Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 17 de agosto de 2013

Bianca reúne tradições da família Gismonti no álbum 'Sonhos de nascimento'

 Primeiro álbum solo da pianista, cantora e compositora carioca Bianca Gismonti, Sonhos de nascimento evoca tradições da família da artista, filha de Egberto Gismonti. Se o vivaz tema instrumental Festa no Carmo cita já no título a cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro que deu Egberto ao mundo da música, Filha de Acari - uma das quatro músicas letradas e cantadas por Bianca no CD recém-lançado pela gravadora Biscoito Fino - reverencia a mãe da artista, a atriz Rejane Medeiros. Sonhos de nascimento expõe o talento da pianista, que já lançou dois CDs, Duo Gisbranco (Delira Música, 2008) e Flor de abril (Delira Música, 2011), como metade do Duo Gisbranco, formado por Bianca com a também pianista Claudia Castelo Branco, cuja recém-nascida filha Lis é celebrada na música-título Sonhos de nascimento. O tema instrumental 28 anos - composto no dia do 28º aniversário da pianista - exala lirismo ao refletir sobre o tempo. Feita em reverência a Francisco Bosco, a quem Bianca chegou a convidar para escrever os versos da música, O letrista incorpora alguns versos de Eugenio Dale na letra  escrita afinal pela própria Bianca Gismonti. Já Entre amigos - tema originado de improvisações feitas por Bianca com o pianista Philippe Baden Powell - tem sopros orquestrados por Vittor Santos. Entre homenagens ao músico indiano Sri Hanuman (na faixa que fecha o CD, O voo de Hanuman, com direito à percussão e à voz do artista pernambucano Naná Vasconcellos) e à filha de um casal de amigos (musa inspiradora de Clarinha), Bianca Gismonti junta referências afetuosas e familiares ao longo das onze músicas de disco que soa como relicário de vivências da artista. O CD  Sonhos de nascimento já está nas lojas.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Primeiro álbum solo da pianista, cantora e compositora carioca Bianca Gismonti, Sonhos de nascimento evoca tradições da família da artista, filha de Egberto Gismonti. Se o vivaz tema instrumental Festa no Carmo cita já no título a cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro que deu Egberto ao mundo da música, Filha de Acari - uma das quatro músicas letradas e cantadas por Bianca no CD recém-lançado pela gravadora Biscoito Fino - reverencia a mãe da artista, Rejane Medeiros. Sonhos de nascimento expõe o talento da pianista, que já lançou dois CDs, Duo Gisbranco (Delira Música, 2008) e Flor de abril (Delira Música, 2011), como metade do Duo Gisbranco, formado por Bianca com a também pianista Claudia Castelo Branco, cuja recém-nascida filha Lis é celebrada na música-título Sonhos de nascimento. O tema instrumental 28 anos - composto no dia do 28º aniversário da pianista - exala lirismo ao refletir sobre o tempo. Feita em reverência a Francisco Bosco, a quem Bianca chegou a convidar para escrever os versos da música, O letrista incorpora alguns versos de Eugenio Dale na letra escrita afinal pela própria Bianca Gismonti. Já Entre amigos - tema originado de improvisações feitas por Bianca com o pianista Philippe Baden Powell - tem sopros orquestrados por Vittor Santos. Entre homenagens ao músico indiano Sri Hanuman (na faixa que fecha o CD, O voo de Hanuman, com direito à percussão e à voz de Naná Vasconcellos) e à filha de um casal de amigos (musa inspiradora de Clarinha), Bianca Gismonti junta referências afetuosas e familiares ao longo das onze músicas de disco que soa como o relicário de vivências da artista.