Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Clássico dos Titãs, 'Cabeça Dinossauro' retorna com inédita 'Vai pra Rua'

Lançado uma única vez em CD pela Warner Music, numa edição paupérrima de 1987 que tinha contracapa padronizada (adaptada para todos os CDs postos nas lojas na época pela gravadora),  Cabeça Dinossauro (1986) - álbum clássico que deu cara aos Titãs - ganha enfim reedição em CD à altura de sua importância na trajetória do grupo e na história do próprio rock brasileiro. Dupla, a reedição chega ao mercado no rastro das comemorações pelos 30 anos da banda. Um dos trunfos da reedição  remasterizada de Cabeça Dinossauro é a inclusão no repertório de uma música inédita, Vai pra Rua. Composta por Arnaldo Antunes com Paulo Miklos, Vai pra Rua chegou a ser gravada na voz de Arnaldo, mas acabou sendo substituída no repertório final por Porrada (Arnaldo Antunes e Sérgio Britto). Outro chamariz da reedição dupla é a demo tape apresentada no CD 2 com as versões embrionárias das músicas gravadas pelos Titãs no Cabeça Dinossauro. Gravada em apenas dois dias no fim de fevereiro de 1986, no Estúdio Mosh, em São Paulo (SP), essa demo serviu de guia para a gravação definitiva do álbum, feita em abril de 1986 no estúdio carioca Nas Nuvens,  sob a batuta do produtor Liminha (então na primeira das suas bem-sucedidas parcerias com o grupo paulista). Nas lojas a partir de 1º de junho de 2012, com fotos inéditas da banda no farto encarte, o disco ganha também edição digital, disponível no iTunes a partir desta segunda-feira, 28 de maio. Detalhe: na edição digital, a capa é a contracapa do LP original de 1986, histórica obra-prima dos Titãs.

11 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Lançado uma única vez em CD pela Warner Music, numa edição paupérrima de 1987 que tinha contracapa padronizada (adaptada para todos os CDs postos nas lojas na época pela gravadora), Cabeça Dinossauro (1986) - álbum clássico que deu cara aos Titãs - ganha enfim reedição em CD à altura de sua importância na trajetória do grupo e na história do próprio rock brasileiro. Dupla, a reedição chega ao mercado no rastro das comemorações pelos 30 anos da banda. Um dos trunfo da reedição remasterizada de Cabeça Dinossauro é a inclusão no repertório de uma música inédita, Vai pra Rua. Composta por Arnaldo Antunes com Paulo Miklos, Vai pra Rua chegou a ser gravada na voz de Arnaldo, mas acabou sendo substituída no repertório final por Porrada (Arnaldo Antunes e Sérgio Britto). Outro chamariz da reedição dupla é a demo tape apresentada no CD 2 com as versões embrionárias das músicas gravadas pelos Titãs no Cabeça Dinossauro. Gravada em apenas dois dias no fim de fevereiro de 1986, no Estúdio Mosh, em São Paulo (SP), essa demo serviu de guia para a gravação definitiva do álbum, feita em abril de 1986 no estúdio carioca Nas Nuvens, sob a batuta do produtor Liminha (então na primeira das suas bem-sucedidas parcerias com o grupo paulista). Nas lojas a partir de 1º de junho de 2012, com fotos inéditas da banda no farto encarte, o disco ganha também edição digital, disponível no iTunes a partir desta segunda-feira, 28 de maio. Detalhe: na edição digital, a capa é a contracapa do LP original de 1986, histórica obra-prima dos Titãs.

Pedro Brandt disse...

Oi Mauro, só uma correção: o Cabeça Dinossauro saiu outras vezes em CD, além da mencionada no texto (comprei um exemplar ano passado, numa loja popular). Mas, como você disse, em edições bastantes simples.

Abs!

Pedro

Mauro Ferreira disse...

Pedro, creio que vc comprou a mesma edição de 1987 que vem sendo reposta em catálogo ao longo dos anos. Abs, MauroF

Anônimo disse...

Eu tenho esse CD. A parte gráfica é péssima e a qualidade do som é horrível.

É um clássico em todos os sentidos.

Pedro Brandt disse...

Acho que é isso mesmo, Mauro. O disco só teve uma edição em CD, que vem sendo reedita ao longo dos anos desde 1987. Abs!

Felipe dos Santos disse...

"Vai pra rua" é cantada pelo Banzé, uma banda de rock daqui de SP.

Já ouvia falar, e pude comprovar: é um "funk-rock" mais suingado, embora meio mecânico (sem nada eletrônico). Algo como se o arranjo de "Bichos Escrotos" fosse desacelerado.

Segundo Bellotto, "Jesus não tem dentes no país dos banguelas" e o "Acústico MTV" podem ser reeditados de modo semelhante. A ver.

A ver também se Nando aceita participar dos shows de comemoração dos 30 anos - Arnaldo e Charles já confirmaram presença.

Felipe dos Santos Souza

Luca disse...

se tem música inédita, tá valendo a reedição

Anônimo disse...

Clássico dos clássicos do rock brazuca. Primeiro disco que comprei na vida.
É óbvio que a reedição é mais do que bem vinda mesmo se não tivesse faixa inédita.
Pela remasterização, encarte caprichado... O disco merece.

Anônimo disse...

Eu tenho o primeiro LP, isso sim é um clássico!!!

Gunga disse...

Comprei e fiquei decepcionado! Além da "inédita", só demos. Na época saíram remixes de "O Quê", Polícia, Aa Uu, além de gravações ao vivo do período. Como trabalhava em rádio, tinha acesso a esses promocionais e queria vê-los incluídos nessa reedição. Espero que no próximo a gravadora corrija esse desleixo.

Manoel Leite disse...

SAiu uma edição acho que pela Folha de São Paulo em versão Digipack. As Remixes sairam algumas no CD e-collection