Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 19 de maio de 2012

Sem perder o rumo, Roxette segue sua boa viagem pop em 'Travelling'

Resenha de CD
Título: Travelling - Songs From Studios, Stages, Hotel Rooms and Other Strange Places
Artista: Roxette
Gravadora: Capitol Records / EMI Music
Cotação: * * * 1/2

Música composta por Per Gessle durante as sessões do sexto álbum de estúdio do Roxette (Have a Nice Day, 1998), Turn of the Tide somente foi registrada pela dupla sueca nas itinerantes sessões de gravação de seu recém-lançado CD Travelling. Mesmo sendo sobra da produção do duo, a canção é das mais sedutoras da lavra de Gessle. Turn of the Tide é um dos pontos altos de Travelling, projeto fonográfico que tem o status de ser o nono álbum do Roxette, a despeito de combinar músicas inéditas - como a pop Lover Lover Lover (Per Gessle) - com registros ao vivo de shows, caso de She's Got Nothing On (But the Radio), sucesso do álbum anterior da dupla (Charm School, 2011) rebobinado em gravação captada em show feito pelo Roxette no Rio de Janeiro (RJ) em 16 de abril de 2011. Há também eventuais lados B de singles (caso de The Weight of the World, de 2002) e um ou outro remix. Mesmo sendo colagem de temas e sons de viagens, Travelling - idealizado como sequência de Tourism (1992), outro disco estradeiro do duo - merece o status de álbum pela boa qualidade do repertório inédito. O rock Touch By The Hand of God (Per Gessle) - feito para ser a faixa-título de Charm School - mostra que o Roxette segue sua viagem pop sem turbulências. Recuperada de tumor no cérebro que fez a dupla sair temporariamente de cena, Marie Fredriksson pôs voz suave na balada Perfect Excuse (Per Gessle), composta em 2008. Já Gessle - autor de quase todo o repertório - assume o canto de temas como Easy Way Out, outra balada da safra 2008 do compositor. Aberto com Me & You & Terry & Julie (Per Gessle), tema que alterna a pegada introspectiva do folk com a batida expansiva do rock, Travelling jamais se desvia da habitual rota pop da dupla. Rota que, a despeito do desprezo de grande parte da crítica, tem garantido uma boa e digna sobrevida ao Roxette na volátil cena musical.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Música composta por Per Gessle durante as sessões do sexto álbum de estúdio do Roxette (Have a Nice Day, 1998), Turn of the Tide somente foi registrada pela dupla sueca nas itinerantes sessões de gravação de seu recém-lançado CD Travelling. Mesmo sendo sobra da produção do duo, a canção é das mais sedutoras da lavra de Gessle. Turn of the Tide é um dos pontos altos de Travelling, projeto fonográfico que tem o status de ser o nono álbum do Roxette, a despeito de combinar músicas inéditas - como a pop Lover Lover Lover (Per Gessle) - com registros ao vivo de shows, caso de She's Got Nothing On (But the Radio), sucesso do álbum anterior da dupla (Charm School, 2011) rebobinado em gravação captada em show feito pelo Roxette no Rio de Janeiro (RJ) em 16 de abril de 2011. Há também eventuais lados B de singles (caso de The Weight of the World, de 2002) e um ou outro remix. Mesmo sendo colagem de temas e sons de viagens, Travelling - idealizado como sequência de Tourism (1992), outro disco estradeiro do duo - merece o status de álbum pela boa qualidade do repertório inédito. O rock Touch By The Hand of God (Per Gessle) - feito para ser a faixa-título de Charm School - mostra que o Roxette segue sua viagem pop sem turbulências. Recuperada de tumor no cérebro que fez a dupla sair temporariamente de cena, Marie Fredriksson pôs voz suave na balada Perfect Excuse (Per Gessle), composta em 2008. Já Gessle - autor de quase todo o repertório - assume o canto de temas como Easy Way Out, outra balada da safra 2008 do compositor. Aberto com Me & You & Terry & Julie (Per Gessle), tema que alterna a pegada introspectiva do folk com a batida expansiva do rock, Travelling jamais se desvia da habitual rota pop da dupla. Rota que, a despeito do desprezo de grande parte da crítica, tem garantido uma boa e digna sobrevida ao Roxette na volátil cena musical.