Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Norah abre seu coração partido para Danger Mouse em álbum delicado

Resenha de CD
Título: ...Little Broken Hearts
Artista: Norah Jones
Gravadora: Blue Note Records / EMI Music
Cotação: * * * * 1/2

Norah Jones endurece em seu quinto álbum solo, ...Little Broken Hearts, sem perder a ternura. Efeito de desilusões amorosas, mote do repertório do disco produzido por Danger Mouse, a dureza faz com que a cantora e compositora norte-americana ofereça uma outra face mais irada em faixas como a pérola sombria Miriam e a pop Happy Pills, duas das 12 músicas do CD assinadas por Norah com seu atual parceiro Brian Burton. ...Little Broken Hearts prima pela delicadeza da arquitetura dessas canções geralmente magoadas - obra da produção refinada de Mouse, hábil ao embeber os ressentimentos de Norah em requintada ambiência musical de tom vintage. Além da supra-citada Miriam, três das 12 canções - Good MorningShe's 22 e All a Dream - se destacam de imediato no repertório autoral pela beleza melódica. E o fato é que a conexão da artista com Danger Mouse - iniciada em Rome (2011), projeto coletivo de alma italiana do qual Norah e Jack White foram os vocalistas convidados por Mouse e Danielle Luppi - resultou num dos álbuns mais coesos da discografia multifacetada da cantora. Por mais que haja algum apelo pop em um ou outro tema, sobretudo em Out on the Road, ...Little Broken Hearts distancia Norah do flerte com o pop e o rock ensaiado no antecessor The Fall (2009). Tampouco há no atual disco a sensual atmosfera jazzy de Come Away With Me (2002), o álbum blockbuster que deu projeção mundial à artista - assim como também não há o menor resquício do apego ao country evidenciado em Feels Like Home (2004) e da ligeira incursão folk feita em It's Not Too Late (2007). ...Little Broken Hearts expõe outra face de Norah Jones, corajosa ao abrir com elegância seu coração partido para Danger Mouse neste álbum renovador como, a rigor, todos os discos anteriores da artista.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria disse...

Norah é uma cantora maravilhosa achei o disco muito bem produzido, ótimo repertório segue a mesma sonoridade do The Fall que também é muito bom mas confesso que gostaria que ela voltasse com a pegada Jazz/Folk dos dois primeiros álbuns.

Tiago Conceição disse...

Só conhecia Norah Jones daquela música Don't Know Why. Por acaso, resolvi baixar esse cd, e me identifiquei muito com o maravilhoso som. Ela possui uma bela voz e espero que continue trilhando esse caminho.

ADEMAR AMANCIO disse...

No meu tempo,mulher só cantava.agora elas compõe também,eu queria entender essa mudança.