Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 27 de maio de 2012

DVD 'Ensaio de Cores' pinta um quadro de indecisão na carreira de Ana

Resenha de DVD
Título: Ensaio de Cores / Ao Vivo
Artista: Ana Carolina
Gravadora: Armazém Sony Music
Cotação: * * * 

Posto nas lojas pela gravadora Sony Music seis meses após o lançamento do homônimo CD ao vivo, o DVD Ensaio de Cores / Ao Vivo não exibe o melhor registro audiovisual de um show de Ana Carolina. Diretor da filmagem, o cineasta José Henrique captou de forma eficiente a apresentação feita pela cantora no Citibank Hall do Rio de Janeiro (RJ) em 3 de setembro de 2011. Mas sem jamais roçar o brilho obtido por Rodrigo Carelli na captação e edição das imagens do show Dois Quartos (2007). O DVD Multishow ao Vivo - Dois Quartos (2008) tornou mais sedutor um show a rigor irregular como o álbum duplo de 2006 que o gerou (ainda que o show tenha sido dirigido com requinte por Monique Garbenberg). Sem aumentar o poder de sedução do (bom) show  Ensaio de Cores, estreado em julho de 2010 em São Paulo (SP), o DVD Ensaio de Cores / Ao Vivo apenas exibe o que foi mostrado no palco pela cantora e o trio feminino formado por Délia Fischer (piano), Gretel Paganini (violoncelo) e LanLan (bateria). De todo modo, Fonseca jamais pode ser responsabilizado por Ensaio de Cores pintar um quadro de indecisão na carreira de Ana Carolina. Na gravação ao vivo, feita em uma apresentação ligeiramente menos envolvente do que os shows das duas anteriores temporadas cariocas, Ana parece se debater entre bem-vindas conexões com a MPB - Azul (Djavan), Força Estranha (Caetano Veloso) e Violão (Sueli Costa e Paulo César Pinheiro) reiteram a personalidade e a força com que a  intérprete se apropria de obras alheias - e a necessidade de continuar gravando canções de apelo (pop)ular como Problemas (Ana Carolina, Dudu Falcão e Chiara Civello) - alocada em forma de clipe no DVD, pelo fato de não ter sido incluída no roteiro da gravação ao vivo - e a balada Simplesmente Aconteceu (Chiara Civello e Dudu Falcão), atual faixa promocional do projeto. Músicas que não estavam no roteiro original do show, no qual a compositora apresentou o samba Pra Tomar Três, sua primeira parceria com o geralmente inspirado Edu Krieger. Em seu próximo álbum de inéditas, o sexto de trajetória fonográfica que foi ficando irregular por conta da necessidade empresarial de garantir presença nas paradas populistas, Ana Carolina deve(ria) abrir ainda mais o leque de parceiros - no qual já está o genial Guinga - para seguir outras trilhas e evitar que sua obra autoral chegue a um irreversível ponto de exaustão. Ora em DVD que exibe nos extras o videokê de Encostar na Tua  (Ana Carolina) e quadro sobre as pinturas da artista (musas inspiradoras do show), Ensaio de Cores deixa claro que há outros tons a serem explorados pela voz potente de Ana Carolina.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Posto nas lojas pela gravadora Sony Music seis meses após o lançamento do homônimo CD ao vivo, o DVD Ensaio de Cores / Ao Vivo não exibe o melhor registro audiovisual de um show de Ana Carolina. Diretor da filmagem, o cineasta José Henrique captou de forma eficiente a apresentação feita pela cantora no Citibank Hall do Rio de Janeiro (RJ) em 3 de setembro de 2011. Mas sem jamais roçar o brilho obtido por Rodrigo Carelli na captação e edição das imagens do show Dois Quartos (2007). O DVD Multishow ao Vivo - Dois Quartos (2008) tornou mais sedutor um show a rigor irregular como o álbum duplo de 2006 que o gerou (ainda que o show tenha sido dirigido com requinte por Monique Garbenberg). Sem aumentar o poder de sedução do (bom) show Ensaio de Cores, estreado em julho de 2010 em São Paulo (SP), o DVD Ensaio de Cores / Ao Vivo apenas exibe o que foi mostrado no palco pela cantora e o trio feminino formado por Délia Fischer (piano), Gretel Paganini (violoncelo) e LanLan (bateria). De todo modo, Fonseca jamais pode ser responsabilizado por Ensaio de Cores pintar um quadro de indecisão na carreira de Ana Carolina. Na gravação ao vivo, feita em uma apresentação ligeiramente menos envolvente do que os shows das duas anteriores temporadas cariocas, Ana parece se debater entre bem-vindas conexões com a MPB - Azul (Djavan), Força Estranha (Caetano Veloso) e Violão (Sueli Costa e Paulo César Pinheiro) reiteram a personalidade e a força com que a intérprete se apropria de obras alheias - e a necessidade de continuar gravando canções de apelo (pop)ular como Problemas (Ana Carolina, Dudu Falcão e Chiara Civello) - alocada em forma de clipe no DVD, pelo fato de não ter sido incluída no roteiro da gravação ao vivo - e a balada Simplesmente Aconteceu (Chiara Civello e Dudu Falcão), atual faixa promocional do projeto. Músicas que não estavam no roteiro original do show, no qual a compositora apresentou o samba Pra Tomar Três, sua primeira parceria com o geralmente inspirado Edu Krieger. Em seu próximo álbum de inéditas, o sexto de trajetória fonográfica que foi ficando irregular por conta da necessidade empresarial de garantir presença nas paradas populistas, Ana Carolina deve(ria) abrir ainda mais o leque de parceiros - no qual já está o genial Guinga - para seguir outras trilhas e evitar que sua obra autoral chegue a um irreversível ponto de exaustão. Ora em DVD que exibe nos extras o videokê de Encostar na Tua (Ana Carolina) e quadro sobre as pinturas da artista (musas inspiradoras do show), Ensaio de Cores deixa claro que há outros tons a serem explorados pela voz potente de Ana Carolina.

