Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Um dos ícones do jazz fusion, tecladista George Duke sai de cena aos 67

George Duke (12 de janeiro de 1946 - 5 de agosto de 2013) foi um versátil tecladista norte-americano que transitou pelo jazz, pelo r & b e pelo funk, além de ter se juntado ao guitarrista norte-americano Frank Zappa (1940 - 1993) no grupo de rock Mothers of Invention. Contudo, talvez o traço mais marcante da atuação musical de Duke - morto em Los Angeles (Califórnia, EUA) na noite de ontem, 5 de agosto, aos 67 anos - tenha sido seu pioneirismo na cena fusion erguida na virada dos anos 60 para os 70. Seu álbum The Jean-Luc Ponty Experience with The George Duke Trio - lançado em 1969 pelo selo Pacific Jazz - ajudou a pavimentar o caminho do jazz  fusion. Iniciada em 1966, a discografia de Duke - em foto de Bobby Holland - contabiliza cerca de 40 álbuns, fora os discos gravados como integrante de outros grupos. O recém-lançado último álbum solo do artista - DreamWeaver, tributo à mulher do músico, Corine, morta em 2012 - chegou às lojas dos Estados Unidos em julho de 2013 pelo selo Heads Up International. Além de hábil músico, Duke foi compositor, produtor e educador.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

George Duke (12 de janeiro de 1946 - 5 de agosto de 2013) foi um versátil tecladista norte-americano que transitou pelo jazz, pelo r & b e pelo funk, além de ter se juntado ao guitarrista norte-americano Frank Zappa (1940 - 1993) no grupo de rock Mothers of Invention. Contudo, talvez o traço mais marcante da atuação musical de Duke - morto em Los Angeles (Califórnia, EUA) na noite de ontem, 5 de agosto, aos 67 anos - tenha sido seu pioneirismo na cena fusion erguida na virada dos anos 60 para os 70. Seu álbum The Jean-Luc Ponty Experience with The George Duke Trio - lançado em 1969 pelo selo Pacific Jazz - ajudou a pavimentar o caminho do jazz fusion. Iniciada em 1966, a discografia de Duke - em foto de Bobby Holland - contabiliza cerca de 40 álbuns, fora os discos gravados como integrante de outros grupos. O recém-lançado último álbum solo do artista - DreamWeaver, tributo à mulher do músico, Corine, morta em 2012 - chegou às lojas dos Estados Unidos em julho de 2013 pelo selo Heads Up International. Além de hábil músico, Duke foi compositor, produtor e educador.