Vou Salvar seu Coração (Henrique Marx e Silvio Rodrigues) e Fantasma do Passado (Leo Rodriguez), em especial, parecem vocacionadas para as paradas habitadas por astros do sertanejo pop. A concorrência vai se acirrar e quem perde é o ouvinte.

Luca disse...

Nao resistiu ao garotão e pôs ele no blog, né Mauro?

André Luís disse...

Como você bem resumiu, Mauro, quem perde é o ouvinte. Já não bastasse o insuportável Luan e todas as irritantes duplas de "sertanejo" (passam longe do Sertão), ainda tem mais um agora. Culpa da grande "massa", que alimenta esse tipo de aberração. Haja paciência e ouvidos!

Pedro Progresso disse...

Luan e Leo e a turma toda poderiam pegar um METEORO e ir pra outra ATMOSFERA. que tal?

Eduardo Cáffaro disse...

Pois é, no Faustão, horário nobre, quem é que fois neste último domingo ? Luan Santana e uma dupla sertaneja que nem sei o nome. Agora o PREMIO DA MÚSICA BRASILEIRA com Nana Caymmi, Paulinho da Viola, etc etc passou que horas ???? Foi tão tarde que nem aguentei esperar ... ou seja passou pras corujas né ? Isso é um absurdo. To indignado com a globo - A GENTE SE LIGA EM EMBURRECER VOCÊ.

Eduardo Cáffaro

KL disse...

o problema não é a Globo nem a onda Luan Santana, mas do jabá. E, sinceramente, é preferível ouvir um pop de quinta (que já se sabe que não vai dar em nada) do que uma mpb com sabor de chuchu que se ouve atualmente, para a qual ainda há quem pague para ouvir. Pelo menos, o lixo comercial é de graça, e quem o consome é inocente.