Leonardo Ribeiro - Personal Dancer - BH disse...

Não consigo entender qual o problema de uma canção ter apelo popular. Fica parecendo que "ser popular" e "ter
qualidade" são características que não podem coexistir.
É claro que podem e, muitas vezes, coexistem. Devemos criticar este senso-comum...
Estava curioso para saber quantas estrelas o DVD receberia. Achei que você daria quatro, ou mais, pois esse Projeto maravilhoso merece.
E viva aos Problemas da Ana Carolina!

Rhenan Soares disse...

Como a própria Ana explica nos extras, parece, de fato, que ela gosta mesmo dessa coisa minimalista. A captação em vídeo do show é tão simples como a do "Ana e Jorge" (2005). Mas o show se garante.

Eu adoro, vi oito vezes. Mas também prefiro os shows mais produzidos, como o "Estampado" e o "Dois Quartos" que, não por acaso, geraram melhores DVDs também.

O que não torna o "Ensaio" um DVD de menor importância na carreira da Ana. Acho imensamente válido. É um lado "B", mas também é Ana e, merece, sim, ser registrado.

Agora, achei que o DVD pecou bastante por perder a - incrível - oportunidade de documentar (nos extras, por exemplo) o motivo do show: a pintura, o envolvimento com a associação de diabetes... Poderia ter tipo muito mais material, até pelo enorme e inexplicável tempo de edição.

Mas o que tem está bem feito. A versão "b" do clipe de "Problemas" é ótima, necessária, importante e bonita, sobretudo; Os extras com as meninas, que é super divertido; e as telas...

Espero, agora, que a Ana grave o show "N9ve". Será um desperdício se não acontecer. Roteiro, cenário e direção incríveis. Não pode deixar passar, assim.

Rhenan Soares disse...

p.s.:

Artista: Ana Carolina
Gravadora: Armazém / Sony Music

Daniel disse...

Ainda não assisti ao DVD inteiro mas pelo vídeo que vi extraido do DVD da música 10 Minutos a iluminação e a edição estão PÉSSIMAS !!! No palco apenas a artista no meio da escuridão e os closes inoportunos e inadequados com os momentos da canção, nossa muito ruim a edição (pelo menos dessa música). A produção do DVD 2/4 foi realmente impecável, tanto cenário quanto luzes fotografia etc

Devaneios, suspiros e pulsões disse...

De fato a edição do DVD ensaio de cores mostrou o show como realmente é, não dava pra inventar nada quenão existisse no palco. E a propria ana fala no making off que o ensaio de cores é um show intimista e não super produzido como o dois quarto.s

Mauro Ferreira disse...

Obrigado pelo toque, Rhenan, já consertei o cabeçalho. Abs, MauroF

Anônimo disse...

Já chegou a exaustão.

Coisas do Sertão disse...

Emanuel Andrade disse

Depois do primeiro e grandioso Cd, a indecisão não largou mais essa jovem cantora de timbre forte que ora alterna entre o perfeito e o chato. Não dá mais os cacoetes dela são insuportáveis . E a chatisse para com alguns fãs, piora. O que salva esse disco é Rai das Cores, claro, é de Caetano. A de Lenine ela consegui enforcar. Essa canção só combina com o autor porque é extratamente pessoal e muito masculina. Por isso vou fugir do Evelador argh..

Leonardo Ribeiro - Personal Dancer - BH disse...

Na medida!
Ana é essencial para o Brasil.