Mauro Ferreira no G1

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terça-feira, 1 de maio de 2012

'The Legendary Demos' (re)conta parte inicial da história de Carole King

Resenha de CD
Título: The Legendary Demos
Artista: Carole King
Gravadora: Hear Music
Cotação: * * * 1/2

Houve um tempo - entre a segunda metade dos anos 60 e a primeira dos 70 - em que a compositora norte-americana Carole King era nome recorrente nas paradas de sucessos dos Estados Unidos. De início, nas vozes de cantores e grupos que gravavam suas composições. Depois, em sua própria voz. The Legendary Demos, CD recém-lançado nos EUA, coleta gravações embrionárias das músicas que Carole cedeu para colegas. Algumas - como You Make Me Feel Like a (Natural Woman) (1967), tornada clássica pela voz de Aretha Franklin, e It's Too Late (1970), sucesso com a autora e com o grupo The Isley Brothers - seriam gravadas pela própria compositora com maior ou menor repercussão. Mas não são elas que tornam esta compilação de demos tão sedutora. O valor musical e documental do CD The Legendary Demos reside mais na oportunidade de ouvir na voz da autora - em registros mais descompromissados (mas nem por isso menos interessantes) - joias do alto quilate pop de So Goes Love (1966) e Pleasant Valley Sunday (1966), lapidadas oficialmente pelo grupo The Monkees. Estas duas faixas nem têm cara de demos. Outras - pontuadas pelo piano tocado pela própria artista - parecem mesmo registros embrionários. De todo modo, é difícil resistir a Take Good Care of My Baby (1961), uma daquelas delícias dos anos dourados, gravada pelo cantor Bobby Vee. Tema de menor poder de sedução, Like Little Children (1966) é música gravada (mas não lançada) pelo grupo The Knickerbockers (1964 - 1970), uma das muitas bandas criadas ou mesmo fabricadas na cola dos Beatles (a gravação da banda veio à tona somente em 1992 em coletânea de raridades). Dentre os 13  fonogramas do disco, um dos mais curiosos é Crying in the Rain (parceria de Carole King com Howard Greenfield, de 1962), balada lançada pelos Everly Brothers e rebobinada pelo trio norueguês A-Ha em álbum de 1990. O registro folk da autora tem tom rústico. Já a gravação de Just Once in my Life (1965) - balada gravada pelos Righteous Brothers - é uma das faixas baseadas no piano da compositora, assim como You've Got a Friend (1970), o megasucesso de James Taylor, ouvido em The Legendary Demos em gravação seminal. Enfim, longe de soar trivial, a coletânea de demos ajuda a contar parte nem sempre ouvida da importante história de Carole King na música dos Estados Unidos.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Houve um tempo - entre a segunda metade dos anos 60 e a primeira dos 70 - em que a compositora norte-americana Carole King era nome recorrente nas paradas de sucessos dos Estados Unidos. De início, nas vozes de cantores e grupos que gravavam suas composições. Depois, em sua própria voz. The Legendary Demos, CD recém-lançado nos EUA, coleta gravações embrionárias das músicas que Carole cedeu para colegas. Algumas - como You Make Me Feel Like a (Natural Woman) (1967), tornada clássica pela voz de Aretha Franklin, e It's Too Late (1970), sucesso de início com o grupo The Isley Brothers - seriam gravadas pela própria compositora com maior ou menor repercussão. Não são elas que tornam esta compilação de demos tão sedutora. O valor musical e documental do CD The Legendary Demos reside mais na oportunidade de ouvir na voz da autora - em registros mais descompromissados (mas nem por isso menos interessantes) - joias do alto quilate pop de So Goes Love (1966) e Pleasant Valley Sunday (1966), lapidadas oficialmente pelo grupo The Monkees. Estas duas faixas nem têm cara de demos. Outras - pontuadas pelo piano tocado pela própria artista - parecem mesmo registros embrionários. De todo modo, é difícil resistir a Take Good Care of My Baby (1961), uma daquelas delícias dos anos dourados, gravada pelo cantor Bobby Vee. Tema de menor poder de sedução, Like Little Children (1966) é música gravada (mas não lançada) pelo grupo The Knickerbockers (1964 - 1970), uma das muitas bandas criadas ou mesmo fabricadas na cola dos Beatles (a gravação da banda veio à tona somente em 1992 em coletânea de raridades). Dentre os 13 fonogramas do disco, um dos mais curiosos é Crying in the Rain (parceria de Carole King com Howard Greenfield, de 1962), balada lançada pelos Everly Brothers e rebobinada pelo trio norueguês A-Ha em álbum de 1990. O registro folk da autora tem tom rústico. Já a gravação de Just Once in my Life (1965) - balada gravada pelos Righteous Brothers - é uma das faixas baseadas no piano da compositora, assim como You've Got a Friend (1970), o megasucesso de James Taylor, ouvido em The Legendary Demos em gravação seminal. Enfim, longe de soar trivial, a coletânea de demos ajuda a contar parte nem sempre ouvida da importante história de Carole King na música dos Estados Unidos.

Alexandre Siqueira disse...

Boa noite, Mauro.

Que delícia ler uma resenha de CD de Carole King! Talvez nem saia no Brasil, mas já encomendei o meu.
Permita-me uma observação: da maneira como você coloca, dá a entender que o megahit "It's Too Late", que aliás é de 1971, foi primeiramente gravado pelos Isley Brothers e só depois pela Carole. Porém, na verdade, a gravação dos Isley Brothers é de 1972, um ano depois.
Grato pela resenha! Como todo bom fã, daria 5, obviamente...

Mauro Ferreira disse...

Grato, Alexandre. Vou ajustar o texto. Abs, MauroF